RoteirosUruguai

Roteiro pelo Uruguai: o que visitar no país

Punta Ballena, no Uruguai

O que visitar em um roteiro pelo Uruguai? Viajar ao Uruguai, saindo do Brasil é muito fácil. Isso porque você possui diferentes opções: pode ir de carro próprio (ou alugado) e cruzar a fronteira terrestre via Rio Grande do Sul, mas se preferir pode viajar de ônibus (as viagens costumam ser noturnas) e por fim, é possível viajar para o país vizinho de avião.

Apesar de pequeno, o Uruguai proporciona diferentes experiências ao viajante. Há cidades maiores e mais movimentadas, praias isoladas e rústicas, vinícolas e cidadezinhas de interior super charmosas. Nesse sentido, acredito que 10 dias seja o tempo mínimo para a sua viagem pelo Uruguai.

Roteiro pelo Uruguai – o que visitar em 10 dias

Você verá, a seguir, uma sugestão de roteiro pelo Uruguai para quem ingressa ao país de carro, vindo do Rio Grande do Sul. No entanto, é totalmente adaptável para qualquer tipo de viagem, como por exemplo, se você chegar através do aeroporto da capital Montevidéu.

Porto Alegre > Punta del Diablo

O roteiro se inicia em Punta del Diablo, no estado de Rocha, pois é a primeira cidade interessante mais próxima da fronteira com o Brasil. A distância entre o Chuí (última cidade brasileira antes da fronteira com o Uruguai) e Punta del Diablo é de apenas 45km. Já Porto Alegre e Punta del Diablo ficam distantes 566km, cerca de 7h de viagem. Sei que para quem não está acostumado a viajar longas distâncias de carro, pode parecer muito, mas é super possível de realizar o trajeto em meio dia. Então fique tranquilo.

Punta del Diablo é um vilarejo rústico de pescadores. O povoado é adorado por todos, de jovens aos mais velhos, dos brasileiros aos europeus. Por lá, há diversas casas para alugar, camping, caso você prefira acampar e pequenas pousadas. Punta del Diablo tem um charme único e é muito procurada em feriados como o Ano Novo e o Carnaval.

Punta del Diablo > Cabo Polonio – 66km

Entre Punta del Diablo e Punta del Este, há Cabo Polonio e La Paloma. Assim, você pode optar por ficar uma noite em cada vila ou duas em La Paloma e passar um dia em Cabo Polonio.

Cabo Polonio

Cabo Polonio é uma vila com uma vibe única que fica em uma área protegida, dentro de um Parque Nacional. Por lá não há energia elétrica, grandes estabelecimentos, caixa eletrônico e água encanada. A maioria das pousadas, hostels e hotéis contam com energia solar, que possibilita água quente, wi-fi, etc.

É essa simplicidade e rusticidade de Cabo Polonio, que você não encontra em qualquer lugar, que dá charme e faz com que a vila chame a atenção dos turistas. Ainda é preciso informar que o último trecho da sua viagem, que vai te levar até a vila de Cabo Polonio, de fato, é feito com um caminhão 4×4 e leva cerca de 20 minutos. Só há esse meio de transporte para te levar até o destino final. Confira os preços:

  • Ida e volta por pessoa (menores de cinco anos não pagam) – $296
  • Para levar prancha de surfe – $100
  • Estacionamento para automóveis (por dia) – $250
  • Estacionamento para motocicletas (por dia) – $200

Os preços estão em pesos uruguaios e somente dinheiro vivo é aceito. Ainda é possível pagar em dólares, pesos argentinos ou em reais. Além disso, o transporte funciona diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados. Portanto, não deixe de conferir o site de turismo de Rocha para se informar de todos os detalhes necessários.

Cabo Polonio > La Paloma – 54km

A um pouco mais de 50km de Cabo Polonio está La Paloma, uma cidadezinha com apenas 4 mil habitantes (no verão, o número chega a 30 mil), mas que é tão charmosa quanto as outras já citadas aqui.

Com praias bonitas, ruazinhas com comércio, um farol fotogênico (El Faro del Cabo Santa Maria), variadas opções de restaurantes e hospedagem, se você preferir, faça base em La Paloma para conhecer Cabo Polonio.

Não deixe de conhecer e andar pela Avenida Nicolás Solari, onde tudo acontece. Vale comprar um vinho em um mercado e ir até o píer, localizado na avenida, para curtir o final de tarde e ganhar de presente um mágico pôr do sol.

Se tiver tempo, ainda vale fazer um bate e volta até La Pedrera (menos de 10km de La Paloma).

La Paloma > Punta del Este115km

Está preparado para uma mudança drástica de ares? Pois bem, de La Paloma a Punta del Este são 115km e tudo o que você viu até agora nesse roteiro, vai mudar com a sua chegada em Punta. Veja porquê uma visita a Punta del Este deve estar no seu roteiro pelo Uruguai:

Roteiro pelo Uruguai - Punta del Este
Playa Mansa em Punta del Este (Pedro Slinger/Unsplash)

Punta del Este é o balneário mais charmoso e badalado do Uruguai, quiçá da América do Sul. Então se prepare para uma cidade repleta de turistas (muitos argentinos, brasileiros e até mesmo uruguaios, fazem as vezes por lá), restaurantes mais sofisticados, lojas de grife, festas famosas, hotéis cinco estrelas, paradouros na beira da praia e muito mais. Mas além disso tudo, Punta mantém o seu estilo rústico ao mesmo tempo. Pois se você preferir, é possível encontrar simplicidade em Punta del Este.

Com duas noites por lá, você aproveita o que a cidade tem de melhor: praias, parrillas, caminhadas sem rumo pela orla, passeio pelo porto, alguma festa (se for o seu estilo), cassinos, etc.

Punta Ballena

Indispensável, na minha opinião, é dar um pulo em Punta Ballena (uns 25min de carro) para assistir ao pôr do sol. O mais lindo, no meu ponto de vista. É lá que fica a Casapueblo, local onde o artista uruguaio Carlos Páez Villaró viveu e trabalhou durante a sua vida. Você pode visitar a casa-museu ou apenas aproveitar o entorno, que é uma península formada por rochas formando penhascos. Incrível.

Pôr do sol em Punta Ballena

Dependendo da época do ano, é possível avistar baleias nadando no oceano. Vale muito a pena o passeio até Punta Ballena, independente se você viaja no verão ou no inverno para lá.

José Ignacio

Outra opção de passeio bate e volta é até José Ignacio. O que eu adoro por lá é o estilo do lugar, que mescla um ar rústico, alternativo, com exclusividade. Não sei explicar direito, acredito que para perceber isso, você precisa incluir José Ignacio no seu roteiro.

José Ignacio é um vilarejo que fica passando La Barra, a um pouco mais de 30km de Punta del Este e reúne não apenas turistas que querem a simplicidade, como também quem busca por luxo. Por lá ficam hotéis renomados como o Playa Vik, por exemplo.

É fácil você querer ficar mais de um dia por Jose Ignacio, então se o seu roteiro permitir, pernoite por lá. Do contrário, vá cedo para aproveitar o dia todo por lá. Não deixe de conhecer o Farol de Jose Ignacio, construído em 1877 e é aberto ao público. Você pode subir no topo dos seus 360 degraus e ter uma linda vista panorâmica do entorno.

Roteiro pelo Uruguai - José Ignacio
O farol de José Ignacio

Vale lembrar que no litoral uruguaio muitos estabelecimentos só abrem no verão, de dezembro ao final de março. Sendo assim, se sua viagem acontecer em outra estação do ano, não crie pânico! Basta fazer alguns ajustes.

Punta del Este > Montevidéu135km

Centro de Montevidéu (Guillermo Vuljeva/Unsplash)

Chegamos à capital do país e na minha opinião, Montevidéu tem muito a oferecer. Assim, acredito que com três dias na cidade, é possível conhecer os principais pontos de interesse:

  • Plaza da Independencia
  • Ciudad Vieja
  • Teatro Solís
  • Mercado del Puerto
  • Bairro Pocitos
  • Bairro Punta Carretas

Montevidéu > Colônia do Sacramento177km

Inclua Colônia do Sacramento ao seu roteiro pelo Uruguai e você não vai se arrepender. Puro charme pelas ruas antigas, pacatas e floridas. Vale dormir uma noite por lá. A um pouco mais de 2 horas de carro de Montevidéu, Colônia do Sacramento é sempre uma boa ideia.

Única cidade portuguesa do Uruguai, andar pelas ruelas de pedra, admirar suas construções antigas – com referências portuguesas e espanholas – é uma super experiência.

Uma tarde é suficiente para conhecer os encantos da cidade, mas vale também pernoitar por lá e ir embora no dia seguinte. A apenas 1h de ferry, você chega até Buenos Aires. Por fim, não faltam opções de bares e restaurantes no centro histórico de Colônia, chamado de Cidade Velha.

Carmelo

Se você ainda tiver tempo no seu roteiro, a 70km de Colônia do Sacramento, está Carmelo – uma região conhecida pelos seus vinhos e vinícolas. Então vale esticar até lá para conhecer a Campotinto, a Narbona, a Bodega Buena Vista, entre outras vinícolas pequenas e charmosas.

Acredito que o roteiro tem que combinar com o seu estilo de viajante. Por isso, se algum destino citado não é muito a sua vibe, nem pense duas vezes: remaneje o planejamento até ficar como você prefere.

Me conta, o que você achou do roteiro pelo Uruguai? E já sabe, qualquer dúvida, estou por aqui!

Deixe um comentário: