Dicas de Viagem

Dicas de viagem – o que saber para evitar transtornos

Passaporte brasileiro

Não importa se você está viajando sozinho, com o seu amor, ou até mesmo em grupo. Essas dicas de viagem são valiosas para qualquer estilo de viajante.

São dicas gerais, as quais te auxiliam a ter o menor número de problemas possíveis durante uma viagem. Entretanto, caso você os tenha, algumas dessas dicas, minimizarão a confusão.

  • Sempre que possível, tente não chegar a um novo destino tarde da noite. Ainda mais se você é viajante solo, chegando durante o dia, você tem um conhecimento maior sobre a cidade e o bairro onde você se hospedará.
  • Lembre-se sempre: Menos é mais! Para tudo na vida, principalmente no momento de arrumar sua mala. O ideal é levar peças de roupas que combinem-se entre si para que você não carregue peso desnecessário. E, nas grandes cidades, sempre terá uma loja da H&M em alguma esquina, caso você precise comprar algo.
Essenciais para uma viagem
Essenciais de viagem (Alice Donovam/Unsplash)
  • Ter cópias impressas do seu passaporte, ou de outro documento de identidade, da sua reserva de hospedagem, do seguro viagem e dos contatos de emergência, é sempre válido. De preferência, tenha essas cópias na sua bagagem despachada e na mala de mão também. Isso facilita na alfândega, caso peçam para ver alguma comprovação de onde você vai ficar, por exemplo.
  • Eu sei que a tecnologia está aí para usarmos ao nosso favor, eu mesma, sou adepta dos aplicativos de mapas offline e os utilizo praticamente em todas as minhas viagens. Mas, carregar um mapa de papel com você pode te salvar se a bateria do seu telefone acabar, ou se você for furtada e levarem seu celular.
  • Essa dica sempre ouvi do meu pai… Jamais se separe do seu documento de identificação. Lembre-se, sem ele você é ninguém, ainda mais em outro país. Não tem essa de eleger um do grupo ou da sua família para carregar todos os passaportes, é cada um cuida do seu e ponto final.
Passaporte brasileiro
Passaporte brasileiro (Caio Pezzo/Unsplash)
  • Seguro viagem é essencial. Não importa se para onde você vai não é obrigatório. Nunca se sabe o que pode acontecer. Desde a sua mala ser extraviada, até mesmo uma dor de dente, ou algum acidente mais grave. Existem alguns cartões de crédito, que, se as passagens aéreas são compradas com ele, o seguro viagem para o titular e o companheiro, são gratuitos. Vale pesquisar.
  • Leve um cartão de crédito válido internacionalmente. Eu, pelo menos, prefiro utilizar dinheiro em espécie nas minhas viagens. Principalmente, porque não se sabe quanto o dólar fechará no mês seguinte da sua viagem. Já pensou pagar suas despesas com o dólar valendo R$ 4,50 e no fechamento da fatura do cartão ele estar valendo quase R$ 6,00? Desespero, né! Mas, de qualquer forma, por garantia apenas, vale levar um cartão válido.
  • Utilizar aqueles cintos para guardar maiores quantidades de dinheiro em espécie. e até mesmo seu passaporte. Eu sempre uso quando viajo de avião. Assim fico tranquila quando vou ao banheiro por exemplo, porque o meu dinheiro e documento estão sempre comigo.
  • Se possível, não circule com objetos de muito valor. Essa dica é imprescindível se você for ao Rio de Janeiro, por exemplo. Mas também em qualquer outra viagem. Conheço histórias de pessoas que tiveram seus relógios roubados na rua, outras suas jóias. Portanto, tente evitar.

Dicas para mulheres

Agora, se você é mulher, infelizmente precisa atentar-se para mais algumas recomendações, não somente quando viaja sozinha, mas se você tem viagem marcada com as amigas, ou então, com a sua mãe . São pequenas observações que podem evitar um assédio maior.

  • Vista-se de forma semelhante com os locais da cidade. Sei que parece frescura, mas realmente isso ajuda a te proteger. Se você for para a Índia ou algum país muçulmano, cubra seus ombros e não use roupas curtas. Isso também demonstra respeito pela cultura. Portanto, pesquise antes de ir, como são os costumes locais.
Mulher no Angkor Wat no Camboja
Angkor Wat, Camboja (Anna Claire Schellenberg/Unsplash)
  • Falar que é casada, muitas vezes e infelizmente, faz com que você seja mais respeitada pelos homens.
  • Se achou estranha a vibe do bar, vá embora. Siga sua intuição, ainda mais se está viajando sozinha em um local totalmente desconhecido para você.
  • Caso não esteja afim de papo, ou não queira ouvir possíveis cantadas, coloque fones de ouvido e finja que está ouvindo música.
  • Começou a conversar com alguém que inicialmente parecia gente boa, mas acabou gerando desconfiança? Não admita que está viajando totalmente sozinha. Pela sua segurança.
  • Sempre avise algum conhecido – pode ser parente ou uma amiga – sobre os seus planos. Por qual cidade você anda, onde está hospedada e informe um contato de emergência para essas pessoas (nem que seja o telefone da sua hospedagem). Pela sua segurança, esses cuidados nunca são exagero.
Enfim…

Alguns desses conselhos parecem bobos, mas todos possuem o intuito de te poupar de qualquer situação negativa ou constrangedora em um novo destino. A viagem é para te dar prazer e trazer felicidade, não desconforto e dor de cabeça.

Claro que, muitas vezes, não conseguimos escapar de certos acontecimentos, como ter uma mala extraviada, ou a bolsa roubada. Mas, nesses casos, seguindo essas orientações, como: ter cópias do passaporte em outro local, andar com o cinto que leva teu dinheiro e ter um seguro viagem, vão impedir que tudo isso se torne ainda pior.

Aproveite e já contrate o seguro da Seguros Promo para a sua próxima viagem. Utilizando meu código OMAPADAVIAGEM5, você recebe 5% de desconto no momento da contratação.

Seguros Promo

Precisa de dicas de como arrumar sua mala? Ou então não sabe por onde começar a planejar sua viagem? Acesse aqui.

Deixe um comentário: