Uma das maiores dúvidas quando se inicia o planejamento de viagem para o Deserto do Atacama, no Chile é, o que levar para lá?
Como muitos sabem, o Atacama é o deserto mais alto e mais árido do mundo. Ou seja, é extremamente seco. Quase não chove. Mas se engana quem pensa que só faz calor. Em um único dia é possível ir de temperaturas negativas para máximas altas, beirando os 30 graus. Além disso, dependendo da época do ano, neva também.
Deve-se levar em consideração não somente em qual estação será a sua viagem. Mas também, quais serão os tipos de passeio que você fará por lá. Por exemplo, se as Termas de Puritama estiverem no seu roteiro, uma roupa de banho é necessária. Já para conhecer os Geysers El Tátio ou realizar o tour astronômico, casacos mais pesados se fazem indispensáveis.
Clima no Deserto do Atacama
San Pedro de Atacama, a cidade que serve como base para todos os passeios da região, está localizada a 2.400m de altitude. Mas em alguns destinos, chega-se até mesmo a 5.000m de altitude. A região do deserto está rodeada pela Cordilheira dos Andes, que impede a chegada de umidade ao local. Chuva certamente não será um problema durante a sua viagem, tendo em vista que é um dos ligares com menor índice de chuva do mundo inteiro.
Entretanto, devido a altitude elevada, faz muito frio. Um dia normalmente se inicia com temperaturas bem baixas e pelo meio dia já está medindo cerca de 30 graus. Assim sendo, devemos nos vestir em camadas! Eu, que moro no Rio Grande do Sul, estou acostumada com essa forma de me vestir. Aqui em Porto Alegre, temos variadas temperaturas durante um único dia também.
Comece o dia vestindo o seu casaco mais grosso e o que mais for necessário. No meio do dia, você estará somente de blusa de manga curta, aposto. Talvez essa viagem não seja o foco para usar as suas roupas mais bonitas e arrumadas. O que importa é estar confortável e quentinho no frio. 🙂
Como organizar sua bagagem para o Atacama?
Mas então, o que levar, de fato, para o Deserto do Atacama? Há uma listinha dos itens que são indispensáveis. Porém antes de colocá-la aqui, vale ressaltar que o mais importante e, que fará com que você aproveite o máximo dessa viagem, é estar vestido de acordo com as exigências do local.
Por isso é tão importante checar as temperaturas antes começar a montar sua mala conforme esse fator. Ninguém quer passar frio em algum passeio a ponto de não conseguir aproveitar 100% dele. Fique atento para isso.
Essenciais para o Atacama:
- Casaco grosso – alguns passeios são realizados bem cedo da manhã ou então à noite, que é quando a temperatura está mais baixa, chegando, na maioria das vezes, abaixo de zero.
- Itens para o frio e o vento forte: luvas, manta e gorro. Caso você se esqueça de algum deles, tudo bem, em San Pedro há diversas lojinhas com diferentes opções.
- Roupas térmicas, como blusa e calça. Mas, dependendo da estação do ano que você for, tudo bem se não tiver, pois dá para substituir com leggings ou meia calça. Eu fui em outubro, e, apesar de pegar bastante frio em um passeio, não usei nenhum desses itens. Mas, caso você vá no auge do inverno, talvez deva investir nessas peças.
- Tênis super confortável e uma bota para o frio. Uma sugestão é não deixar para estrear um novo calçado nessa viagem. Já que alguns dos passeios exigem caminhadas, o ideal é que você utilize sapatos confortáveis.
- Para as termas e a laguna de sal, leve roupa de banho. Uma só é suficiente. E não esqueça dos chinelos de dedo.
- Cuidados com a pele: esse, eu considero o tópico mais importante para prestar atenção. Leve protetor solar e labial, hidratante para mãos e corpo, soro fisiológico para usar no nariz e colírio. Por causa do clima extremamente seco, olhos, nariz, lábios e mãos ficam super secos também. Em alguns locais a umidade chega a 0%. Por isso, utilize tudo o que você puder para minimizar esses efeitos. Ah! óculos de sol e um chapéu também são essenciais, o sol no Atacama é bem forte. Eu comprei o meu chapéu por lá mesmo.
- Devido a altitude elevada, você pode sofrer com o soroche – mal estar causado por esse fator. Normalmente ele acontece até você se aclimatar no local, ou seja, nos primeiros dias. Os sintomas são dores de cabeça e até mesmo náuseas ou enjoo. Sugiro que leve algum medicamento para isso. Quando fui para o Peru sofri com o soroche, mas no Atacama não senti absolutamente nada!
Enfim…
Espero que tenha te ajudado a cessar sua dúvida do que levar para o Deserto do Atacama. Lembre-se sempre, menos é mais. Tudo bem repetir os sapatos e o seu casco mais grosso. Se preferir, invista mais nos acessórios, para dar uma “cara diferente” ao seu look de todo dia. O foco dessa viagem, na minha opinião, não é esse. A beleza do lugar fala mais alto. Fica a dica.
Mas, se você continua com alguma questão, por favor, me escreva aqui nos comentários. Será um prazer poder te ajudar.
Para dicas sobre os passeios no Deserto do Atacama, clique aqui!
Deixe um comentário: