A regra é clara: só viaja quem realmente precisa. Estamos passando por um momento extremamente difícil desde 2020 devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus. É época de ficar em casa e se cuidar! Reinventamos a maneira de trabalhar (alô, home office), de estudar e também de socializar. Até trouxemos novas formas de viajar sem sair de casa, com livros, séries, filmes e passeios virtuais por cidades e museus. No entanto, há ainda, quem necessita se deslocar, seja por trabalho ou por outro motivo. Por isso confira as dicas para viajar em tempos de pandemia.
Em voos longos, troque a máscara a cada três horas, se for descartável.
Além disso, confira no site da própria companhia aérea quais as regras de segurança durante o voo. Por exemplo, as máscaras aceitas pela mesma, ou ainda testes necessários. Quanto mais informação, melhor.
Verificar as fronteiras e condições do país de destino.
Tudo muda a todo instante, por isso, verificar a situação da fronteira do destino para onde você vai, é fundamental para a sua viagem. Além disso, é importante também, saber as condições sobre quarentena necessária e testes pré viagem.
Sendo assim, basta acessar o site do Ministério do Turismo do país de destino. Outra opção, é o site Sky Scanner, que tem um mapa interativo com a situação de cada país, de acordo com o seu local de partida.
Se for exigido teste que comprove resultado negativo para o Covid-19 e quarentena no local de destino, não se esqueça de se informar detalhadamente qual a antecedência necessária e o tipo de teste exigido. Assim como, quais são os requisitos da quarentena: isso engloba o número de dias solicitados, se você poderá escolher o local para realização dessa quarentena, etc.
Leve seu próprio lanche
Tirar a máscara para comer durante a viagem de avião é uma das atitudes que mais podem fazer com que você se sinta em risco. Sendo assim, essa dica funciona apenas se o seu voo for de longa duração e você não consiga ficar algumas horas sem comer. No entanto, se o deslocamento é rápido, evite tirar a máscara para qualquer coisa, inclusive comer ou beber. Pensando nesse risco, algumas companhias aéreas cortaram o serviço de bordo para curtas distâncias.
Levar a sério os protocolos básicos
Não só dentro do avião, mas no aeroporto também. Não se esqueça de lavar as mãos de tempos em tempos ou higienizá-las com álcool em gel. E, por favor, use a máscara de forma correta. Deixá-la no pescoço ou cobrindo somente a boca é o mesmo que não usar. Você coloca a sua saúde e a de outras pessoas em perigo.
Evitar aglomerações e lugares fechados
Isso serve quando você já estiver no destino. Evite ao máximo aglomerações até mesmo em locais abertos. A realidade é que quanto mais isolado você ficar, mais em segurança, você estará.
Mesmo que você viaje para mudar os ares e não a trabalho, evite os pontos turísticos do local, assim como restaurantes e locais como shopping ou museus. Prefira destinos na natureza e com baixa procura.
Se aparecer algum sintoma, não viaje
Caso você apresente algum sintoma do Coronavírus, faça um teste para descartar a doença. Se não puder fazer o teste, cancele sua viagem. Não coloque em risco outras vidas além da sua. Espere passar o que você está sentido, de preferência em isolamento e daí sim, remarque sua viagem.
Turismo de isolamento
Você vai viajar a lazer, seja para mudar os ares, para dar um tempo na vida agitada da cidade, se tem filhos pequenos em casa então, super te entendo. Mas seja responsável. Está crescendo um tipo de viagem chamada turismo de isolamento. O que é turismo de isolamento? É quando transferimos a quarentena, ou o isolamento para outro local: uma casa de campo ou de praia, não compartilhada e que te possibilite continuar com o seu isolamento, mas em um lugar diferente. O seu foco ainda é ficar em casa.
Quarentena antes e depois
O ideal é que você passe por uma quarentena antes de enfrentar uma viagem de avião e depois de retornar. Sei que muitas vezes é difícil, mas dessa forma, você minimiza as chances de contrair o vírus antes de ir e ainda, disseminá-lo caso tenha sido infectado durante a sua viagem.
Leia mais:
Que outras dicas para viajar em tempos de pandemia você tem para incluir na lista? Me escreve nos comentários!
Deixe um comentário: