Budapeste é uma cidade enérgica. Com muitas atrações para se conhecer durante o dia e durante a noite também. Se você quer sair para beber uns bons drinks, ou comer alguma coisinha, ouvir música e até mesmo para dançar, você precisa conhecer os bares ruínas de Budapeste. (traduzido do inglês – Ruin Bars ). São característicos da cidade e ficam no bairro Erzsébetváros, considerado o mais descolado e alternativo nos dias atuais.
O que são os bares ruínas?
Os bares ruínas são que bares e/ou pubs localizados dentro de lugares até então abandonados em Budapeste. Existem muitos deles hoje em dia, dentro de prédios, galpões e porões que ficaram vazios depois do trágico período da Segunda Guerra Mundial. Quando os judeus, que nessa região moravam, foram enviados aos campos de concentração. Durante os anos 1990, houve uma revitalização de grande parte desses prédios, foi quando surgiram esses bares.
A maioria é bar mesmo, mas tem locais que acontecem festas, outros são apenas restaurantes. Tem que saber qual a sua proposta para a noite e a partir daí, decidir qual Ruin Bar visitar.
Vale a pena a visita a pelo menos um deles, pois é algo totalmente diferente e inesperado. Já que você nunca sabe o que vai encontrar por trás de cada fachada. A maioria opta pela decoração com um aspecto como se estivesse em construção e ao mesmo tempo inacabado, mas tudo muito bem pensado. Dando um ar extremamente cool para o local.
O legal desses bares, é que você não paga para entrar, então se quiser ir em mais de um numa noite, é tranquilo. Para te inspirar, mostro abaixo, uma listinha com os meus favoritos:
Szimpla Kert
Szimpla Kertmozi, conhecido como Szimpla Kert, é o mais famosos deles. Assim que você digitar ruin bar no Google, é o primeiro que vai aparecer. Mas não é por menos, o bar é muito legal, diferente de tudo o que você já viu.
O local é enorme, são vários ambientes decorados de uma maneira original e diferente uns dos outros. A decoração é única e a mistura impensável dos objetos e móveis cria um charme muito singular.
Se você for à noite, há música tocando se você quiser dançar, diversos bares dentro se estiver apenas com vontade de beber e até cardápio com opções de comidas se estiver afim de jantar.
No Szimpla Kert, todo domingo, acontece uma feira com produtores locais, a Farmers Market. Nela, você encontra diversos produtos como pães, especiarias, queijos, comidinhas típicas, frutas, entre outros.
Vale a pena visitar essa feira, não somente para conhecer o bar durante o dia, mas também para se atentar aos milhares de detalhes, muitas vezes, não percebidos durante à noite.
Por ser o mais popular entre os bares ruínas, ele sempre está bem lotado. A dica é ir no final do dia e ficar até a noite.
Fogas Ház
O Fogas Ház é outro ruin bar localizado em um terreno enorme com variadas opções. Grande parte do bar é um jardim com mesinhas altas e uma decoração única. Ele está ligado a um outro ruin bar super famoso, o Instant, e juntos, formam o maior complexo de festas da cidade. No total são sete pistas de dança e 18 bares.
Se você estiver afim de dançar, há pistas com músicas de estilos bem diferentes para todos os gostos. O Fogas Ház ainda conta com um local que lembra um porão com um palco e bandas se apresentando ao vivo. Quando fui lá, me surpreendi com uma banda húngara tocando um indie rock bem bacana.
O complexo Instant Fogas abre diariamente até às 6h da manhã, ou seja, ótima opção para quem gosta de festa que vai até tarde! Ah, e a entrada é gratuita.
Mazel Tov
Na minha opinião, o Mazel Tov é o meu queridinho e o mais bonito de todos. É o que se parece menos com um bar ruína, no entanto, é lindamente decorado. É tão bonito que quando se entra lá, não se sabe para onde olhar primeiro. De tantos detalhes fotogênicos no ambiente, é um verdadeiro “paraíso” para os fotógrafos e instragrammers. Paredes de tijolos à vista cobertas com folhagens e luzinhas dão um ar mais fresh ao local. Excelente para um brunch, aperitivo ou até mesmo para jantar.
À noite conta com uma ótima música ao vivo e DJ. A culinária israelense e mediterrânea faz com o que o Mazel Tov seja ainda mais procurado pelos turistas e locais – o local tem fila todos os dias! A comida é realmente muito boa e os preços, apesar de serem um pouco mais elevados que os outros, fazem jus ao local.
Eu diria que é uma experiência completa: ambiente e atmosfera maravilhosos, comida deliciosa, gente bonita em volta, clima agradável que não dá vontade de sair de lá. Vale muito a visita! O ideal é chegar cedo, pois está sempre lotado, ou então também é possível reservar através do site deles.
Enfim, esses são os meus favoritos no quesito ‘Bares Ruínas de Budapeste’. Além desses três, existem milhares de outras opções para você conhecer. A minha sugestão é que você vá em pelo menos um deles! Pois é uma experiência super diferente e divertida.
Veja outras sugestões do que fazer em Budapeste, na Hungria, clicando aqui!
Deixe um comentário: