Dicas de Viagem

12 dicas para uma Road Trip inesquecível

Road Trip

Se você adora pegar a estrada, assim como eu, esse post foi feito para você! Para uma Road Trip tranquila e sem maiores problemas, planejamento e organização prévios são essenciais. Por isso, criei esse post com 12 dicas para uma road trip inesquecível.

Em tempos de coronavírus, viajar de carro está se tornando cada vez mais comum, não é mesmo? Para te auxiliar nessa fase de planejamento, confira essas sugestões abaixo:

12 dicas práticas para uma road trip inesquecível

1. Roteiro pré definido

Afinal de contas, você precisa ter pelo menos uma noção para onde vai. O roteiro deve ser flexível, pois em uma viagem de carro, muitas boas surpresas acontecem. Você pode descobrir uma cidadezinha que nem sabia que existia e optar por pernoitar nela. Por isso, o roteiro pré definido serve como uma base, apenas para você não ficar dirigindo a toa, gastando seu tempo e combustível.

Imagem de alguns mapas no momento de planejar uma road trip inesquecível
(Annie Spratt/Unsplash)

2. Definir cidades base, se necessário

Se as distâncias percorridas são curtas, você pode definir uma cidade base e realizar as viagens em um estilo bate e volta. Isso funciona muito bem em países pequenos que possuem diversos lugares para conhecer próximos a uma cidade maior.

Ou então escolher as cidades que estão localizadas no meio do caminho entre o ponto de partida e o destino final. Se as cidades forem grandes, talvez seja necessário já reservar sua hospedagem, senão, é bem possível definir isso na hora também.

3. Aluguel de carro

Parte fundamental de uma road trip é definir como você vai se locomover! Se optar por alugar um carro, fique atento para garantir um automóvel em que caibam todos os integrantes da viagem + suas malas e que seja confortável. Já que várias horas serão passadas dentro dele.

Os sites das locadoras sempre indicam o número ideal de passageiros que um carro acomoda e quantas malas cabem no seu porta-malas. É comum que para um grupo, de seis pessoas, por exemplo, tenha que se alugar uma mini van, que seja destinada à pelo menos nove pessoas. Pois só assim caberá todo mundo com suas bagagens.

Dicas Road Trip inesquecível
(Alex Jumper/Unsplash)

Outro fator importante é definir qual será o tipo de road trip que você fará para alugar o carro ou moto de acordo com a estrada que você vai enfrentar. Se sua escolha for o sul do Chile e da Argentina, opte por carros 4×4, se tiver previsão de neve então, verifique se o automóvel alugado possui os pneus adequados para o clima.

No momento de alugar seu automóvel, escolha alguma opção que tenha quilometragem ilimitada! Assim você tem mais liberdade para ir aonde quiser durante a sua road trip.

4. Chip para celular com internet

Sua viagem será em outro país? Ótimo! Uma experiência e tanto, mas para se manter conectado o tempo inteiro, será preciso comprar um chip internacional com pacote de dados.

Isso facilita não só para o acesso ao GPS e mapas, mas principalmente para as hospedagens, ainda mais se você deixou para reservá-las ao longo do caminho. Ter um celular que funcione no exterior é te extrema importância caso aconteça algum problema durante a sua viagem. Fique atento.

Por outro lado, atualmente diversos aplicativos de mapas offline já estão bem difundidos. Um dos mais conhecidos e que eu super indico é o maps.me. O app pode ser instalado tanto no Android quanto no sistema iOS (Iphone) e mostra não somente as rotas, mas também pontos próximos de você, como postos de gasolina, hotéis e restaurantes.

Para utilizar o maps.me offline, é preciso fazer download do mapa que você deseja, enquanto ainda está conectado a uma rede de internet. É bem fácil de navegar por esse aplicativo, ele é intuitivo, então eu acredito que você não terá maiores problemas.

5. Documentação necessária

É sempre bom lembrar que você deve conferir todos os seus documentos antes de viajar. Se vai dirigir então, lembre-se também de verificar e levar com você sua carteira nacional de habilitação (CNH).

Porém em alguns países – que fazem parte da Convenção de Viena – é exigido a PID (permissão internacional para dirigir). Dos países da Europa, apenas três exigem a PID juntamente com a CNH – Áustria, Grécia e tália – e você pode solicitá-la através do site do Detran.

6. Lanches

Quando se viaja de carro, é comum e acredito que é parte significativa de toda a experiência, parar para comer ou fazer algum lanche nos postos ou paradouros no meio da estrada.

Entretanto vale ressaltar a importância de ter sempre garrafas de águas e um lanche com você no carro. Imprevistos acontecem e precisamos estar minimamente preparados.


Não esqueça de contratar um seguro viagem! Ele te ajuda a resolver os perrengues que podem acontecer durante uma viagem. Desde perder a sua mala, até mesmo algo mais sério, como uma ida ao hospital.

Tenho um cupom que te dá 5% de desconto comprando pela Seguros Promo, OMAPADAVIAGEM5. A Seguros Promo é uma empresa que consolida informações de diferentes seguradoras, comparando coberturas e preços.


7. Pesquisar

Como são as estradas por onde você vai dirigir? O que é necessário levar em consideração? É seguro? Você deve ter algum cuidado especial? E o clima durante a sua viagem, como será? Você vai cruzar fronteiras de países? Esses tipos de questionamentos são essenciais quando se organiza uma road trip.

Dicas Road Trip e mapa
(Tabea Damm/Unsplash)

Portanto tente responder a todos e pesquisar sobre cada um desses fatores. Dessa forma, você ficará mais tranquilo e entenderá um pouco mais sobre o que está prestes a enfrentar.

8. Pedágios

Saber como funcionam os pedágios da região por onde você vai dirigir é essencial. Pelo aplicativo do Google Maps, aparecem os pedágios ao longo do seu trajeto. Portanto fique atento para ter que despender um valor do seu orçamento a isso.

Há opções de aluguel que já está incluso o chip do pedágio, ou o valor específico destinado a isso. Em outros casos, você tem que pagar separadamente.

9. Postos de gasolina

O planejamento também se estende ao tanque de combustível. Veja nos aplicativos que você utilizar para montar os trajetos, aonde se localizam os postos de gasolina da região.

Pecar por excesso nesse sentido, é uma segurança a mais para sua viagem ser tranquila. Não deixe chegar na reserva do combustível para sair desesperadamente procurando por um posto.

Aqui no Brasil estamos acostumados com frentistas que abastecem carro, mas em países da Europa e nos Estados Unidos, esteja preparado pois é você quem faz esse serviço. Normalmente tudo é bem intuitivo, você escolhe o tipo de combustível que deseja, enche o tanque e paga diretamente na bomba, com cartão de crédito, ou então na loja de conveniência, daí é só informar o número da bomba que você utilizou. Mas se ficar com dúvidas, não deixe de pedir por ajuda.

10. Distâncias

Calcule as distâncias entre as cidades do seu interesse, apenas para ter uma ideia. Pois durante as viagens tudo pode acontecer, desde você se perder até mesmo encontrar outra cidadezinha pelo meio do caminho e decidir ficar por ela.

A minha sugestão aqui é: não percorra distâncias muito longas. Acredito que em torno de quatro horas de estrada por dia seja suficiente para não cansar. Ainda mais se você for escolhido como motorista do grupo.

O Google Maps é ótimo nesse quesito de calcular os deslocamentos. Use e abuse das tecnologias nesse momento.

11. Novas experiências

Fazer uma road trip é uma experiência e tanto, né? Optar por esse tipo de locomoção te proporciona vivências únicas que talvez você não teria se utilizasse outro meio. Por esses motivos, aproveite o caminho! A graça não está em ir do ponto A ao B e sim no trajeto. Nas peculiaridades da estrada.

Quando possível, e, pelo menos uma vez durante a sua viagem, evite as rodovias principais. Claro que é bacana e bem diferente dirigir a 130km/h por uma highway americana! Mas tão legal quanto, é acessar as estradinhas secundárias que passam, muitas vezes, por dentro das cidades do interior.

Foi utilizando essas estradas menores que eu descobri diversos vilarejos que nem imaginava que existiam na França e na Alemanha.

Road Trip
(Averie Woodard/Unsplash)

Outra experiência bacana para ter enquanto faz uma road trip, é fazer um pique nique no meio de um lugar bonito na estrada, ou ainda passar a noite dentro do seu carro! Como um acampamento. Isso é muito comum em parques e reservas nacionais como no Yosemite na Califórnia.

Se você acha essa ideia muito ousada, experimente pelo menos pernoitar em algum motel ou hotelzinho estilo bed&breakfast à beira da estrada, bem no estilo que vemos em filmes! Parar para fazer alguma refeição naquelas lanchonetes tradicionais de beira de estrada também é uma pedida.

12. Playlist e um boa companhia

Música rege a minha vida! E enquanto estou dirigindo então, mais ainda. Música e estrada combinam muito bem. Crie, antes de viajar, alguma playlist no Spotify para ser a trilha sonora da sua road trip!

Outra ideia é escutar também as rádios locais! Eu adoro fazer isso, parece que a vivência fica ainda mais completa quando escutamos músicas locais.

E sobre a boa companhia, essa é só pra te lembrar de estar e viajar com alguém de quem você gosta e tem afinidades. Clarear as expectativas de cada um antes da viagem é primordial para uma boa jornada.

Pegadinhas sobre road trip – o que evitar

Durante uma road trip estamos propensos a cair em algumas pegadinhas. Algumas delas para que você evite são:

> Não dirigir em cidades grandes. Claro que existem exceções como em Los Angeles, onde o carro é essencial. Mas sempre que possível, tente evitar, pois normalmente há um trânsito caótico, locais proibidos para estacionamento e circulação que você não conhece, o que pode gerar dor de cabeça e incomodação. Indicaria permanecer com o automóvel nas grandes cidades apenas em situações específicas, como o fato de estar em um grupo numeroso, como sua família ou então com mais crianças, etc.

> O caminho é tão importante quanto o destino final. Não é sobre chegar logo em algum lugar e sim aproveitar o momento. Estar presente na estrada pode te proporcionar ótimos momentos. Por isso não tenha pressa.

Dica extra

Por fim, uma última dica para a road trip dos sonhos: tenha em mente que sempre há um retorno! Por isso não se desespere se errar alguma saída ou pegar a direção contrária da estrada por algum motivo. Tá tudo bem! Por experiência própria, mantenha a calma e aguarde o retorno, ele aparece, isso é fato.

Se você ainda ficou com questionamentos sobre o planejamento de uma road trip, por favor, me escreve aqui nos comentários. Agora, se você já vivenciou essa super experiência, me conta também. Vou adorar saber a sua história.

E se já está com tudo planejado, acesse aqui para conferir outras dicas práticas de viagem.

Deixe um comentário: