BarcelonaEspanha

Fundação Joan Miró, em Barcelona

Joan Miró foi um dos nomes mais significativos do Surrealismo, estilo artístico que teve expressiva presença na Europa, a partir da década de 1920. Se você curte visitar museus, obra de arte e, acima de tudo, conhecer um pouco mais sobre a vida pessoal de um grande artista, se prepare, pois a Fundação Joan Miró, em Barcelona é um espetáculo! Portanto, o post apresenta informações e detalhes sobre a Fundação, para que você planeje a sua visita por lá.

A fachada da Fundação Miró

Sobre a Fundação Joan Miró

Aberta ao público em 1975, a Fundação Joan Miró, em Barcelona, foi idealizada pelo próprio artista catalão. Seu objetivo principal é aproximar a arte de todos, disseminar conhecimento e divulgar a vida e obra de Miró.

Nesse sentido, você encontra pinturas, esculturas, cerâmicas, ilustrações e outras tantas obras que Miró produziu ao longo dos anos, totalizando uma coleção de mais de 14 mil itens. Além disso, há fotografias e documentos pessoais que te aproximam da vida íntima do artista.

O acervo da Fundação é uma das coleções mais completas de obras de Miró, composta, em grande parte, por uma doação dele mesmo para o local. Mas o acervo conta também, com as doações de obras que pertenciam à sua esposa (Pilar Juncosa), ao seu grande amigo Joan Prats e a outros nomes da arte. Inclusive, vale apreciar a coleção de Kazumasa Katstuta, que cria, de forma interessante, um diálogo entre o Oriente e o Ocidente.

Arte e natureza

A natureza, que sempre esteve presente na origem das criações de Miró, é um elemento importante na construção do edifício que abriga a Fundação. Projeto arquitetônico de Josep Lluís Sert, amigo de Miró, o espaço foi construído para abrigar as obras do artista. Ao percorrer os corredores, salas e jardins do local, percebe-se que arte e natureza se encontram e se integram de uma forma única.

Outro destaque vai para o local onde está sitiada a Fundação Miró: no alto do Parc de Montjuïc. Sendo assim, ao visitar a edificação você se depara com terraços e espaços verdes, com vistas para o parque e para a cidade de Barcelona. Por fim, não deixe de apreciar o Pati de l’Oliveira (o Pátio da Oliveira) – que é o coração do edifício.

Prédio da Fundação Joan Miró, em Barcelona
Pátio da Oliveira, na Fundação Miró

O artista

Nascido em Barcelona, em 1893, Miró foi um grande nome da arte do século 20. Fez parte de movimentos como o Surrealismo e o Expressionismo Abstrato. Criou a sua própria linguagem e trazia, da sua maneira, suas referências para o mundo das telas, ilustrações e esculturas. Dessa forma, uma das coleções de maior destaque, é a que retrata sentimentos de Miró, assim que a Guerra Civil Espanhola estourou, em 1936.

Com elementos que trazem simplicidade, muitas cores e toques imaginativos, Miró tornou-se referência quando o assunto é Surrealismo. Participou assim, de exposições ao redor do planeta, viajando para Nova York, Paris e Japão, apenas para citar alguns destinos.

Obras na Fundação Joan Miró, em Barcelona
Coleção de ilustrações de Miró

Informações práticas para visitar a Fundação Joan Miró

Como chegar

A Fundação Joan Miró se localiza no Parc de Montjuïc, em Barcelona e chegar até o local não é complicado. Existem algumas maneiras, confira abaixo:

  • Ônibus urbano: Linhas 55 e 150
  • Funicular: estação Parc de Montujïc
  • Ônibus Turístico de Barcelona: Rota Azul – parada

Ingressos

Você pode comprar os ingressos através do site oficial da Fundação Joan Miró ou na hora mesmo. O local, apesar de ter sido um dos meus passeios favoritos em Barcelona, estava bem vazio. Por isso, é provável que você não enfrente grandes filas. O ingresso geral (adulto) custa 13€ e jovens até 15 anos não pagam.

Algo que sempre enriquece a visita, na minha opinião, é fazer o passeio com áudio guia. Acredito que um guia (seja físico ou por áudio) complementa com informações e contextos históricos que muitas vezes não estão lá expostos. E o diferencial é que você pode baixar o áudio – de forma gratuita – para acrescentar mais ainda na sua visita. Fica a dica.

Parede com diversas criações de Miró

Por fim, não esqueça de fazer um pit stop na lojinha da Fundação, é imperdível! Além dos itens mais comuns – como marcadores de páginas, lápis, canetas e itens de decoração – há muitos livros de arte à venda. Por isso, vale dedicar um tempo para dar uma folheada neles.

Horário de funcionamento

A Fundação Joan Miró está aberta de terça a sábado, das 10h às 20h e aos domingos encerra suas atividades às 18h. Para mais informações, acesse o site oficial da Fundação Joan Miró.

Você gosta das obras de Miró? Já conhece a Fundação dedicada ao artista? Me conta nos comentários. E se você ficou com qualquer dúvida, me escreve também, pois posso te ajudar. 🙂


*Preços e informações práticas de maio/2022.

*Conheci a Fundação Joan Miró em parceria com o Visit Barcelona. Mas deixo claro, que a opinião sobre a visita é exclusivamente minha, obtida através da minha experiência pessoal no local.

Deixe um comentário: