Uma jóia da arquitetura modernista e Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997, até 2009 o Recinto Modernista Sant Pau funcionava como um hospital. Se o seu interesse é por arquitetura e se você também curte visitar locais históricos, então Sant Pau precisa estar no seu roteiro por Barcelona. Por isso, preparei esse post, contando um pouco como foi a minha experiência por lá e de quebra, ainda coloco informações práticas para que você conheça o Recinto Modernista Sant Pau, em Barcelona.
Sobre o Sant Pau
Projeto do arquiteto modernista Lluís Domènech i Montaner, o complexo de Sant Pau foi construído entre 1902 e 1930 e desde 1916, foi sede do Hospital de la Santa Creu i Sant Sant Pau. O centro hospitalar é reconhecido pelo seu excelente trabalho de assistência e investigação médica. Já o conjunto arquitetônico, é o maior complexo modernista do mundo e o trabalho mais importante do arquiteto espanhol.
Atualmente o Recinto Modernista Sant Pau abriga empresas e instituições de diferentes áreas, como educação, saúde, sustentabilidade, entre outras. É um local onde inovação e história coexistem de forma íntegra.
Mas voltando às origens, o hospital existe desde 1401 e se localizava no bairro El Raval no centro de Barcelona. No entanto, com o aumento da população na cidade, a sede ficou pequena e em 1902 se iniciou a construção da nova sede do Hospital de la Santa Creu i Sant Sant Pau.
O que conhecer em Sant Pau
O Recinto Modernista Sant Pau parece uma pequena cidade, com prédios, ruas e áreas verdes. O complexo é composto por 12 pavilhões, rodeados por jardins e interligados por túneis. Dessa forma, em uma visita por Sant Pau, você tem acesso a alguns desses pavilhões, que foram restaurados, às galerias subterrâneas – que somam 1km de extensão – ruas internas e aos belíssimos jardins, criados com intuito terapêutico.
Mosaicos, cerâmicas e vitrais dão luz e cor ao conjunto hospitalar – que além de belo, era funcional – e provam, ainda mais, a importância da estética, até mesmo para um hospital. Quais edifícios você pode visitar em Sant Pau: Pavilhão de Sant Salvador, a Casa de Operações, Pavilhão San Rafael e o belíssimo Pavilhão da Administração. Além desses, há o Pavilhão del Carme, onde você pode espiar da porta, se interior e assim ter uma ideia de como ficaram os edifícios de Sant Pau antes de serem restaurados.
Informações práticas para visitar Sant Pau
Horário de funcionamento
Sant Pau está aberto diariamente para visitas. Seus horários de funcionamento são: de abril a outubro, das 10h às 18h30 e de novembro a março, das 10h às 17h.
Ingressos
Os ingressos para visitar o Recinto Modernista Sant Pau, em Barcelona custam 16€ e para ter acesso ao áudio guia, você deve pagar mais 4€. Apesar de esplêndido, Sant Pau costuma não ter tantos turistas visitando seus prédios e jardins, por isso, você pode deixar para adquirir o ingresso na hora mesmo. Não há a necessidade de comprar com antecedência.
Como chegar
A visita ao Recinto Modernista Sant Pau pode ser combinada no mesmo dia que você for à Basílica da Sagrada Família. Isso porque a distância entre as duas atrações é de apenas 10 minutos caminhando pela Avinguda de Gaudí. Mas, se você preferir, é possível ir de transporte público. A estação de metrô mais próxima é a Sant Pau – Dos de Maig (Linha L5).
Incluir uma visita ao Recinto Modernista Sant Pau, em Barcelona pode não estar em um roteiro básico pela cidade. Mas deveria, viu! Que bela surpresa foi percorrer, em um dia cinza, os prédios coloridos e jardins de lavanda do local. Por fim, sua visita deve levar em torno de 1h30, mas sempre é possível fazer com mais calma, então esse tempo é apenas para você ter uma estimativa.
*Preços e informações práticas de maio/2022.
*Conheci o Recinto Modernista Sant Pau em parceria com o Visit Barcelona. Mas deixo claro, que a opinião sobre a visita é exclusivamente minha, obtida através da minha experiência pessoal no local.
Deixe um comentário: