Definir o que fazer em Roma não é tarefa simples, já que a cidade é daquelas que transbordam história e memórias. Logo, atrações, monumentos importantes e construções colossais estão para todos os lados. A cidade é linda e você enxerga belezas para onde quer que se olhe, até mesmo no caos instaurado em alguns locais. Roma emociona, encanta e surpreende! Nesse sentido, veja o meu roteiro de 3 dias em Roma.
Como chegar em Roma?
Antes de mais nada é preciso saber como chegar em Roma. E a boa notícia é que é relativamente fácil, já que saem voos, diretos ou com conexões, diariamente das principais cidades brasileiras com destino ao Aeroporto de Fiumicino (ou Aeroporto Leonardo da Vinci).
Se você já estiver na Europa, as empresas Aéreas Low Cost (mais baratas) partem de diversas cidades italianas ou de outros países no continente. Assim, é bem provável que esse voo aterrisse no Aeroporto de Ciampino – a 15km ao sul da cidade.
A oferta de passagens de trem até Roma também é grande. Ao chegar na cidade, você estará na Estação Termini, que tem uma boa localização e ligação com as principais atrações turísticas de Roma. Por fim, também é possível chegar em Roma de carro, apenas se prepare para o caos no trânsito e nas ruas! E exatamente por isso, a dica é, enquanto você estiver visitando a cidade, deixe o automóvel em um estacionamento e aproveite o tempo por lá a pé ou utilizando o transporte público. Você não vai se arrepender.
Quantos dias em Roma?
Quanto mais tempo você ficar na cidade, melhor. Como você sabe, sou a favor do slow travel, de conhecer tudo com calma, presença e tranquilidade. Outro ponto relevante é que a cidade é perfeita para ser percorrida toda a pé – e quando necessário, o metrô cobre bem a região mais turística. Por isso, ter tempo para caminhar e apreciar o caminho e as ruazinhas charmosas de Roma, é fundamental.
Nada de querer conhecer Roma em pouco tempo. Pois isso não funciona na cidade. A não ser que você não queira ter uma experiência genuína enquanto estiver por lá. E aquela paradinha estratégica para um gelatto, vendo a vida alheia passar? Eu adoro esse tipo de programa! E se você viaja com pressa, é impossível de ter esses momentos espontâneos.
Sendo assim, a minha sugestão de roteiro é de 3 dias por Roma, tempo que considero o MÍNIMO necessário para conhecer as principais atrações. Mas caso você ainda tenha um tempo disponível, o dedique para conhecer mais da cidade.
Roma em 4 dias seria o ideal, assim, um único dia seria destinado ao Vaticano. Mas como sei que nem todos têm a vontade de conhecer esse importante local, principalmente para a religião católica, deixo aqui a minha ideia de roteiro de 3 dias na cidade, podendo estendê-lo para 4, para conhecer o Vaticano com mais calma.
Algumas sugestões antes de viajar para Roma:
- compre seus ingressos antecipadamente, pois quase todos os locais possuem filas imensas. Principalmente as grandes atrações como o Coliseu e os Museus do Vaticano. Para isso, basta acessar o site oficial de cada atração e adquirir suas entradas. Mas se preferir, há ingressos disponíveis através do Get Your Guide – parceiro do blog.
- outra dica é começar o dia cedo em Roma. Assim, o seu dia rende e você consegue fazer tudo o que foi proposto, de forma tranquila.
Roteiro de 3 dias em Roma
Dia 1
- Coliseu – metrô: estação Colosseo
- Foro Romano e Palatino
- Piazza del Campidoglio
- Monumento a Vittorio Emanuele II
- Circo Massimo e Bocca de la Veritá
- Happy Hour no descontraído bairro Trastevere (basta atravessar o Rio Tibre pela Ponte Palatino)
- Destaque para a Via della Lungaretta uma das principais de Trastevere
- Basílica de Santa Maria de Trastevere
Dia2
- Vaticano – metrô: estação Ottaviano
- Caminhe pela Piazza de São Pedro
- Basílica de São Pedro
- Museus do Vaticano
- Destaque para a Capela Sistina
- Ao sair do Vaticano, a ideia é seguir pela Via della Conciliazione e passar pelo Castelo de Sant’Angelo
- Piazza Navona
- Panteão
- Campo dei Fiori – ideal para comer algo ao final do dia! A praça fica super movimentada.
Dia 3
- Piazza di Spagna
- Fontana di Trevi – não esqueça de jogar a moedinha! Dizem que quem joga a moeda na fonte, retorna à Roma. Na dúvida…
- Sorvetinho básico na Il Gelato di San Crispino
- Via dei Condotti
- Via del Corso
- Piazza del Popolo
Onde se hospedar em Roma?
Há diferentes regiões para se hospedar em Roma. Sua escolha vai depender do que você busca enquanto decide onde ficar durante a sua viagem. É a localização? Ou o conforto? Você prioriza se hospedar em hotel, hostel ou ainda, alugar um apartamento pelo Airbnb? São essas e outras questões que precisam ser questionadas nesse momento.
Sendo assim, veja os principais bairros para ficar em Roma:
- Estação Termini: ficar próximo da estação principal de trem, é uma boa escolha se o que você busca é economizar. A região engloba três principais bairros. São eles: Esquilino, Castro Pretorio e San Lorenzo.
- Monti: bairro charmoso, localizado entre o Coliseu e a Estação Termini. Além de boas opções de hospedagem, há também uma variedade de restaurantes com um bom custo benefício.
- Trastevere: a área boêmia e alternativa da cidade. Onde ficam milhares de barzinhos e restaurantes que lotam ao entardecer.
- Centro histórico: o “miolo” de Roma, onde estão as principais atrações. Hospede-se por lá se você quiser ficar bem próximo da Fontana di Trevi, Piazza di Spagna, Panteão, Piazza del Popolo, entre outras tantas atrações. Dessa maneira, você faz praticamente tudo a pé!
- Prati: o bairro do Vaticano. Assim, você estará não somente perto do Vaticano e de seus museus, como também, de boas opções de restaurantes e lojas.
Melhor época para viajar à Roma?
Na minha opinião, não há uma época que seja melhor para se visitar Roma. A cidade é linda em todas as estações do ano. Em alguns momentos fica mais abarrotada de turistas, em outros menos. Mas a verdade, é que sempre haverá movimento e filas por Roma. Portanto, esteja preparado.
Como grande parte dos destinos europeus, vale evitar os meses de muito calor ou frio extremo. Por se tratarem dos períodos de alta temporada e temperaturas nos seus limites (tanto alto, quando baixo). Por isso, priorize viajar à Itália entre os meses de abril a maio e setembro a outubro. Assim, você estará na cidade na primavera e outono, que são épocas perfeitas para viajar e turistar a vontade.
Mas o que quero deixar claro é: se você só pode tirar férias e viajar para Roma no verão ou no inverno, jamais cancele a sua viagem! Eu visitei a cidade em fevereiro (inverno) e peguei temperaturas amenas e muito agradáveis para conhecer a cidade. Então não leve o que eu falei aqui como uma regra absoluta. Ok?
Espero ter te auxiliado com a organização do seu roteiro de 3 dias em Roma. Mas se você ainda ficou com dúvidas, então me escreva nos comentários. Eu posso te ajudar. No entanto, se você já conhece a cidade, me conta, o que não pode faltar em um roteiro por Roma?
Deixe um comentário: