Passear de trem é uma experiência única. Ainda mais se for por rotas históricas e emocionantes, com túneis e altos viadutos. E é assim o passeio com o Trem dos Vales! A paisagem que envolve a ferrovia é exuberante, composta por uma natureza sem igual – rios, muita área verde e vales complementam o cenário. Entre as cidades de Guaporé e Muçum, no Rio Grande do Sul, você tem a oportunidade de conhecer mais sobre a região e a Ferrovia do Trigo. Nesse sentido, veja como é o passeio com o Trem dos Vales.
O projeto Trem dos Vales
Organizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) – que preserva e divulga a história da ferrovia brasileira – em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), a iniciativa, na verdade tem mais de 20 anos, no entanto, saiu do papel apenas em 2018.
No ano de inauguração do projeto Trem dos Vales, foram realizadas viagens para convidados e imprensa, em 2019, aconteceram oito passeios para mais de cinco mil pessoas. Dessa maneira, a procura tende a aumentar, já que em 2020, mesmo em tempos de pandemia, o Trem dos Vales fez 22 viagens entre os municípios de Guaporé e Muçum (com a ocupação dos vagões reduzida a 50%).
No ano de 2021, a programação já aconteceu nos meses de novembro, dezembro e ainda tem datas para ocorrer em janeiro de 2022. Assim, resultarão em mais de 30 passeios com a oportunidade de transportar 20 mil pessoas!
A cada ano, como foi possível perceber, o passeio Trem dos Vales se consolida como uma ótima atração turística para a região. Ainda não há o calendário dos passeios ao longo de 2022, mas vale ficar de olho para não perder essa oportunidade.
Como é o passeio com o Trem dos Vales
O que ver durante o passeio
O Trem dos Vales percorre 46km da Ferrovia do Trigo, entre Guaporé e Muçum, passando também pelos municípios de Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. O trem passa por 21 túneis e 17 viadutos, entre eles o Viaduto do Exército, chamado por todos por V-13, considerado o maior viaduto da América do Sul – com 503 metros de extensão e 143 metros de altura, em Vespasiano Corrêa. Além do V-13, você passará também pelos viadutos Mula Preta e Pesseguinho, ambos em Dois Lajeados.
A sensação cada vez que se passa por um dos viadutos, é de estar no alto do mundo, com todas as belezas lá embaixo. É um sentimento único! Sabe quando nos sentimos como um grãozinho de areia no universo? Pois então, também senti isso durante o passeio.
O bacana é que ao longo da viagem, você vê muitas pessoas que fazem o trajeto a pé. Quando o trem chega perto de algum túnel, o maquinista aciona a buzina e o pessoal que está por ali caminhando, sai dos trilhos para deixá-lo passar. Então acontece uma mini interação, mesmo que rápida e feita apenas por abanos, mas muito especial.
A Ferrovia do Trigo
A Ferrovia do Trigo (EF-491) interliga o Tronco Principal Sul em Roca Sales com a Ferrovia Marcelino Ramos – Santa Maria em Passo Fundo. Após mais de 65 anos de construção, teve sua inauguração ao final da década de 1970. Para isso, montanhas foram perfuradas e viadutos conectam um penhasco ao outro, se tornando assim, uma das ferrovias mais belas e surpreendentes de todo o Brasil.
Sua extensão é de 289km formada por trilhos, pontes, viadutos e túneis. Ao total, são 34 túneis, desses, 21 estão entre Guaporé e Muçum, por isso, o trecho é tão procurado pelos turistas.
Além do passeio com o Trem dos Vales também é possível realizar trekkings pela região e conhecer os viadutos mais famosos da rota. O trecho indicado para a trilha também é entre as cidades de Guaporé e Muçum.
Nesse sentido, você pode fazer trilhas de 1, 2 ou 3 dias e há campings para você pernoitar. Por outro lado, se preferir, você também pode conhecer os viadutos mais famosos (como o V-13, o Mula Preta e o Pesseguinho) de carro. Pois todos possuem acesso fácil, basta assim, estacionar o automóvel e com uma curta caminhada você chegará neles.
Informações práticas
O passeio do Trem dos Vales acontece em datas específicas durante o ano. Em 2021 ocorreu em alguns dias de novembro e dezembro e também acontecerá no início de janeiro de 2022. Você pode comprar os ingressos direto no site oficial do projeto.
Há duas opções de passeio: saindo de Guaporé – às 9h da manhã – ou saindo de Muçum, às 14h. Para ambas, os ingressos custam R$ 139,00 e o transporte de retorno, R$ 12,00.
Me conta, você já fez algum passeio diferente de trem? Se ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão, então me escreve nos comentários.
Já fiz esse passeio. É realmente muito bom! Ótima dica e belo texto!
Obrigada pelo comentário, Bernardo! Realmente é um passeio imperdível para se fazer no RS.
Passeio maravilhoso! Fiz sábado passado. Só senti falta de um folder do percurso do trem. Acredito que seria bem interessante para as pessoas de msis idade!!!! Lindo lugar!
O passeio é incrível mesmo! 🙂