PolôniaVarsóvia

5 museus para conhecer em Varsóvia

Se você está planejando uma viagem à capital da Polônia e está na dúvida sobre qual dos diversos museus incluir no seu roteiro, veja nesse post os 5 museus para conhecer em Varsóvia. São apenas os principais! Dessa maneira, você já tem uma ideia sobre do que se trata cada um deles e consegue decidir com mais facilidade.

A minha experiência na capital polonesa foi de três dias inteiros e eu visitei dois museus. Como eles eram bem extensos, dediquei um dia inteiro somente para essas visitas. Então, eu sugiro que se você tem em torno de três dias para a conhecer a cidade, não lote seu roteiro de museus, selecione um, ou dois no máximo, para visitar de forma decente.

Os museus que eu visitei e indico são o Polin e o Museu do Levante. Ambos são super completos, apinhados de informações e por isso, merecem uma maior dedicação. Sendo assim, confira abaixo os 5 museus para conhecer em Varsóvia.

Polin – Museu da história dos judeus poloneses

Museu Polin em Varsóvia
A lindeza do museu Polin

Polin é o museu sobre a história dos judeus poloneses. O próprio nome em hebraico significa Polônia e também “descanse aqui”, que, de acordo com lendas passadas, foi o que fez os judeus fugidos do leste, a ficarem ali e nomearem a Polônia como seu país.

O museu é um impressionante prédio de estilo pós-moderno, construído em meio ao que era chamado Gueto de Varsóvia, o maior gueto judaico durante o período nazista na Polônia. Na frente do museu está o Monumento aos Heróis do Gueto, em referência a esse acontecimento.

Interior do museu

Se do lado de fora ele já é deslumbrante, no seu interior esse sentimento de grandeza e modernidade continua. A maneira com que o acervo está exposto, é bem inteligente, já que são três andares divididos em várias galerias.

Interior do Museu Polin
Detalhes da exposição (m. st. Warszawa/divulgação)

O museu conta a história dos judeus na Polônia, desde o princípio até a atualidade, passando pelos anos de horror do Holocausto. A exposição é interativa e tem tradução para o inglês, o que torna a visita ainda mais intensa e emocionante.

A riqueza nos detalhes, os mapas apresentados, os vídeos com relatos e a quantidade de itens expostos, é fascinante. Por fim, o museu ainda recria a antiga Sinagoga de Gwoździec, na Ucrânia, que também fora destruída na época da guerra.

Sinagoga recriada dentro do Museu Polin
Partes da Sinagoga recriada (m. st. Warszawa/divulgação)

O Polin é um dos principais museus de Varsóvia, ao passo que nos permite entender e conhecer com maior profundidade a história desse povo que esteve presente na Polônia desde sempre. Dessa forma, eu fiquei pelo menos umas três horas lá, absorvendo cada detalhe e reforço que valeu muito a pena.

museu-polin-varsovia
Detalhes da exposição (M. Starowieyska/divulgação)

Entretanto, para quem está mais interessado na parte da Segunda Guerra Mundial, sugiro passar com mais rapidez pelas primeiras galerias e ir direto ao ponto.

Mais informações:

PolinMuseu da História dos Judeus Poloneses

Horários de funcionamento:
Segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira: das 10h às 18h
Quarta-feira, sábado e domingo: das 10h às 20h
Terça-feira: fechado

Ingressos:
Normal – 27 PLN
Reduzido – 17 PLN

Como chegar:
Endereço: ul. 6 Mordechaja Anielewicza, 00-157 Varsóvia, Polônia

Metrô: Linha M – estação Ratusz Arsenal
Tram: número 4, 15, ou 35 – estação Muranów
número 17, 33, 37 ou 41 – estação Anielewicza
Ônibus: número 111 ou 180 – estação Nalewki Muzeum

Museu da Insurreição de Varsóvia

O museu do Levante em Varsóvia
A fachada do museu do Levante (W. Z. Panow/divulgação)

Conhecido como o Museu do Levante. Como muitos já sabem, a cidade foi uma das que mais sofreu com o regime de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Já que teve o maior gueto judaico já construído, viu grande parte da população ser enviada para os campos de extermínio e sofreu diversos outros horrores durante esse período.

 Porém, ao mesmo tempo que toda a população judaica da cidade era enclausurada no gueto e enviada aos campos, outra parte dos cidadãos pertencia à chamada Resistência. O grupo era formado pelos poloneses, judeus ou simpatizantes que iam contra às atrocidades do governo nazista.

A Resistência organizou um movimento armado para combater o alemães no ano de 1944. Não apenas crianças foram convocadas , mas também, pessoas que nunca haviam segurado uma arma participaram. Pois a ideia era lutar até o exército soviético, que já se aproximava da Polônia, tomar conta.

No entanto, não aconteceu como o esperado. Pois o exército demorou mais tempo que o imaginado para aparecer e o movimento do Levante foi derrotado pelos alemães cerca de dois meses depois de ter iniciado essa batalha.

Interior do museu

 O museu do Levante é composto por três andares repletos de detalhes emocionantes dessa história. No seu interior, ambientes foram recriados, há inúmeros vídeos e fotos dos acontecimentos. Além disso, conta também com vídeos de relatos dos sobreviventes e ainda há partes reproduzidas do gueto judaico.

O museu é extenso e intenso! Quando o visitei, demorei pelo menos umas duas horas e meia para ver todo seu conteúdo. Por isso, a visita deve ser realizada de uma maneira calma para absorver toda a informação que está exposta.

O assunto tratado no museu é pesado, eu confesso. Mas é um dos museus mais interessantes que eu já fui. Se tornando assim, uma visita necessária para entender o que de fato aconteceu naquele período sombrio em Varsóvia. Ao final da visita, ainda é possível assistir a um vídeo em formato 3D sobre a destruição quase total da cidade após a guerra.

Mais informações:

Museu da Insurreição de Varsóvia

Horários de funcionamento:
Segunda, quarta quinta e sexta-feira: das 10h às 18h
Terça-feira: fechado
Sábado e Domingo: das 10h às 18h

Ingressos:
Normal – 25 PLN
Reduzido – 20 PLN
A entrada aos domingos é gratuita.
Audioguias estão disponíveis

Como chegar:
Endreço: ul. Grzybowska 79, 00-844 – Varsóvia, Polônia

Metrô: Linha M2 – estação Rondo Daszynskiego
Tram: linhas 1, 9, 11, 14, 22 e 24 – estação Muzeum Powstania Warszawskiego
Ônibus: Linhas 105, 190 ou 102 – estação Muzeum Powstania Warszawskiego

Palácio da Cultura e da Ciência

Palácio da Cultura e Ciência
O Palácio da Cultua e Ciência (Valik Chernetskyi/Unsplash)

O Palácio da Cultura e da Ciência é o edifício mais instigante que já vi em toda a minha vida! É um prédio suntuoso, imponente. Construído no governo soviético, tem uma arquitetura típica dessa época. E justamente por ter sido um marco desse período, o povo polonês tem um sentimento um tanto controverso em relação à ele.

O que mais surpreende é o fato dele estar rodeado por construções super modernas, são inúmeros edifícios espelhados e com arquitetura atual, que fazem essa região de Varsóvia ter um contraste único. Nesse sentido, a mistura do antigo com o novo é muito diferente e eu jamais imaginava me deparar com isso nessa cidade!

Atualmente, o Palácio da Cultura e da Ciência funciona como um centro cultural, com instituições artísticas, salas de cinema, teatro e alguns museus. Mas o que é realmente imperdível lá, é subir até o 30o andar para se ter uma incrível vista 360o da cidade. À noite, o visual é ainda mais espetacular!

Varsóvia à noite
O centro à noite (Kamil Gliwinski/Unsplash)

O bacana é que nesse terraço há um café e algumas espreguiçadeiras para você aproveitar e relaxar. Se tornando assim, um programa diferente para se fazer em Varsóvia.

Mais informações:

Palácio da Cultura e da Ciência

Horário de funcionamento:
Diariamente: das 10h às 20h

Ingressos para o terraço:
Normal – 20PLN
Reduzido – 15PLN

Como chegar:
Endereço: Plac Defilad 1, 00-901 Varsóvia, Polônia

Metrô: Linha M1 – estação Centrum

Museu Nacional de Varsóvia

Museu Nacional de Varsóvia
O exterior do Museu Nacional (Ewelina Lach/divulgação)

Quem ama arte vai adorar a visita ao Museu Nacional de Varsóvia, um dos mais antigos e completos do país, fundado em 1862. Pois possui um acervo riquíssimo, com 800 mil itens no total, entre elas, obras de artistas poloneses desde o século 16.

Além disso, possui uma rica coleção de arte antiga – grega, egípcia e romana – com mais de 11 mil peças. Bem como, pinturas estrangeiras (italiana, francesa, holandesa, entre outras, incluindo algumas obras que faziam parte da coleção privada de Hitler. Há ainda um espaço dedicado à arte oriental, sendo o maior acervo de arte chinesa da Polônia, com mais de cinco mil peças.

Por fim, Entre os nomes mais famosos que você encontrará no museu estão Rembrandt, Tintoretto, Rubens e Botticelli. Portanto, é através dessa completíssima coleção que o museu retrata a história da Polônia e do mundo ao longo dos anos.

Mais informações:

Museu Nacional de Varsóvia

Horários de funcionamento:
Segunda-feira: fechado
Terça a quinta-feira: das 10h às 18h
Sexta-feira: das 10h às 21h
Sábado e domingo: das 10h às 18h

Ingressos:
Normal – 20PLN
Reduzido – 12PLN
Audioguias disponíveis – Normal – 10PLN e Reduzido – 7PLN

Como chegar:
Endereço: Al. Jerozolimskie, 300-495 Varsóvia, Polônia

Tram: Linhas 7, 9, 22, 24 e 25 – estação Muzeum Narodowe 05
Ônibus: Linhas 111, 117, 158, 507, 517 e 522 – estação Muzeum Narodowe 01

Centro de Ciências Nicolau Copérnico

O Centro de Ciências Nicolau Copérnico
O centro de Copérnico à beira do Vístula (Filip Kwiatkowski/Unsplash)

Localizado às margens do rio Vístula, o Centro de Ciências Nicolau Copérnico – em homenagem ao famoso astrônomo – é daqueles lugares que a gente vai pra se divertir, não importando a idade.

Como o próprio nome já diz, é um Centro de ciências, tecnologia, com experimentos de física, química e biologia. E ainda pode-se visitar o Planetário que fica no local.

O museu é super interativo o que o torna perfeito para as crianças também. Ao longo dos seus três andares, você vai testando seus sentidos em experimentos, bem como, pode vivenciar práticas do tipo: comprovar a força de um terremoto, ou ainda sentir o mesmo que Neil Armstrong ao pisar na lua.

Jardim do Centro Copernico, em Varsóvia
Os jardins do Centro Copérnico (m. st. Warszawa/divulgação)

A construção do prédio é interessante e é possível experimentar e brincar com os instrumentos musicais que estão no seu jardim. Muito legal! Apenas uma dica, o museu costuma estar sempre repleto de visitantes, portanto compre o ingresso antecipadamente pela internet. Isso evita as enormes filas na entrada.

Mais informações:

Centro de Ciências Nicolau Copérnico

Horários de funcionamento:
Segunda-feira: fechado
Terça à sexta-feira: das 10h às 16h (horários diferenciados em determinadas épocas do ano, vale conferir no site)
Sábado e domingo – das 11h às 18h

Ingressos:
Normal – 31PLN durante a semana; 33 PLN nos finais de semana e feriados.
Reduzido – 21PLN durante a semana; 22PLN nos finais de semana e feriados.

Como chegar:
Endereço: ul. Wybrzeże Kościuszkowskie 20, 00-390 Varsóvia, Polônia

Metrô: Linha M2 – estação Centrum Nauki Kopernik

E aí, conseguiu decidir em qual museu você irá durante a sua estadia em Varsóvia? Espero que esse post tenha ajudado. Mas, se você ainda tem alguma dúvida, por favor, escreve nos comentários para que eu possa te ajudar.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com que mais possa gostar.

Agora, se você quer descobrir outras atrações para ver e conhecer em Varsóvia e ainda, onde se hospedar na cidade, acesse aqui. Por fim, se você for para outros destinos do país, veja aqui mais sugestões de roteiros e passeios.

Comments (2)

  1. Bom reviver a visita à alguns desses museus de Varsóvia através da tua postagem! 😀

Deixe um comentário: