DestinosInglaterraLondres

Carnaby Street, muito mais que uma rua em Londres

Carnaby Street, Londres

A Carnaby Street é muito mais que uma única rua no centro de Londres. Na verdade, é um compilado formado por 14 ruas no coração do Soho em West End. Carnaby St. está próxima de grandes atrações londrinas como a Oxford Street e Picadilly Circus. Por esse motivo, você tranquilamente combina ela com outros pontos do seu interesse. Atualmente essa região denominada CarnabySt. possui mais de 100 lojas e 60 estabelecimentos gastronômicos.

História

Tudo começou na década de 1960, quando foi berço do movimento chamado Swinging London. Esse movimento aconteceu, quando a Inglaterra se conseguiu se recuperar da Segunda Guerra Mundial. Foi quando grandes revoluções de cultura e na moda aconteceram. E, consequentemente a cena musical também foi revolucionada. A partir daí, essas tendências britânicas saiam do Reino Unido e influenciavam todo o mundo.

Foi nesse momento, que, bandas que estavam no seu início, praticamente deslocavam-se aos “bandos” para essa região para fazer compras! Isso mesmo, elas costumavam comprar suas roupas nas primeiras lojas que surgiram em Carnaby Street.

A marca inglesa Lord John, que se tornou uma cadeia internacional de lojas de roupas masculinas, inaugurou sua primeira loja na Carnaby Street em 1964, por exemplo. Assim como, a Pretty Green, do irreverente Liam Gallagher (um dos fundadores da banda britânica Oasis) que também abriu sua loja por lá em 2009.

Nomes como The Beatles, The Rolling Stones, The Who, Jimi Hendrix e muito mais, eram frequentadores assíduos das redondezas. Além de lojas de roupas, bares, restaurantes e lojas de discos também dominavam a região. Carnaby Street era conhecida por ser um local aonde criativos iam em busca de inspirações, apenas para se ter uma ideia da atmosfera e do clima da região.

Assim como, como nos anos 1970, o punk tomou conta da região. Nessa fase, estrelas como a banda Sex Pistols transitavam por lá. Na verdade, pode-se afirmar que Carnaby St. aceitava todo os estilos. Ao longo dos anos, diferentes modos de expressão passaram por lá, os punks, como mencionado anteriormente, os roqueiros, os modernists, conhecidos apenas como Mods.

a banda The Sex Pistols nos anos 1970 em Londres
A banda The Sex Pistols em 1976 (Ray Stevenson)
Centro comercial

Bom, depois desse apanhado histórico, é importante ressaltar que a Carnaby St. continua sendo um centro comercial para quem gosta de moda, mas é muito mais. Lá você encontra lojas de marcas tradicionais à marcas independentes. Além de cafés, restaurantes e os pubs (nas ruas transversais, há infinitas opções de pubs para você conhecer). Da mesma forma, a primeira loja de departamentos de Londres, a Liberty, está em uma das extremidades da Carnaby St. Vale a visita!

Loja Liberty em Londres
Liberty London (divulgação/Instagram)
O que você encontra por lá
Kingly Court

Além das milhares de lojas de roupas na própria Carnaby St. e ruas adjacentes, um dos lugares mais interessantes que você encontra lá é o Kingly Court. Assim que você passa pela portinha de entrada do lugar, você dá de cara com um pátio vibrante, repleto de mesas e super bem decorado. O Kingly Court reúne mais de 20 nomes da culinária internacional. Comidas de diferentes nacionalidades, como israelense, grega, italiana, caribenha e asiática, são possíveis de experimentar por lá.

Essa seleção de restaurantes e bares foi cuidadosamente realizada para que o público tenha uma experiência única e diferente de qualquer outro lugar de Londres. Então, por isso, eu super indico a visita ao Kingly Court.

Newburgh Quarter

Localizado no âmago de Carnaby st., esse quarteirão engloba as seguintes ruas: Newburgh Street, Marshall StreetGanton StreetFoubert’s PlaceLowndes Court e Marlborough Court. Newburgh Quarter mescla muito bem marcas renomadas com estilistas independentes. E, para quem gosta de moda, é um prato cheio de opções e diversidade. A loja da clássica Levi’s está fixada nessa área, do mesmo modo que marcas independentes e badaladas, como a Lazy Oaf e a especializada em anéis de caveira – The Great Frog, compartilham muito bem desse espaço.

loja Levi's em Carnaby street, Londres
Fachada da Levi’s (divulgação/Instagram)

E Newburgh Quarter, além das lojas de roupas e acessórios, você também vai encontrar barbearias e cabeleireiros, assim como pubs e restaurantes, é claro. A dica é beber algo nos tradicionais pubs The White Horse ou The Shaston Arms. Para vinhos, o indicado é o Antidote. Entretanto, se é fome o seu “problema”, eu sugiro que experimente os bolinhos asiáticos do restaurante expert nesse prato – Ugly Dumpling.

Imagem do restaurante Ugly Dumpling em Londres
Restaurante Ugly Dumpling (divulgação/Instagram)
Como chegar na Carnaby st.

Por se localizar em uma região super central de Londres, próxima a diversos pontos de interesses turísticos, existem inúmeras maneiras de se chegar à charmosa Carnaby st. Se você for de metrô, desça na estação de Oxford Circus ou de Picadilly Circus – a partir dessas estações você leva menos de 5 minutos caminhando. Mas, se preferir chegar até lá de ônibus, qualquer uma das linhas abaixo faz o percurso das ruas Oxford st. e Regent st., vizinhas de Carnaby st.
Regent Street: 3, 6, 12, 13, 15, 23, 88, 94, 139, 159 e 453
Oxford Street: 7, 8, 10, 25, 55, 73, 98, 176 e 390

Por fim, no site oficial da Carnaby London, você encontra qualquer tipo de informação. Da história sobre o surgimento do local, até mesmo uma lista completa de todas as lojas, restaurantes, cafés e bares. Além, claro, de dados sobre como chegar até lá, novidades e eventos próximos.

Carnaby Street, Londres
Carnaby Street (divulgação/Instagram)

Mais dicas e opções do que fazer em Londres, você encontra aqui. Aproveite!

Deixe um comentário: