Dica de bate e volta saindo de Budapeste
Visegrád é um vilarejo com um pouco mais de 1.600 habitantes ao norte de Budapeste, distante cerca de uma hora de trem. Foi considerada a capital da Hungria nos anos 1335 e sua localização é privilegiada por estar às margens do rio Danúbio. Hoje em dia sua principal atração são as ruínas do Castelo de Visegrád – que pertenceu ao Rei Matias Corvino – e a cidadela medieval.
Se você tem tempo de sobra durante a sua visita para a Hungria, sugiro que inclua alguns destinos bate e volta no seu roteiro, como é o caso de Visegrád. Por isso, nesse post você encontra dicas de como chegar até lá e o que fazer nessa cidadezinha.
O Castelo de Visegrád
Uma vez do outro lado, chega o momento de subir até as ruínas do castelo, no topo de uma colina. Sendo assim, existem duas opções para chegar ao topo, com um ônibus ou van, que se pega a partir do centrinho da cidade e até mesmo da estação ferroviária, ou a pé, através de uma trilha.
Decidi ir a pé, pois, consultando o Google Maps mostrava uma distância de apenas 20 minutos. Entretanto, a trilha é surpreendente, em alguns momentos o caminho se torna um pouco íngreme e até precisei parar para repor as energias e tomar um pouco de água.
Por isso, provavelmente você vai levar mais de 20 minutos para completar o percurso. Mas de uma maneira geral, não é difícil de chegar ao final e o trajeto é marcado com placas indicando a direção do castelo.
Depois de mais ou menos 35 minutos de caminhada, alcancei o topo onde ficam as ruínas do famoso Castelo que recebe de 3 a 5 milhões de visitantes por ano! Informação que descobri lá mesmo.
Lá em cima, além da vista maravilhosa que se tem para o Danúbio, há uma exposição permanente dentro do castelo com objetos e roupas da época que conta a história do lugar. O ingresso custa 1.400 HUF e ainda há a opção de pagar 1.700 HUF para visitar também um museu de cera. No entanto, escolhi a primeira opção e fiquei satisfeita com ela.
Como chegar a Visegrád
A passagem de ida para Visegrád pode ser comprada na hora na estação ferroviária Budapest – Nyugati. Existem trens a todo o instante. E o ticket de volta também é possível comprar no momento de retornar à Budapeste.
Se você for de trem até lá, maneira mais fácil e rápida, é preciso atravessar o Danúbio através de uma balsa (passagem 900 HUF), daí sim você chega de fato a cidade de Visegrád. E na volta, atenção: pois a balsa que atravessa o rio para o lado da estação sai de hora em hora e não tem muito o que fazer enquanto se espera por lá.
Por fim, é um programa para ser feito apenas se você tem tempo sobrando na sua viagem a Hungria. Vale a pena conhecer Visegrád e o passeio total tem duração aproximadamente de 4h a 4h30, contando com a ida e a volta.
Por esse motivo, dá para encaixar em um dia com outras atividades em Budapeste, ou então, combinar com outra cidadezinha do interior.
Leia também: O que fazer em Esztergom, na Hungria
Quer mais dicas do que fazer na Hungria? Confira esses posts!
Deixe um comentário: