BudapesteHungria

Onde ficar em Budapeste: melhores bairros

Onde ficar em Budapeste? Como saber o bairro mais indicado e a hospedagem com o melhor custo benefício? Talvez essas perguntas apareçam quando você está organizando a sua viagem. E com Budapeste não é diferente. A cidade é relativamente grande, com diversas opções de bairros e tipos de hospedagens, para todos os bolsos e estilos. Por isso, veja no post onde ficar em Budapeste, quais são as melhores regiões para você.

Onde ficar em Budapeste

Antes de mais nada, você sabia que Budapeste – cortada pelo Rio Danúbio – já foi dividida em duas partes? Buda e Peste. Hoje em dia a cidade é uma só, mas as duas grandes regiões ainda são bem diferentes entre si.

Se você olhar para o mapa da cidade, o lado esquerdo da margem do Danúbio é o lado de Buda. Já o direito, é o lado de Peste. De antemão, eu sugiro que você fixe sua hospedagem no lado de Peste. Abaixo te explico o porquê.

Lado de Buda

É no lado de Buda que se encontram diversas atrações populares de Budapeste, como o Castelo de Buda, o Bastião dos Pescadores e a Igreja Matias, por exemplo. No entanto, tirando os pontos turísticos, a região é bem residencial, sem muita estrutura para o turista. Nesse sentido, não há tantos bares e restaurantes e nem mesmo variadas opções de hospedagem. Por outro lado, é provável que as opções que você encontrar, tenham um custo mais baixo de diária.

Lado de Buda: Bairro Budavár

Budvár é o primeiro distrito de Budapeste, conhecido também como distrito do castelo. Suas ruas históricas possuem belas construções. Durante o dia se prepare para a multidão de turistas conhecendo as atrações que por lá estão. Mas pela noite, a região fica bem vazia, o que pode ser um ponto negativo.

Outro ponto a considerar é que a hospedagem em Budvár possui as diárias com os preços mais altos. Exatamente por se tratar de uma região super turística. Então, tenha isso em mente.

Lado de Peste

O lado de Peste é onde o agito acontece. Onde estão os bares, restaurantes, cafés, museus e outras tantas atrações históricas. Além disso, há boas oportunidades de hotéis e apartamentos para alugar. Outro ponto a considerar, é a praticidade que você tem ao se hospedar nessa região, pois o acesso ao transporte público é fácil e há inúmeras casas de câmbio para você trocar o seu dinheiro (a moeda da Hungria é o Florim Húngaro).

Sendo assim, confira quais são os principais bairros do lado de Peste para você ficar em Budapeste.

Lado de Peste: veja os melhores bairros

São basicamente cinco bairros principais que formam a região turística. Erzsébetváros, Lipótváros, Bélvaros, Terézváros e Józsefváros. É claro que entre eles há os mais bem conceituados entre os viajantes, os que possuem uma vida noturna mais agitada, os que concentram o maior número de hospedagens, entre outros fatores. Por isso, conheça um pouco mais sobre cada um desses bairros. Veja assim, suas características e pontos positivos a considerar.

Bairro de Erzsébetváros

O bairro judeu. Onde ficava o gueto judaico de Budapeste durante o nazismo. Uma história muito triste que ainda permeia pela cidade, entre monumentos, placas e museus. Na minha opinião é o melhor lugar para ficar em Budapeste se você quer estar bem localizado e perto do agito.

O bairro de Erzsébetváros passou por um processo de revitalização e de gentrificação, depois de ficar anos abandonado. Hoje em dia, você encontra por lá os famosos bares ruínas (ruin bars), originados em antigos prédios e casarões. Nesse sentido, vale incluir no seu roteiro pela cidade, uma ida ao Szimpla Kert, o mais famoso dos bares ruínas. Aliás, se você curte vida noturna agitada, essa é a melhor região para sair e se divertir à noite.

fachada do Szimpla Kert
A fachada do Szimpla Kert

Além deles, há cafés, restaurantes, lojas e sinagogas incluindo a Grande Sinagoga. Você consegue fazer bastante coisa a pé pelo bairro. Há passeios gratuitos que passam pelas suas ruas e o acesso ao transporte público é fácil.

Há boas opções de hospedagens econômicas na região de Erzsébetváros. E você encontra desde hotéis, albergues e também, apartamentos para alugar. Eu, por exemplo, fiquei em um apartamento reservado pelo Airbnb que era muito bem localizado no bairro.

Leia mais:

O que fazer em Budapeste – Roteiro de 3 dias

Conheça os Bares ruínas de Budapeste

Banho Termal em Budapeste – Em qual ir?

Bairros Lipótváros e Belváros

Esses bairros são centrais e ficam ‘colados’ um ao lado do outro, fazendo parte do distrito V de Budapeste. A região é formada pela união do antigo centro histórico da cidade com o centro político, onde ficam os prédios institucionais e do governo. É lá, portanto, que está o icônico Parlamento Húngaro, o prédio mais lindo de toda a cidade (e possivelmente de todo o país também).

É a área mais comercial e turística de Budapeste, com avenidas repletas lojas, restaurantes e muitos hotéis. Inclusive, a famosa avenida Váci Utca fica em Bélvaros. A vantagem de se hospedar em Bélvaros e Lipótvaros é que você consegue visitar muitas atrações a pé, sem precisar percorrer longas distâncias. No entanto, prefira sempre, se hospedar próximo do transporte público para facilitar o seu deslocamento pela cidade.

Quando for escolher sua hospedagem, atenção, pois próximo da Ponte das Correntes é onde se encontram os hotéis mais luxuosos e caros de Budapeste.

Bairro de Terézváros

O bairro de Terézváros engloba a renomada avenida Andrássy Utca. A região é repleta de lojas (muitas delas de grifes luxuosas) e bons restaurantes. Dessa maneira, a avenida liga até o grandioso Parque da Cidade, onde estão duas atrações populares de Budapeste: os Banhos Termais de Szechényi e a Praça dos Heróis.

Apesar de mais residencial, é no entorno da Andrássy Utca que você encontra as melhores opções de hotéis. Esteja ciente, no entanto, de reservar sua acomodação próxima de alguma estação de metrô. Assim, nas proximidades da estação “Opera” é uma boa escolha.

Outra atração imperdível na Andrássy Utca é a Casa do Terror – um museu que aborda sobre o comunismo e fascismo na Hungria, no século passado. Imperdível, na minha opinião.

Bairro de Józsefváros

Talvez seja um dos bairros menos escolhidos entre os turistas. Isso porque Jozséfváros é tido, pelos próprios húngaros, como uma região perigosa. Mas na prática não é bem assim. Localizada no distrito VIII, a região só é meio decadente, com prédios antigos.

No entanto, se você quer vivenciar uma experiência mais autêntica e local, se hospedar em Jozséfváros pode ser uma boa escolha. Por lá estão opções de hospedagem com diárias mais em conta e você te acesso à linha M4 do metrô.

Você já se hospedou em algum desses bairros? Então me conta o que achou. Mas se você ainda não teve a oportunidade e ficou com alguma dúvida, me escreve nos comentários, será um prazer te ajudar. 😉

Deixe um comentário: