Se você está em Barcelona, ou tem viagem marcada para a capital da região da Catalunha, na Espanha, um passeio a incluir no seu roteiro, é uma visita pelo icônico Park Güell. Um parque urbano em plena cidade, com vistas incríveis, construções de Gaudí e muuuito verde para você curtir e relaxar. Para não perder tempo zanzando a toa e saber exatamente o como e o que visitar no Park Güell, continue lendo o post.
Sobre o Park Güell
O Park Güell fica no distrito de Gràcia, um dos pontos mais altos de Barcelona. É um projeto do arquiteto catalão Antoni Gaudí, encomendado pelo empresário Eusebi Güell. Sabe qual era o intuito original da construção do parque? Ser um complexo residencial de luxo, onde 60 casas se misturariam em meio à natureza. No entanto, essa ideia não vingou, apenas duas casas foram construídas (de 1900 até 1914), se tornando dessa forma, um verdadeiro fracasso comercial. Então, em 1922, o parque foi vendido à Câmara Municipal de Barcelona. Assim, em 1926, o Park Güell abre ao público e se torna um importante local ao ar livre para o povo de Barcelona.
Desde 1984 o Park Güell é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e pode-se dizer que é um ícone de Barcelona. Veja o que conhecer durante a sua visita pelo Park Güell:
Parte Monumental do Park Güell
É nessa área que estão elementos arquitetônicos de Gaudí. Como a escadaria com a salamandra, o Salão Hipóstilo e a Plaça de la Natura, por exemplo.
O Salão Hipóstilo é composto por 86 colunas e possui um teto ondulado decorado com mosaicos. Esse espaço sustenta a praça central do Park Güell – Plaça de la Natura – onde está o famoso banco (projeto de Josep M. Jujol) revestido com a técnica trencadís – um mosaico feito com pedaços irregulares de cerâmica. Do alto da praça central você tem uma bela vista da cidade. Sendo assim, um ótimo local para uma paradinha para contemplar.
Ao sair do Salão Hipóstilo, você se depara com a escadaria da salamandra (ou dragão), que é o ponto mais movimentado do parque. Centenas de turistas esperam ansiosos para tirar foto com o elemento que virou o símbolo de Gaudí: a colorida salamandra de cerâmica. Além dela, na escadaria você também encontra fontes e um banco no topo da escada.
Casa Museu Gaudí
No interior do parque fica a Casa Museu Gaudí, onde o arquiteto viveu por quase 20 anos. Gaudí se mudou para o local com seu pai e sobrinha, em 1906 e morou nela até 1925. Mesmo após a morte dos dois, continuou vivendo por lá e recebia ajuda nas tarefas domésticas de freiras carmelitas.
Ao contrário do que muitos pensam, a casa não é projeto do arquiteto, mas sim, de Francesc d’Assís Berenguer i Mestres, amigo e braço direito de Gaudí. Após a morte do espanhol, em 1926, a casa ficou à venda, foi comprada por um casal de italianos e somente em 1963 abriu suas portas ao público. Dessa maneira, o grande objetivo de visitar a Casa Museu é conhecer um pouco mais sobre a vida pessoal de Gaudí, assim como, seu aspecto religioso.
Portanto, dentro da casa você encontra documentos, mobiliário, objetos pessoais e móveis projetados por Gaudí. Dessa maneira, visitar a casa também pode estar no seu roteiro pelo Park Güell. Apesar da Casa Museu se localizar na área pública do parque, é preciso de ingresso para visitá-la. E sua visita leva em torno de uma hora.
Informações práticas para visitar o Park Güell
Como chegar
Existem diferentes maneiras de chegar ao Park Güell. Você pode acessar a região facilmente com o transporte público de Barcelona. Veja as possibilidades abaixo:
- Metrô: Linha verde (L3) – estações Lesseps ou Vallcarca (é preciso caminhar mais 20 minutos após chegar na estação).
- Ônibus urbano: Linhas H6 e D40 – descer na parada Travessera de Dalt e caminhar por 10 minutos até a entrada do parque.
- Ônibus Turístico de Barcelona: Rota Azul – descer na parada Park Güell e caminhar por 10 minutos
- City Tour de Barcelona: Rota Est (verde) – descer na parada Park Güell e caminhar por 10 minutos
Ingressos
O parque é composto por diversas áreas, entre elas, uma paga, onde se localizam os elementos arquitetônicos de Gaudí que, sinceramente, é o grande motivo pelo qual se visita o local. Sendo assim, essa área se chama Monumental e tem um custo de 10€ a entrada.
Por ser uma atração muito procurado pelos turistas, se recomenda que você adquira o ingresso com antecedência – de forma online. Para isso, basta clicar aqui. Nesse ingresso terá a data e hora de sua visita e atenção, pois você tem até 30 minutos depois do horário marcado para entrar no parque.
Horário de funcionamento
O Park Güell abre diariamente das 7h às 22h. Porém, seus ingressos são vendidos entre 9h30 e 19h30 (de final de março a outubro), entre 9h30 e 18h (do meio de fevereiro a março) e entre 9h30 e 17h30 (de final de outubro até o meio de fevereiro).
Por fim, eu sugiro que você organize a sua visita ao parque o mais cedo possível. Quanto mais tarde fica, mais você vai ter que lidar com os infinitos turistas. Sugiro ainda, combinar o passeio no Park Güell com uma visita à Casa Vicens, também projeto de Gaudí.
Você já conhece o Park Güell? Me conta aqui nos comentários.
*Preços e informações práticas de maio/2022.
*Conheci o Park Güell em parceria com o Visit Barcelona. Mas deixo claro, que a opinião sobre a visita é exclusivamente minha, obtida através da minha experiência pessoal no parque e visita à Casa Museu Gaudí.
Muito bom o artigo e uma ótima dica sobre Barcelona.
Fico feliz que vc gostou, Bernardo. 🙂