Na verdade essa pergunta não tem uma única resposta. Pois Londres promove diferentes atividades para cada época do ano.
Londres é uma cidade múltipla, autêntica e com infinitas possibilidades do que fazer por lá. Mas então, qual a melhor época do ano para conhecer Londres?
Acredito que há um fator, que deve ser levado em consideração, no momento de planejar sua viagem para a capital inglesa. Londres é conhecida pelos seus dias nublados e chuvosos. Entretanto, na minha opinião, a chuva não atrapalha a sua estadia por lá. Esteja ciente que você pode passar por isso em algum momento do dia, por isso, tenha uma capa de chuva com você, pode ser daquelas fininhas mesmo.
A chuva, apesar de recorrente, não costuma ser muito forte. Normalmente ela é passageira e de uma intensidade fraca. Menos mal! Claro, se você tinha programado um pique nique no parque e começou a chover, a sugestão, é adiar.
Nesse post você encontrará os principais programas e atividades para fazer na cidade de acordo com a estação do ano. Confira abaixo.
Londres no verão
O verão em Londres acontece em época diferente que no Brasil, pelo fato da cidade estar no hemisfério norte. Então, os meses de calor vão de junho a setembro. Tendo o seu auge e, consequentemente, alta temporada nos meses de julho e agosto.
Atrações para fazer e conhecer no verão londrino
O ideal é aproveitar esse clima quente, mas ainda assim agradável, para conhecer diferentes pontos da cidade. A vantagem é que os dias são mais longos, escurecendo somente após as 21h.
Caminhar pelos parques
Londres é repleta de parques. Inclusive, nesse post eu falei especificamente sobre eles, vale conferir. Então uma ideia de programa é passear por eles. Abaixo uma rápida lista com apenas alguns para você se inspirar.
- Hyde Park – bem no centro da cidade e um dos mais famosos. Ótimo para descansar em um dia lotado de afazeres. Ou então fazer um pique nique na grama. Adjacente ao Hyde Park está o Kensington Gardens, que também merece uma visita.
- Greenwich Park – de onde se tem uma linda vista de toda a cidade e onde passa o meridiano de Greenwich.
- Regent’s Park – fica ao norte da cidade, próximo do bairro de Camden Town. Lá se encontra o Zoo de Londres e uma sugestão é fazer um passeio a pé até o Regent’s Canal, região conhecida também como Little Venice.
Visitar os campos de flores
Muita gente não associa os campos de flores com Londres, os quais são famosos em países como França e Holanda, por exemplo. Mas, para a surpresa de muitos, nas proximidades da cidade, há campos de lavandas e girassóis belíssimos.
Os campos começam a florescer em junho. Mas a visita ideal é realizada entre julho e agosto, que é quando as flores estão no seu ápice. As lavandas estão naquele tom de roxo vibrante em meados de julho. Já os girassóis, ficam no amarelo vibrante em final de julho e início de agosto.
Mayfield Lavender
Um dos campos de lavanda mais famosos e visitados é o Mayfield Lavender. Ele está localizado apenas a 30km de Londres. A forma mais fácil de chegar até lá é de carro, mas você pode ir também utilizando o transporte público. Para isso, é necessário pegar o trem na estação Victoria em Londres, e descer em Sutton ou Cheam, depois, ainda é preciso ir de táxi até o campo. Outra maneira, é pegar o trem na estação de Victoria, mas descer na parada de West Croydon e pegar o ônibus número 166 até os portões de Mayfield Lavender. O ingresso custa £4 e é gratuito para crianças e adolescentes até 16 anos.
Hitchin Lavender
Outro campo de flores é o Hitchin Lavender. Nele, você encontra lavandas e girassóis um ao lado do outro, é muito bonito. Há a possibilidade de fazer piquenique no local. O campo Hitchin Lavender fica a 65km de Londres e também é mais tranquilo ir de carro. Porém, se preferir, você pode apanhar um trem na estação de King’s Cross até a estação de Hitchin e fazer o trajeto final até o campo de táxi ou uber (o trecho ida e volta deve ficar em torno de £8 cada). O ingresso custa £7 na alta temporada e £6 na baixa.
Conhecer diferentes bairros
Além de passear pelos parques, uma outra atividade interessante, é caminhar pelos bairros de Londres. Cada um possui características peculiares que os tornam únicos. Eu indico uma volta a pé, pelo bairro de Hampstead, Notting Hill, Brixton (ao sul de Londres), Camden Town, Shoreditch. Todos eles oferecem diversas atrações. Mas o mais divertido mesmo é se deixar perder por entre as suas ruas. Andar sem rumo mesmo, com a curiosidade e vontade de descobrir mais sobre cada um deles.
Um passeio de barco pelo rio Tâmisa também é uma boa pedida. Você pode comprar um ticket que dá direito de embarcar e desembarcar onde você quiser por um período específico de tempo. Perfeito para conhecer também o entorno do rio.
Para finalizar um dia de verão, nada melhor que curtir o popular happy hour em um pub! Atente-se pois muitos deles possuem área externa, escolha ficar por lá para curtir o calor mais um pouco. Nessa época do ano, os rooftops de Londres – bares com terraços que ficam no topo de prédios – também são bem concorridos. Normalmente possuem uma bela vista panorâmica da cidade.
Londres no inverno
Bom, mas não é só de verão que vive Londres. Faz frio e também é uma linda época para conhecer a cidade. Ela se transforma. Muitos dizem que você conhece Londres diferentes dependendo da época em que visitar.
O inverno londrino acontece de dezembro até março, sendo janeiro e fevereiro, os meses mais gelados. No entanto, se comparada às outras cidades européias, pode-se afirmar que as temperaturas, no auge do inverno, não são tão rigorosas. Nevar é raro, mas pode acontecer. Esteja ciente disso. Outro ponto para prestar atenção é que, ao contrário do que acontece no verão, o dia é super curto, escurecendo por volta da 16h.
Atrações para fazer e conhecer no inverno londrino
Se está frio lá fora, quais são as opções de passeio para nos mantermos abrigados e quentinhos? A visita aos museus é uma sugestão. Londres é muito bem servida deles. E você, com certeza, levará um tempo considerável para conhecer apenas alguns dos principais.
Mas, o mais vantajoso de tudo isso, é que a maioria dos museus na cidade são gratuitos! Isso mesmo, você só paga se quiser conferir alguma exposição temporária. Os principais museus para visitar em Londres são:
- British Museum – o maior de todo o Reino Unido.
- National Gallery – é a galeria nacional. Obras de grandes pintores estão lá, como Van Gogh, Leonardo da Vinci, Rembrandt, Monet e Michelangelo. Apenas citando alguns deles.
- Tate Modern – o museu de arte contemporânea, um dos meus favoritos que abrangem esse estilo artístico.
- Victoria & Albert Museum – para quem curte design. Mega exposições passam por lá, vale ficar atento. Uma das que eu mais gostei foi sobre o irreverente David Bowie.
- Natural History Museum – é o museu de história natural. Um bom destino se você estiver viajando com crianças.
Londres no Natal
Se a sua viagem está organizada para a época do Natal, você tem muita sorte! A cidade muda completamente de “cara”. Enfeites e luzinhas natalinas estão por toda a parte. Fazendo com que tudo fique com um toque ainda mais mágico.
É nesse período que acontece o Winter Wonderland. Um evento que mescla parque de diversões – com direito a brinquedos e pista de patinação – com mercado de Natal. A entrada é gratuita, mas as atrações são pagas. O festival acontece no Hyde Park e funciona de novembro até o final de janeiro, normalmente.
Atenção! Neste ano de 2020 o festival está cancelado, devido a pandemia do coronavírus. Acompanhe mais informações através do site deles.
Além disso, outras pistas de patinação no gelo estão espalhadas pela cidade. Duas das mais conhecidas ficam na Somerset House e ao lado do Natural History Museum.
É depois do Natal que acontecem diversas promoções comerciais nas lojas de Londres. Eu, mesma já consegui ótimos produtos, de qualidade, por preços bem atrativos.
Por fim, acredito que o happy hour em um tradicional pub londrino, seja um programa genial para qualquer época do ano! Afinal, no inverno, é só você ficar na parte interna deles. Cheers!
Enfim…
Espero ter conseguido deixar claro que não há uma época do ano ideal para conhecer Londres. Depende de muitos pontos, mas principalmente de você. Do que você está disposto e afim. Se não se importar em andar na rua com frio, e até possivelmente com neve, o final do ano em terras britânicas te espera.
Já se o seu estilo é mais de fazer programas totalmente ao ar livre, curte pique nique, caminhadas nos parques, e, não se importa em pagar até um pouco a mais pela hospedagem, por exemplo, a alta e quente temporada de julho e agosto é perfeita para você.
Não devemos, jamais, esquecer das meias estações, primavera e outono, na minha opinião, são as estações mais gostosas da maioria das cidades. Em Londres, a primavera acontece março a junho e o outono, de setembro a meados de dezembro. E também teu o seu charme especial.
Mais postagens sobre Londres, você encontra aqui.
Deixe um comentário: