PragaRepública Tcheca

Praga: o que conhecer em um roteiro de 3 dias pela capital tcheca

Praga

A bela capital da República Tcheca é conhecida como a cidade dos cem pináculos, isso se dá pelas várias torres góticas que compõem o seu horizonte. Além disso, há muito o que fazer em Praga. Por isso, descubra o que conhecer em um roteiro de 3 dias pela capital tcheca.

A maior parte das atrações está concentrada na Cidade Antiga, mas com um roteiro bem organizado você consegue conhecer diversos pontos de interesse ao redor de toda a cidade. Os variados bairros e distritos, monumentos, museus, praças e prédios importantes revelam a história da cidade e do país, que é um tesouro do leste europeu.

Dia 1: Ponte Carlos IV + Cidade Velha + Cidade Nova

A beleza da Ponte Carlos (Martin Krchnacek/Unsplash)

Ponte Carlos IV

Comece o seu dia caminhando pela Ponte Carlos IV (Karlův most), que dá acesso a Cidade Antiga (Staré Město), o coração de Praga. Sobre o Rio Moldava, a ponte por si só já oferece uma verdadeira aula de história.

Ponte Carlos repleta de turistas (Anthony Delanoix/Unsplash)

Inaugurada em 1357, a ponte foi encomendada pelo rei que originou seu nome. Ao longo dos seus mais de 500 metros de comprimento, você encontra 30 estátuas de santos católicos, remanescentes da ocupação austríaca, responsável pela catequização do povo que era 90% protestante.

Ainda na ponte você se depara com uma placa em homenagem a João Nepomuceno, um padre e santo do povo tcheco. Assim sendo, conta a história que esse padre sabia de todos os segredos da rainha. O Rei Carlos IV, intrigado com esse fato, ordenou o assassinato do padre, que teve seu corpo atirado no rio.

Por outro lado, para um pouco de sorte, passe a mão pela imagem de João Nepomuceno e faça um pedido. Mas atenção, cada pessoa pode fazer apenas um único desejo!

Staré Město

A Cidade Velha (Staré Město), conhecida também como Cidade Antiga, merece uma dedicação especial. Desde a construção da Câmara Municipal, no século 13, o local se tornou o centro de Praga. Atualmente, é o ponto de encontro de turistas e artistas de rua. Diversas ruazinhas direcionam para a praça principal. A pedida é passar, pelo menos, uma manhã inteira explorando os muitos atrativos que por lá estão.

Praça da Cidade Velha (Ian Kelsall/Unsplash)

Bem ao centro da Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí) está o memorial a Jan Hus, fundador da Igreja Hussita. Por ter iniciado um movimento religioso que ia contra as diretrizes da Igreja Católica, Jan Hus foi repudiado e queimado vivo.

Um fato interessante, é que, diferente da maioria das capitais europeias, Praga quase não sofreu com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Então o que você vê por lá são amostras riquíssimas de construções super antigas nos mais variados estilos arquitetônicos: renascentista, barroco, gótico, art nouveau e rococó.

– Igreja Nossa Senhora de Týn

A linda Igreja Nossa Senhora de Týn (Andrian Rubinsky/Unsplash)

Construída no século 14, a Igreja Nossa Senhora de Týn (Chrám Matky Boží před Týnem) é um dos símbolos de Praga. Já serviu como quartel general para os Hussitas e desde 1620 (dominação dos austríacos) voltou a ser Católica.

Com um estilo gótico, a igreja é composta por duas torres pontudas que contribuem para o belo skyline único de Praga. Já na sua fachada você pode observar uma medalha de ouro da Virgem Maria, e, no ano de 2016, um cálice (símbolo dos Hussitas) foi colocado abaixo da medalha, como uma lembrança desse período.

A igreja abre de segunda à sexta das 10h às 12h e das 15h às 17h e aos domingos funciona das 10h às 12h. Ingressos não são cobrados, mas doações voluntárias são bem vindas.

– Relógio Astronômico

Um grande sucesso entre os turistas, o Relógio Astronômico de Praga (Orloj) foi construído pelo relojoeiro Hanus em 1410. No entanto, decifrar as horas é um pouco complexo. Composto por dois grandes círculos, o de cima mostra, não só a posição do sol e da lua, mas também os signos do zodíaco do dia e do mês em questão. Já o círculo de baixo, é apenas o calendário do zodíaco de uma forma mais ilustrada.

A Torre do Relógio (Tiff D/Pinterest)

Cercado por simbologias, o acontecimento mais famoso do relógio é a apresentação dos 12 Apóstolos que saem das janelinhas na torre a cada hora, diariamente das 9h às 23h. Além deles, há estatuetas representando a Avareza, a Vaidade, a Morte e a Invasão Pagã.

Por fim, uma lenda ronda a construção do Relógio Astronômico. Conta-se que após sua construção, Hanus, o relojoeiro, foi cegado. Dessa forma, não conseguiria reproduzir a obra em outro local. Como vingança, Hanus fez o relógio ficar parado por mais de 100 anos.

Você pode subir na torre do Relógio para conhecer o seu funcionamento por dentro. O acesso é pela entrada da antiga Câmara Municipal, ao lado da torre. Nesse local, você se depara com uma obra de arte rica em detalhes, que data de 1904. A obra, que conta a história de Praga ocupa do teto às paredes.

Vale ressaltar que o relógio é uma reconstrução, já que a torre foi um dos únicos monumentos totalmente destruídos durante a Segunda Guerra Mundial.

– Torre da Pólvora

A Torre da Pólvora (Matt Cramblett/Unsplash)

A Torre da Pólvora (Prašná brána) é uma das principais portas de entrada para a Cidade Velha desde o século 15. Em 1571 foi destruída por um incêndio e posteriormente, restaurada. Mas, foi durante o século 17 que a torre começou a ser usada para armazenar pólvora e daí surgiu o nome pelo qual é conhecida hoje.

O estilo gótico da Torre da Pólvora traz símbolos que representam a hierarquia daquela época. Próximo ao solo há estátuas de dois artesãos, seguidos por reis tchecos mais acima, anjos e no topo, os santos.

– Casa Municipal

A combinação inusitada da gótica Torre da Pólvora ao lado do lindíssimo prédio da Casa Municipal (Obecní dům), no estilo art nouveau, resulta em um contraste muito belo. Nesse sentido, se você aprecia esses diferentes estilos de arquitetura, Praga é um dos melhores destinos para os admirar.

A Casa Municipal foi construída no início do século 20, no auge do nacionalismo tcheco. Aliás, a independência do país e consequentemente criação da Tchecoslováquia, que aconteceu no ano de 1918, foi proclamada desse prédio.

Se você tem interesse em conhecer o interior da Casa Nacional, pode aproveitar e fazer um tour guiado ou simplesmente uma parada na cafeteria ou no restaurante que ficam lá dentro.

Nové Město

– Praça Venceslau

Quando sair da Casa Municipal, vá caminhando pela rua Na Příkopě até a Praça Venceslau (Václavské Náměstí) – coração da Cidade Nova (Nové Město). Você vai estranhar, mas apesar do nome, a Praça Venceslau se parece mais com uma grande avenida.

A Praça Venceslau foi palco para manifestações importantes, como a de 1968, conhecida como a Primavera de Praga – contra a dominação Soviética vigente naquela época. Embora, a praça tenha sido local de manifestações pela liberdade, o lugar também foi cenário para comemorar vitórias, como o anúncio do fim do regime comunista em 1989.

– Museu Nacional de Praga e Museu do Comunismo

Próximos da Praça Venceslau, estão o Museu do Comunismo e o Museu Nacional de Praga (Národní Muzeum), que é o mais importante da cidade, pois mostra a história da República Tcheca através da arte. Sendo assim, uma visita ao edifício vale a pena, no mínimo, para apreciar os detalhes do seu interior.

Fundamental para entender sobre a época em que, a então Tchecoslováquia, ainda fazia parte do Bloco Oriental de países aliados à União Soviética, é uma visita ao Museu do Comunismo. O acervo do museu narra desde o início do período comunista até o ano em que o sistema ruiu, 1898 com a Revolução de Veludo.

Lembrando que, neste tour de 3 dias, a visita a estes dois museus, vai depender da sua disposição e interesse!

– Teatro Nacional e Casa Dançante

Impossível passar pelo Teatro Nacional (Národní Divadlo) sem ficar impactado. Às margens do rio Moldava, o enorme prédio no estilo neorrenascentista é uma das construções mais importantes do século 19. As principais apresentações de ópera e balé acontecem lá.

A curiosa casa dançante (Sophie Nadeau/Solosophie.com

Seguindo pela margem do rio você se depara com a Casa Dançante (Tančící dům). O prédio icônico e irreverente, que se diferencia de todos os outros de Praga é um projeto dos arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry e foi inaugurado em 1996.

Na Casa Dançante funcionam um centro comercial, com hotel e um bar – o Glass Bar – no terraço. Inclusive, tem-se uma linda vista lá de cima.

Dia 2: Bairro Judeu + Museu Kafka

Bairro Judeu

O segundo dia se inicia com um passeio por Josefov – conhecido como o Bairro Judeu – já que é uma importante área de Praga. Pois os judeus chegaram a representar um quarto dos habitantes da cidade antes da Segunda Guerra Mundial. Visitar esse local significa relembrar os fatos não tão alegres da história, uma vez que quase dois terços da população judaica de Praga foi assassinada ou enviada aos Campos de Concentração no período nazista.

Considerado uma das regiões mais bonitas e elegantes da capital, o Bairro Judeu é pequeno, porém, atrações não faltam por lá. Por esse motivo, esteja preparado para caminhar bastante nesse dia, pois uma vez no bairro, a pedida é fazer tudo a pé. Dica: para acessar Josefov, desça na estação Staroměstská utilizando não apenas o metrô, como também o bonde.

– Sinagogas, Museu Judaico e Antigo Cemitério Judeu

No total você pode visitar seis sinagogas remanescentes pelo bairro. Além delas, outras atrações merecem uma vista, como o Antigo Cemitério Judeu (Starý židovský hřbitov) – aberto desde o século 15 e possui mais de 100 mil túmulos – e o Museu Judaico.

As seis sinagogas são: a Sinagoga Velha-Nova (Staronová synagoga), a Sinagoga Espanhola (Španělská synagoga), a Sinagoga Pinkas, a Sinagoga Maisel, a Sinagoga Klausen e a Sinagoga Alta.

Sinagoga Pinkas (Divulgação/Prague.net)

É através da Sinagoga Pinkas que você chega até o Cemitério. Todavia, no interior dessa sinagoga há um importante memorial em homenagem às vítimas do Holocausto. Nesse memorial consta o nome de mais de 78 mil pessoas judias nascidas na República Tcheca.

Para  visitar as cinco das seis sinagogas, você deve comprar um ingresso que também te permite conhecer o Antigo Cemitério Judeu. No entanto para entrar na Sinagoga Velha-Nova, a mais antiga da Europa, um ingresso deve ser adquirido separadamente.

Devido a pandemia do coronavírus, os horários de visitação estão reduzidos. Por isso, vale conferir nesse link as informações sobre cada atração. Depois da visita às sinagogas, uma caminhada pela rua Pařížská para finalizar o passeio por esta região é uma ótima escolha. Nessa rua situam-se belos prédios e lojas.

Museu Kafka

Do outro lado do rio Moldava, já na região de Malá Strana, está um museu dedicado à vida e obra de um dos maiores escritores tchecos, Franz Kafka. Se você é um apreciador da literatura e especialmente do escritor, então visitar o museu será enriquecedor. Mas, se já estiver cansado neste momento, deixe para visitar no dia seguinte, quando for passear pela região de Mala Strana.

Objetos que fazem parte do acervo do Museu Kafka, em Praga.
Parte do acervo do museu (Divulgação/Site)

O acervo do museu Kafka conta com manuscritos, livros e outras obras do autor. Você pode visitá-lo diariamente das 10h às 18h. Para preços e outras informações, acesse o site oficial do estabelecimento.

Caso não seja um fã de Kafka, aproveite, apenas, para apreciar a vista da Ponte Carlos IV por outro ângulo.

Dia 3: Castelo de Praga + Mosteiro Strahov + Malá Strana

Castelo de Praga

O majestoso Castelo de Praga, tido como o maior do mundo, é certamente, o mais importante de toda a República Tcheca. Construído no século 9, afirma-se que a história de Praga se iniciou com a do castelo.

Localizado em uma área estratégica, no alto de uma colina, desde que o país se tornou independente, em 1918, o castelo se tornou moradia do presidente. Até hoje, aliás, há um escritório dedicado para o cargo mais alto do país.

Imagem da cidade de Praga com o majestoso Castelo ao fundo.
O majestoso castelo ao alto (fonte: Anshar Images)

Para chegar até lá, você pode utilizar o bonde – linha 22 ou 23, estação Prazsky Hrad. Porém, para evitar filas, a dica é entrar por outro portão. Dessa maneira, desça na estação Královský Letohrádek – que dá acesso ao complexo pelo Palácio de Verão.

Para visitar a parte externa, seus jardins internos e uma parte da Catedral de São Vito, a entrada é gratuita. Mas, se você deseja conhecer o interior de alguns dos seus prédios históricos, deve comprar ingresso.

As principais atrações do Castelo:

  • Catedral de São Vito – a Catedral abriu suas portas somente em 1929 e lá está a tumba de Venceslau IV.
  • Basílica de São Jorge – atualmente abriga a coleção de arte boêmia do século 19.
  • Antigo Palácio Real – construção de madeira originária do século 9.
  • Rua do Ouro – repleta de casinhas coloridas onde antigamente acolhiam ourives.
  • Grande Torre Sul – de onde tem-se uma linda vista de Praga.

O Castelo de Praga possui diferentes horários de abertura dependendo da estação do ano. De abril a outubro – o horário de abertura é das 6h às 22h e os prédios históricos, das 9h às 22h. Já durante a temporada de inverno, de novembro a março, o complexo abre das 6h às 22h, mas os prédios históricos, das 9h às 16h. Por fim, para mais informações, basta acessar o site oficial do castelo.

Mosteiro de Strahov

Quando a visita ao Castelo de Praga terminar, siga as placas em direção ao Mosteiro de Strahov. Fundado em 1143 pelo bispo Jindřich Zdík de Olomouc e por Vladislaus II, duque da Boêmia, uma vez no mosteiro, visite a maravilhosa biblioteca e a pinacoteca.

Além disso, um passeio pelos jardins do mosteiro, te rendem uma visão do castelo, do Parque Petřín e de toda a cidade.  Você poderá comprar apenas uma entrada para visitar a biblioteca e se quiser também conhecer as obras de arte da pinacoteca, deverá adquirir outro ingresso.

O mosteiro abre diariamente das 9h às 17h, fechando no horário do almoço (das 12hàs 13h) e em datas como 24 e 25 de dezembro e o domingo de Páscoa. Mais informações sobre os valores, acesse o site oficial do Mosteiro.

Strahovský Pivovar

Exterior da cervejaria Strahov Pivovar
O exterior da cervejaria (Divulgação/Site)

Se você é um apreciador de cerveja, uma visita ideal é à Cervejaria de Strahov, que fica no mesmo local do mosteiro e produz cervejas desde 1400. A população da República Tcheca é a que mais consome a bebida no mundo. Por isso, a cerveja é uma importante parte da cultura tcheca.

Mantendo a tradição, a cerveja mais famosa na Cervejaria de Strahov – que leva o nome do criador da Ordem dos Premonstratenses  – Sv. Norbert – tem a sua produção respeitando a Lei da Pureza da Cerveja que data de 1516. Essa receita original não é filtrada nem pasteurizada.

Malá Strana

Descendo a colina, você chega no bairro de Malá Strana – Cidade Pequena. Separada da Cidade Velha pela Ponte de Carlos IV, Malá Strana é uma das regiões mais antigas de Praga.

As principais atrações de Malá Strana são: a Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, onde está a famosa imagem do Menino Jesus de Praga, a Igreja de São Nicolau, uma igreja barroca do século 18 e, para os amantes da música, o Muro de John Lennon. O muro começou a receber grafites depois do assassinato do ex-Beatle (em 1980) e simboliza o amor e a paz, defendidos por Lennon.

O muro de John Lennon (Adi Goldstein/Unsplash)

Ilha de Kampa

Se ainda estiver com disposição para continuar a caminhada, siga para a Ilha de Kampa, próxima de Malá Strana. Com belas áreas verdes e locais para descanso, se você visita-la no verão, então programe um pique nique por lá. Há parquinhos para as crianças se divertirem também.

Espero ter te ajudado no seu roteiro de três dias por Praga. No entanto, se você ainda ficou com alguma questão, por favor, me escreva nos comentários. Vou adorar te ajudar.

Se você está planejando uma viagem pelo leste Europeu, então veja mais sobre os destinos que podem ser do seu interesse.

O que fazer em Budapeste – Roteiro de 3 dias

A Grande Sinagoga de Budapeste

Budapeste: 9 dicas imperdíveis!

Deixe um comentário: