Cidade do MéxicoMéxico

8 Museus na Cidade do México para você conhecer

Palacio Bellas Artes
8 Museus Cidade do México
Palacio Bellas Artes (Azahed/Unsplash)

8 Museus na Cidade do México

Se você gosta de visitar museus, este post é para você! Veja quais são os 8 Museus Cidade do México para você conhecer. Eu particularmente adoro passar um tempão em museus das cidades que visito. Sendo assim, a Cidade do México é um ótimo destino se você gosta desse tipo de programa, já que possui 170 museus. Se tornando então, uma das capitais que mais acumulam museus do mundo! Alguns especialistas afirmam até, que a CDMX (como é conhecida), só perde para Londres quando o assunto gira em torno dos seus museus.

É provável que em uma viagem para a capital mexicana você não conseguirá visitar todos os museus. Por isso, eu separei 8 museus para você conhecer na Cidade do México.

8 Museus para conhecer na Cidade do México

1. Museo Nacional de Antropología

A famosa Pedra do Sol (Girl With Red Hat/Unsplash)

Visitar o Museu de Antropologia é absolutamente indispensável, na minha opinião. Quer mais? Minha sugestão é que você conheça esse museu no seu primeiro dia turistando pela Cidade do México. Mas por quê? Pois por lá estão peças arqueológicas importantes da era pré-colombiana. Então a ida ao museu vai te dar uma ideia mais profunda e um melhor entendimento das histórias das antigas civilizações que ocuparam o México desde os primórdios.

Localizado em frente ao imenso Bosque de Chapultepec, você pode, até mesmo, combinar a ida ao museu com uma volta por esse incrível espaço verde em meio a movimentada CDMX. O museu foi inaugurado em 1964 e desde então, tem como missão investigar, conservar, expor e divulgar as mais importantes coleções arqueológicas e etnográficas do país.

É o maior museu do país, com 22 salas e mais 45 mil metros quadrados, onde estão dispostos artefatos arqueológicos e antropológicos originários de diferentes grupos culturais há centenas de anos. O museu homenageia os povos indígenas no México através de uma grande coleção que resgata os costumes e tradições que são patrimônio imaterial da nação e um legado para toda a humanidade.

A Pedra do Sol, uma das principais heranças do povo asteca está exposta no museu. Com  358 centímetros de diâmetro, 98 centímetros de espessura e um peso de 21,8 toneladas, a pedra é o grande destaque do museu. Então dedique um tempo para apreciar todos os seus detalhes.

Informações Gerais

Endereço: Av. Paseo de la Reforma y Calzada Gandhi s/n Col. Chapultepec, Polanco

Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h

Preço: $85.00 MXN

2. Museo Soumaya

Museo Soumaya (Luis Anres Villal/Unsplash)

Com uma arquitetura de impressionar, o Museu Soumaya merece fazer parte da lista de museus para serem visitados na Cidade do México.

O Museu Soumaya é uma instituição sem fins lucrativos e com entrada gratuita. Nesse sentido, o museu tem como objetivo colecionar, investigar, conservar e difundir o patrimônio artístico e histórico do México e da Europa, promovendo o conhecimento e a proximidade com a arte para todos os tipos de pessoas. Isso revela a máxima da instituição: Arte para todos.

No seu interior, se destaca a incrível coleção de peças do artista francês Auguste Rodin, sendo a mais importante encontrada fora da França. Além disso, pinturas do século 19 de artistas como Renoir, Degas e Monet fazem parte do acervo permanente.

A coleção artística e documental mais completa do poeta libanês Khalil Gibran também está lá para você conhecer de forma gratuita. No entanto, uma das coisas que mais gostei do Museu Soumaya é a quantidade de artistas mulheres presentes em seu acervo, são 72 nomes e muitos trabalhos expostos.

Informações Gerais

Endereço: Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra, Granada, Miguel Hidalgo

Horário: diariamente, das 10h30 às 18h30

Preço: gratuito

3. Museo Frida Kahlo

Um dos meus lugares favoritos na Cidade do México! A casa museu de Frida Kahlo tem que estar na sua lista se você se interessa pela vida das pessoas, além de sua profissão. Aberta ao público em 1958, a Casa Azul exibe os espaços internos da notável casa da artista. No entanto, o jardim é parte essencial da sua visita e a dica é deixar-se perder por lá, sem pressa. Ao atravessar o belo jardim, você se depara com uma exposição bem tocante com alguns dos icônicos vestidos de Frida, bem como seus pertences pessoais.

O museu funciona na casa onde Frida nasceu e morou durante a sua vida. Em um primeiro momento com sua família e posteriormente, com seu marido, o também artista, Diego Rivera. Como o próprio museu afirma: “a Casa Azul é o universo íntimo de Frida”. Dessa forma, você tem acesso aos detalhes da vida da artista.

Por outro lado, se o que você quer, é ver obras de Frida, sinto te desapontar, mas são poucos os trabalhos expostos no local. O que na minha opinião, não é nenhum problema. Visto que que a casa é repleta de detalhes e outras informações relevantes.

Por estar sempre com muitas filas, sugiro que você compre o ingresso com antecedência. Foi o que eu fiz e a vantagem é que você seleciona um horário par a visitação. Logo, não perde tempo da sua viagem tendo que esperar na fila, ou algo assim. Para comprar os ingressos, clique aqui.

Informações Gerais

Endereço:  Londres 247, Colonia Del Carmen, Delegación Coyoacán,

Horário: terça-feira, das 10h às 18h; quarta-feira, das 11h às 18h e de quinta-feira a domingo, das 10h às 18h

Preço: durante a semana $250.00 MXN (ingresso inteiro) e aos finais de semana $270.00 MXN (ingresso inteiro). Para consultar outros preços, acesse o site oficial.

4. Castillo de Chapultepec

8 Museus na Cidade do México
Entrada do Castillo de Chapultepec

Visitar o Castillo de Chapultepec é incluir dois passeios em um mesmo turno. Isso porque o museu se localiza dentro do imenso Bosque de Chapultepec, um enorme respiro verde em meio à agitada CDMX.

O castelo abriga o Museu Nacional de História, que preserva a memória histórica do México, desde a conquista de Tenochtitlan até a Revolução Mexicana. Sendo assim, no seu acervo estão objetos relevantes de quatro séculos de história mexicana, divididos em 12 salas de exibições permanentes. Além disso, há 22 quartos que recriam os aposentos de Maximiliano e Carlota e também do Presidente Porfírio Díaz.

O Castelo de Chapultepec já serviu para diferentes fins. Entre eles: colégio militar, residência imperial com Maximiliano e Carlota (entre 1864 e 1867), residência presidencial e desde 1939, como sede o museu em questão.

Informações Gerais

Endereço: Primera Sección del Bosque de Chapultepec s/n, San Miguel Chapultepec

Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 15h

Preço: $85.00 MXN (ingresso inteiro)

5. Museo del Palacio Bellas Artes

Foi o primeiro museu de arte do México, inaugurado em 1934 e com o intuito de contemplar objetos artísticos. Além das peças do século 16, o seu acervo inicial também contava com murais realizados em 1934 por artistas renomados, como Diego Rivera e José Clemente Orozco.

Desde 1968 o museu constitui a principal plataforma de ação e espaço para exposições de artistas nacionais e internacionais, através de suas exposições temporárias. Além das exibições temporárias, o acervo permanente conta com 17 murais de sete artistas nacionais (contanto com aqueles iniciais de Rivera e Orozco). Tais obras foram criadas entre 1928 e 1963. Por fim, atividades para o público também são oferecias no local.

Se você não tiver tempo no seu roteiro para visitar o Palácio, sugiro ao menos, que você veja com seus próprios olhos, o prédio, que é lindíssimo e repleto de detalhes. É de lá, inclusive, que sai um passeio gratuito pelo Centro Histórico da Cidade do México.

Endereço: Av. Juárez S/N, Centro Histórico de la Cdad. de México

Horário: de terça a domingo, das 11h às 17h

Preço: $ 80.00 MXN (ingresso inteiro). Há ainda, uma permissão para fotografar, caso você esteja com câmera – a permissão não é necessária para fotografias com celulares.

6. Museo Templo Mayor

O Museo Templo Mayor também faz parte da lista dos 8 Museus Cidade do México. Ele se encontra na praça central do Zócalo (o Centro Histórico da CDMX) e fica ao lado da Catedral Metropolitana. Se localiza onde, em períodos passados, foi um templo asteca, dedicado aos deuses da guerra (Huitzilopochtli) e da chuva e agricultura (Tlaloc).

Seu acervo apresenta as relíquias arqueológicas encontradas na capital durante diversos anos de escavações. Nesse sentido, a visita ao Templo Mayor acontece em duas etapas. A primeira através das ruínas arqueológicas e na segunda, você entra, de fato, no museu e conhece artefatos, objetos, vê fotografias e outros itens importantes encontrados durante as escavações.

Endereço: Seminario 8, Centro Histórico de la Cdad. de México

Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h

Preço:

7. Palacio Nacional

8 Museus na Cidade do México
Detalhes dos murais de Rivera

O Palacio Nacional é a sede do poder executivo mexicano. Também localizado na praça central do Zócalo (Plaza de la Constitución) e com a entrada gratuita, não deixe visitar o local enquanto estiver pela cidade.

No interior do palácio estão diversas obras de arte e entre elas, alguns painéis do muralista Diego Rivera, pintados entre os anos de 1929 e 1951. Os murais de Rivera retratam fatos históricos do México certamente, são o ponto alto da sua visita.

Alem dos murais, no tour você passa por salas de exposição que mostram documentos históricos e objetos da época de Benito Juárez, homenageado pelo palácio.

Endereço: Plaza de la Constitución 1, Cuauhtemoc

Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h

Preço: gratuita – você precisa deixar seu passaporte na entrada e o pega de volta na saída, bem tranquilo.

8. Museo Nacional de la Revolución

8 Museus Cidade do México
Monumento da Revolução (foto/divuldação)

O museu fica em uma construção que é símbolo da cidade, o Monumento da Revolução. Além de monumento e museu, o local também é um mirante. Você chega até a majestosa cúpula pelo elevador panorâmico.

O Museu Nacional da Revolução foi completamente renovado e é composto por diversas salas que apresentam fatos históricos liderados por personalidades importantes da luta pela independência mexicana. Sendo um espaço totalmente dedicado a divulgação da história da revolução.

Endereço: Plaza de la República S/N, Cuauhtémoc

Horário: de segunda à quinta, das 12h às 20h; sexta e sábado, das 12h às 21h e aos domingos, das 11h às 20h. Atenção, pois a última entrada se dá 30 min antes de fechar.

Preço: $120.00 MXN (ingresso inteiro)


Minha sugestão: Se você não tem muito tempo na cidade e não sabe qual museu escolher, eu indico o Museu de Antropología, a Casa Museu da Frida Kahlo e o Palácio Nacional. Mas claro que essa sugestão é baseada única e exclusivamente nas minhas preferências pessoais. Por isso, é apenas uma dica pessoal. Tenho certeza que você sabe qual museu faz mais o seu estilo.

Você já conhece alguns desses museus? Então me conta qual o seu favorito ou qual você mais ficou afim de visitar! Por outro lado, se você ficou com qualquer dúvida, ou quer saber mais sobre algum museu em específico, me escreve nos comentários. Pois eu posso te ajudar. 🙂

Deixe um comentário: