Teotihuacán significa “a cidade dos Deuses” e é o sítio arqueológico mais visitado de todo o México. Está localizado a 50km da capital mexicana e a principal vantagem é que você pode visitar as Pirâmides de Teotihuacán por conta própria. Mesmo assim, há outra maneira de conhece-las, como por exemplo via passeios realizados por agências de turismo. Essa segunda opção costuma ser mais cara e “engessada” do que ir por conta. Por isso, para te ajudar, criei esse post com diversas dicas de como fazer o bate e volta saindo da Cidade do México.
História de Teotihuacán
Foi um centro urbano pré colombiano estabelecido em torno de 100 a.C. povoado por uma civilização que leva o mesmo nome. Além disso, Teotihuacán teve forte influência sobre o povo asteca, que, quando chegou lá, mil anos depois, já se deparou com tudo destruído. No seu auge, Teotihuacán teve mais de 150 mil habitantes.
Há ainda, estudos arqueológicos que comprovam que Teotihuacán foi um local multi-étnico, habitado por diferentes povos e culturas, como os Totonacas, os Zapotecas, Mixtecas e até mesmo os Maias e Nahuas.
Rodeada de mistérios sobre Teotihuacán, até hoje não se tem resposta exata para perguntas como: De que modo a cidade surgiu? Ou de que maneira ela ruiu e desapareceu? Quais povos, de fato, viveram por lá? Se tem apenas teorias sobre esses questionamentos.
As ruínas, que ocupam 83km², são consideradas patrimônio mundial pela UNESCO desde 1987.
Muitas pessoas fazem a visita às Pirâmides com grupos de excursões, mas a minha sugestão é ir por conta própria. Além de ser muito mais em conta para o seu bolso, é super tranquilo e na volta você pode conciliar com a visita à Basílica de Guadalupe. Tudo isso utilizando o transporte público.
Como chegar nas Pirâmides de Teotihuacán?
Então, como visitar as Pirâmides de Teotihuacán por conta própria? O meio de transporte que te leva até elas, é o ônibus. Eles saem do Terminal de Autobuses del Norte e você chega lá através do metrô – linha 5 (amarela) – ou então de uber. Já a passagem para o sítio arqueológico custa 52MXN e é comprada no guichê da empresa Autobuses Teotihuacan, que é o antepenúltimo localizado no lado esquerdo de quem entra na rodoviária. É possível comprar a ida e a volta no mesmo momento. Ah! Por fim, vale ressaltar que a passagem de volta não tem horário definido, o que facilita e te dá uma certa liberdade.
Uma dica, apenas para que dê tudo certo, quando você for comprar as passagens, confirme com a pessoa do balcão que você quer ir para “Las Pirâmides” ou “Zona Arqueológica”. Do contrário, podem entender que você quer ir para a cidade de San Juan de Teotihuacán, a parada final do ônibus.
Chegando lá
Chegando no parque, é hora de caminhar! E você vai caminhar muito por lá, esteja preparado. Para iniciar a visita, você pode entrar pelo portão 1 que dá acesso à parte mais baixa e menos interessante de Teotihuacán, onde se encontra a Ciudadela. Depois de conhecer a Ciudadela, você provavelmente vai querer ir em direção às Pirâmides da Lua e do Sol (principais atrações). Para chegar até elas, vá andando pela Calle de los muertos por cerca de 2km.
Pirâmide da Lua e Pirâmide do Sol
Subir nas duas pirâmides, é o momento mais esperado do passeio! É necessário um mínimo de preparo físico, pois os degraus são altos e estreitos e a Pirâmide do Sol, por exemplo, é altíssima.
A Pirâmide da Lua possui 45m de altura e está ao final da Calle de los muertos. Para chegar até ela, você tem que passar pela Pirâmide do Sol. Entretanto, eu indico que você faça nessa ordem mesmo – primeiro a da Lua e depois a do Sol. Pois crenças afirmam que a primeira é ótima para descarregar energias negativas, enquanto a segunda, é excelente para recarregar as positivas. Então essa ordem faz sentido para mim.
Saindo da Pirâmide da Lua, volte até a grandiosa Pirâmide do Sol. Ela é a terceira pirâmide mais alta do mundo, sabia?! Se tiver disposição e fôlego, vale a pena encarar os 244 degraus que te levam ao topo dos 65 metros de altura para uma incrível vista do parque. Minha sugestão é que você fique um tempo lá em cima, contemple e recarregue suas energias. Sem pressa, chega o momento de começar a descer todos os degraus novamente.
Hora de ir embora, siga reto em direção ao portão 2 – que está bem em frente da Pirâmide do Sol – ele dá acesso aos ônibus que te levam de volta a Cidade do México.
Dicas práticas:
- Leve água e algo para lanchar, pois no parque só há ambulantes vendendo lembrancinhas.
- Vá cedo! Se programe para chegar lá um pouco antes do parque abrir ou então não muito tempo depois. Assim você evita as enormes multidões que aparecem por lá ao longo do dia e ainda consegue aproveitar sem que esteja muito quente.
- Horário de funcionamento: das 09h às 17h
- Preço: 75MXN por pessoa
- Se prepare para os milhares de vendedores ambulantes que estão por todo o sítio arqueológico! É realmente impressionante a quantidade de pessoas tentando te vender algo.
- No momento de ir embora, confirme com o motorista do ônibus para onde ele está indo, apesar de ter uma placa na frente com as paradas. E não esqueça, quando estiver comprando as passagens de ida lá na rodoviária na Cidade do México, confirme que você quer ir para “Las pirâmides”.
- Uma ideia é combinar o passeio para Teotihuacán (pela manhã) com a visita à Basílica de Guadalupe (à tarde). Abaixo te explico como chegar até lá saindo da zona arqueológica.
- Mais informações no site oficial de Teotihuacán.
Como chegar na Basílica de Guadalupe saindo de Teotihuacán?
O Santuário da Nossa Senhora de Guadalupe é considerado o principal templo da Igreja Católica no continente americano. Por esse motivo, é um dos mais visitados do mundo! Cerca de 20 milhões de fiéis o visitam anualmente. O santuário é formado por várias igrejas, capelas e jardins, sendo as duas basílicas, as principais construções. A antiga – do século XVI – foi substituída por uma nova, inaugurada em 1974.
A Basílica fica no Monte do Tepeyac, uma colina localizada ao norte da Cidade do México. Por isso, a combinação Teotihuacán + Basílica é perfeita. Há duas opções para você chegar até ela.
A opção mais fácil é pegar um ônibus direto de Teotihuacán. Saindo das ruínas pelo portão 2, você encontrará os ônibus que partem de volta para a capital. Como mencionado, na frente do ônibus há placas que indicam suas paradas. Entre no ônibus que tiver escrito Deportivo 18 de Marzo e a Basílica está a uma curta distancia a pé.
A outra opção é voltar até o Terminal de Autobuses del Norte e pegar um metrô – Linha 5 (amarela) – até a parada La Raza, fazer a baldeação para a Linha 3 (verde) e descer na estação Deportivo 18 de Marzo. Continuar o percurso a pé, até avistar a Basílica de Guadalupe.
Mais informações, você encontra no site da Basílica.
Enfim, espero que as dicas te ajudem a visitar as Pirâmides de Teotihuacán por conta própria. Assim como a Basílica de Guadalupe. Pois são passeios próximos da Cidade do México e, com certeza, enriquecerão o seu roteiro de viagem. É possível fazer esse bate e volta por conta e não é difícil!
Mais posts sobre o que fazer na incrível Cidade do México, clique aqui.
Dicas maravilhosas! Seguirei tudo conforme ensinou e volto para contar como foi
Oi Lilian, tudo bem?
Fico feliz que você tenha gostado do meu post! Espero que as dicas sejam úteis e que você aproveite a viagem ao México! 🙂
Depois me conta como foi!!