InglaterraLondres

8 Mercados gastronômicos em Londres

Londres, além de repleta de atrações culturais, parque, eventos e museus, também é a cidade dos mercados de comidas! Aqueles com banquinhas, produtos e produtores locais, e por quê não, delícias de outros países também. Conhecer os mercados enquanto você viaja para uma nova cidade, te dá uma outra perspectiva sobre aquele lugar. Você vê o dia a dia acontecendo, os locais seguindo a sua rotina e fazendo as suas compras. Por isso é super bacana! Nesse sentido, conheça 8 mercados gastronômicos em Londres. Um passeio de dar água na boca que deve fazer parte do seu roteiro pela terra da Rainha.

8 Mercados gastronômicos para conhecer em Londres:

1. Mercato Metropolitano

Mercato Mayfair (Cristiano Pinto/Unsplash)

O Mercato Metropolitano conta com duas unidades em Londres. A de Elephant and Castle e a da região de Mayfair, que é abordada no texto. Conhecido, abreviadamente, como Mercato Mayfair, essa unidade fica próxima de Oxford Street, ou seja, bem central, e por isso, ótima para ser combinada com outros passeios pela capital.

O Mercato Mayfair funciona dentro de uma igreja! E por essa característica, já vale a visita. Seu objetivo é produzir e oferecer comidas, de diferentes partes do mundo, com ingredientes frescos e de forma sustentável. Nesse sentido, opções de cafés e restaurantes se misturam com uma adega de vinhos, queijos diferenciados e uma micro-cervejaria. No local ainda acontecem eventos e aulas de culinária.

Endereço: St Mark’s, North Audley Street, W1K 6ZA

Horário funcionamento: de segunda a quinta, das 12h às 23h; sexta e sábado, das 12h à meia noite e domingo das 12h às 22h.

Como chegar via metrô: estações Marble Arch (linha Central) e Bond Street (linhas Central e Jubilee)

2. Borough Market

Borough Market (Max Van/Unsplash)

O meu favorito! O Borough Market é o mercado mais famoso e o mais antigo de Londres, com mais de mil anos de funcionamento. Está na região de Southwark, ao sudeste da cidade e próximo do Tâmisa. Nesse sentido, uma dica de passeio, é combinar a visita ao mercado com o museu de arte moderna Tate Modern – que eu também adoro!

No Borough Market você encontra bancas de queijos, embutidos, peixes frutas, pães, doces, azeites e muito mais. Há banquinhas especializadas em comidas de diferentes parte do mundo. Por isso, a minha dica é ir degustando as amostras. Mas, se você preferir, também é possível se sentar em algum dos estabelecimentos localizados no interior do mercado, para comer com mais calma.

Os melhores dias para visitar são de quarta a sábado. Dicas finais: experimente o sanduíche de chorizo, vendido na loja de produtos espanhóis Brindisa, é um clássico do mercado! Por fim, se visitar Londres na época do Natal, não deixe de dar um pulo no Borough Market para ver as delícias típicas dessa época do ano comercializadas no local.

Endereço: 8 Southwark St, SE1 1TL

Horário funcionamento: de segunda a quinta, das 10h às 17h; na sexta das 10h às 18h e aos sábados, das 8h às 17h.

Como chegar via metrô: estação London Bridge (linhas Jubilee e Northern)

3. Leadenhall Market

O mercado de Leadenhall (Nicolas Lysandrou/Unsplash)

Leadenhall Market é um mercado vibrante, intrigante e icônico de Londres. No ano de 2021, o mercado comemora seu 700° aniversário. Localizado em um lindo prédio no estilo vitoriano, o mercado, que é um centro gastronômico e cultural, chama a atenção pelos seus detalhes.

No mercado há diversos restaurantes, especializados em gastronomia local e internacional. Além de bares e pubs. Mas não se visita o Leadenhall apenas para beber e comer, já que há lojinhas dos mais variados estilos, das que vendem papelaria, às lojas de flores, passando por estabelecimentos de moda ou ainda, de perfumes e artigos de beleza.

Endereço: Gracechurch Street, EC3V 1LT

Horário funcionamento: a área pública do mercado fica aberta 24h por dia, sete dias por semana. Para verificar os horários dos restaurantes e comércios no local, é preciso verificar diretamente com cada um deles.

Como chegar via metrô: estação Monument (linhas Circle & District e Northern)

4. Covent Garden Market

Covent Garden Market (David Sury/Unsplash)

Eu adoro a região de Covent Garden. Ela é ótima para fazer passeios a pé, pois é repleta de lojinhas e lugares interessantes para conhecer. Somando a isso, está o Covent Garden Market. Inicialmente, em 1660, um mercado de frutas, verduras e flores surgiu nas redondezas, nascendo então, o Mercado de Covent Garden. Já no século 19 foi construído um prédio para abrigar esse mercado. E por fim, em em 1974 foi adaptado no centro comercial que funciona até os dias atuais.

Quando bater aquele cansaço de caminhar pela região, entre no Covent Garden Market e se delicie com as mais variadas opções de comidas. Culinária internacional faz as vezes por lá, você encontrará comida indiana, delícias francesas, especialidades asiáticas, culinária italianaperuana e muito mais.

O bacana é que, de tempos em tempos, o local é decorado de acordo com a estação do ano e com a data comemorativa que se aproxima. Por isso vale visitar no período do Halloween e do Natal, por exemplo. Fica tudo muito lindo e caracterizado!

Endereço: 14 James St, WC2E 8BU

Horário funcionamento: segunda e quarta, das 10h às 18h; o restante dos dias, das 10h às 19h30.

Como chegar via metrô: estação Leicester Square (linhas Picadilly e Northern)

5. Maltby Street Market

Na região de Bermondsey, mais precisamente embaixo dos trilhos do trem na Maltby Street, em um beco chamado Ropewalk, está o Maltby Street Market, um mercado que acontece de sexta a domingo. Nele, estão bancas e food trucks com pães, embutidos, queijos, vinhos, alimentos orgânicos, café, cerveja e muito mais.

Em funcionamento desde 2010, se você está pela região do Borough Market, vale conhecer o Maltby Street Market, pois fica nas proximidades. Outro ponto bacana para conhecer quando sair do mercado é a Tower Bridge, às margens do Rio Tâmisa.

Como os comerciantes por lá são rotativos, ou seja, variam de tempos em tempos, vale consultar no site ou nas redes sociais do Maltby Street Market qual a programação para o final de semana que você pensa em visitar o mercado.

Endereço: Maltby Street Market, Ropewalk, Bermondsey, SE1 3PA.

Horário funcionamento: sábado, das 10h às 17h e domingo, das 11h às 16h.

Como chegar via metrô: estações London Bridge (linhas Jubilee e Northern) e Bermondsey (Linha Jubilee)

6. Flat Iron Square

Flat Iron Square (foto: divulgação)

A região sul do Tâmisa é ótima para bons passeios. E um deles é pelo centro cultural e gastronômico Flat Iron Square, a apenas alguns metros do icônico edifício The Shard. Com opções ao ar livre e cobertas, as áreas por lá se dividem em Food Arch, Arch Bar e Garden Bar. E o que não falta é variedade no Flat Iron Square, tanto para comer, como para beber.

Além da parte gastronômica, com cafés e restaurantes variados, por lá você encontra lojas e uma programação de eventos interessante, com música, DJs e acontecimentos específicos em cada dia da semana. Por isso, a sugestão é que você acompanhe pelo site o calendário completo do que está acontecendo por lá.

Endereço: 53b Southwark St, London SE1 1RU

Horário funcionamento: terça a quinta, das 16h às 23h; sexta e sábado, do meio dia, à meia noite e domingo das 12h às 20h.

Como chegar via metrô: estação London Bridge (linhas Jubilee e Northern)

7. The Prince Market

Recortes do The Prince (fotos: divulgação)

Uma rua, quatro restaurantes, três bares e um jardim coberto. O The Prince Market é formado por esses estabelecimentos e mais um jardim com teto retrátil que faz o ambiente ser ultra charmoso e acima de tudo, preparado para qualquer temperatura e clima. O projeto do The Prince é incrível. São quatro prédios no total, que foram restaurados e viraram restaurantes, conectados entre si pelo seu interior.

Endereço: 14 Lillie Rd, SW6 1TT

Horário funcionamento: domingo a quarta, das 12h às 23h; de quinta a sábado das 12h às 23h30.

Como chegar via metrô: estação Earl’s Court (linhas Picadilly e Circle)

8. Coal Drops Yards

Coal Drops Yards (foto: divulgação)

Nas proximidades das estações King’s Cross e St. Pancras (5 minutinhos andando) está o Coal Drops Yards. Um centro comercial e gastronômico que conta com mais de 50 lojas, cafés, bares e restaurantes. A revitalização do espaço – formado por dois galpões enormes – tem a assinatura do renomado escritório Heatherwick Studios e seu principal objetivo é ser um local de encontros.

Quando você visitar a estação de trem King’s Cross para conhecer a mundialmente famosa Plataforma 9¾ (da série de livros e filmes Harry Potter), aproveite e dê um pulo em Coal Drops Yards. Pois é um local moderno, diferente do habitual que merece a sua visita! Experimente, então, algum dos restaurantes que lá estão. Você encontra gastronomia asiática, mexicana, espanhola e tantas outras.

Endereço: King’s Cross, London N1C 4DQ

Horário funcionamento: diariamente das 10h às 22h. No entanto, verifique com cada loja ou restaurante, o horário de funcionamento individualmente.

Como chegar via metrô: estação King’s Cross & St. Pancras (linhas Picadilly, Northern, Victoria, Circle, Hammersmith & City e Metropolitan)

Espero que o post tenha te ajudado a conhecer mais sobre esses 7 mercados gastronômicos em Londres. E com isso, que você consiga decidir qual deles incluir no seu roteiro de viagem pela cidade. Mas se você ficou com qualquer dúvida, então me escreve nos comentários, pois vou adorar te ajudar.

Deixe um comentário: