BudapesteDestinosHungria

A Grande Sinagoga de Budapeste

Construída entre os anos de 1854 e 1859, a Grande Sinagoga, como é conhecida, está localizada na Rua Dohány, no centro de Budapeste. A construção é obra do renomado arquiteto austríaco Ludwig Förster. Ao visualizar a parte externa do prédio, é possível apreciar as suas diferentes características arquitetônicas, que transitam entre o estilo gótico, o romântico, e até mesmo o bizantino. Essas particularidades a diferencia das sinagogas tradicionais, chamando a atenção dos turistas. Justamente por isso, já foi alvo de críticas pelo povo judeu. Mas, ao mesmo tempo, o seu estilo inspirou muitas outras sinagogas ao redor do mundo também.

Imagem que mostra os detalhes da Grande Sinagoga de Budapeste
Detalhes da Grande Sinagoga

É a maior sinagoga da Europa, com capacidade para quase três mil pessoas sentadas! Sendo assim, ela perde em tamanho apenas para a sinagoga de Nova York.

Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial e o período comunista a Grande Sinagoga foi inúmeras vezes bombardeada e chegou a ser usada até como estábulo para os animais. Posteriormente, na década de 1990, se iniciou um projeto para restaurá-la. Já hoje em dia, o local funciona tanto para cerimônias judaicas como para contar um pouco mais sobre a história do povo judeu em Budapeste.

Além disso, o terreno conta com uma área externa onde é possível encontrar um cemitério judaico. Durante a ocupação nazista, esse espaço serviu como uma vala comum, onde eram colocados os corpos daqueles mortos pelos militares.

Imagem do cemitério judaico na parte externa da Grande Sinagoga de Budapeste.
Cemitério Judaico na parte externa da Sinagoga

No jardim da sinagoga, há também um lindo monumento chamado Árvore da Vida, que imita um salgueiro chorão. Foi erguido na década de 1990 com o propósito de homenagear os 400 mil judeus húngaros mortos nos campos de extermínio. Em cada folha da árvore está escrito o nome de uma vítima do Holocausto. 

Imagem da Árvore da Vida em homenagem aos judeus mortos no Holocausto. Localizado na área externa da Grande Sinagoga de Budapeste
Árvore da Vida

Você ainda pode visitar um museu, que fica ao lado da sinagoga. Nele, é possível visualizar objetos da cultura judaica desde a época romana até a atualidade. Enriquecendo, assim, a sua visita nessa bela atração de Budapeste. 

Pr fim, se você quiser conhecer com mais profundidade a história da sinagoga e os acontecimentos que marcaram a vida do povo judeu na Hungria, vale a pena fazer o tour guiado. Sendo assim, há visitas guiadas em diversos idiomas (infelizmente ainda não há em português) e é possível comprar o ingresso na hora. Mais informações sobre horários e preços abaixo!

Horários de funcionamento:

Sábado – fechado

Ao longo do ano, o horário de funcionamento varia de acordo com o mês, feriados e festividades judaicas. Dica, confirme no site oficial se a sinagoga estará aberta quando você estiver por Budapeste.

Ingresso:

Inteiro - 4.000 HUF
Reduzido - 3.000 HUF

Como chegar:

Metrô: Astoria - Linha 2 (vermelha)
Ônibus: Károly körút - linha 74
Bonde: Astoria - linhas 47 e 49

Outros posts sobre Budapeste, você pode conferir aqui.

Deixe um comentário: