Um novo ano que se inicia e com ele, a oportunidade de fazer mais e melhor. Se você acompanha O Mapa da Viagem, já sabe que estou sempre procurando por maneiras de te inspirar e fazer com que você viaje cada vez mais. Pois acredito que a viagem nos transforma e que todos deveriam passar por essa experiência, ao menos uma vez na vida. Portanto, criei a lista abaixo que conta com 22 dicas para você viajar mais em 2022. Confira:
22 dicas para viajar mais em 2022
1. Aproveite os finais de semana e feriados
Porque viagem não é só aquela que fazemos nas férias e que duram 15 dias. Então aproveite os finais de semana e feriados para conhecer destinos próximos da cidade onde você mora. Nesse sentido, um final de semana prolongado é ideal para visitar algumas cidadezinhas pelo Brasil.
2. Destine, todo mês, um percentual do seu ganho para suas viagens
Afinal de contas, viajar não é de graça e se você tem vontade de conhecer alguns destinos por aí, deverá dedicar um percentual do que você ganha para isso. Vale também, cortar gastos supérfluos como cafezinhos, cabeleireiro e saídas com os amigos, por exemplo. Mas isso, é claro, se o seu orçamento está apertado e você precisa reorganizar suas finanças.
3. Evite a alta temporada
Se possível, evite viajar na alta temporada. No entanto, se é o único período no qual você pode tirar férias e viajar, planeje com o máximo de antecedência que você conseguir.
4. Planeje com antecedência
E aqui, cabe planejar a sua viagem com antecedência sempre! Mesmo que você viaje na baixa temporada e assim, não precise reservar hospedagem e passeios. Tenha ao menos, uma ideia de roteiro, o que você vai fazer no destino, o quanto você vai gastar por dia (pode ser aproximado), dessa forma, você não chega ao local sem saber nada. Um mínimo de planejamento é sempre bem vindo antes de uma viagem.
5. Cadastre-se nos programas de milhas
Ao se cadastrar em programas de milhagens, você consegue acumular pontos e posteriormente trocar por passagens aéreas. Por isso não perca tempo, utilize o cartão de crédito para pagar todos os seus gastos e dessa forma, acumule pontos. Os programas mais conhecidos aqui no Brasil são: Smiles, Tudo Azul e Latam Pass.
6. Viaje trocando trabalho por hospedagem
Viajar trocando trabalho por hospedagem, está cada vez mais popular entre os viajantes. Isso porque viajar dessa forma te faz economizar em um dos aspectos que mais encarecem uma viagem, a hospedagem. Assim, há algumas plataformas famosas onde você pode pesquisar locais para trabalhar: Worldpackers e Workaway.
Quando digo trabalho, é mais uma troca que você faz, tendo em vista que esses trabalhos normalmente envolvem: plantar ou colher algum vegetal em uma fazenda, auxiliar no hostel de uma cidadezinha, gravar vídeos e gerar conteúdo para um local específico, entre tantos outros. E como retorno, você garante não só a sua hospedagem, mas também, refeições podem estar inclusas, assim como o aluguel de bicicletas, carona de ida e de volta ao aeroporto, aulas gratuitas e muito mais.
Outra forma de não pagar a hospedagem é cuidando das casas e/ou dos pets de pessoas que foram viajar – isso se chama House Sitting e a plataforma mais conhecida no meio é a TrustedHouseSitters.
7. Faça pequenas viagens bate e volta saindo da sua cidade
A melhor forma de conhecer um destino perto de onde você mora é fazendo um bate e volta ou uma viagem de final de semana. Dessa maneira, você não precisa gastar as suas férias e consegue viajar para um lugar diferente. Basta uma breve pesquisa para ver que há inúmeras cidadezinhas pelas proximidades, seja lá onde você estiver.
8. Passeie pela sua cidade com olhos de turista
Se tem algo que todos tivemos que aprender com a pandemia, foi aproveitar mais o que está próximo de nós, não é mesmo? E é aí que eu sugiro que você passeie pela sua própria cidade com os olhos curiosos de um turista.
Por que só temos esse olhar quando viajamos? Diariamente estamos imersos na nossa rotina agitada do dia a dia e muitas vezes, fazemos o mesmo caminho da casa para o trabalho (ou faculdade), já no automático, sem ao menos, prestar atenção. Então, experimente mais olhar para os lados, visitar um bairro que você ainda não conhece, fazer aquele passeio turístico que você nunca pensou em fazer, pois afinal, não é turista, conhecer um novo restaurante. Aproveite também, os parques da sua cidade, ande pelo centro, fotografe. Enfim, são inúmeros exemplos, mas acima de tudo, tenha curiosidade! Isso é a chave para uma vida mais interessante, mesmo durante a sua rotina.
Leia mais:
O que é turismo de bem-estar ou wellness travel?
Slow travel, conheça esse termo
9. Se proponha a conhecer um lugar novo, por mês, onde você mora
Ainda no mesmo assunto do item anterior, se proponha a conhecer um lugar novo na cidade onde você mora. Um bar ou restaurante que você ainda não foi, uma livraria recém inaugurada, aquela galeria de arte que você não conhece, os exemplos são infinitos. Trace esse objetivo e no final de um ano, você vai se dar conta, do quanto que conheceu da sua própria cidade.
10. Tenha datas flexíveis para viajar
Tenha datas flexíveis para viajar sempre que possível. Pois assim, você consegue definir uma viagem através de uma promoção de passagem aérea, o que torna tudo mais barato. Se você tem datas restritas para a sua viagem e por algum motivo a passagem está caríssima, você não tem o que fazer e já vai sair gastando muito logo de cara. Portanto, ter datas, tanto de ida, quanto de volta, flexíveis, vai te ajudar, inclusive, a gastar menos em uma viagem.
Continue lendo para descobrir quais são as 22 dicas ara viajar mais em 2022
11. Viaje para destinos nacionais
Porque viajar não conta só quando é para o exterior. Apesar de que, muitas vezes, uma viagem interna pelo Brasil sai mais cara, se comparada a uma viagem internacional. Por isso, vale pesquisar para encontrar destinos nacionais que tenham um custo benefício válido para você. Há pacotes e ofertas a todo momento para diversos lugares, pasta investigar e analisar.
12. Pense sua hospedagem de forma alternativa
A hospedagem não precisa ser somente em hotéis. Há os chamados albergues (hostels), onde você fica em quarto compartilhado (se quiser) e paga um preço menor por isso (normalmente). O Couchsurfing é outra forma de se hospedar, nela você fica na casa de um local, uma ótima forma de conhecer mais sobre a cultura e até mesmo fazer amigos.
13. Se possível, cozinhe sua comida enquanto viaja ou então, prefira feiras e food trucks
Ao se hospedar em um apartamento pelo Airbnb ou até mesmo em hostels, uma excelente opção para não gastar tanto fazendo suas refeições na rua, é comprar alimentos no supermercado e cozinhar você mesmo. Ainda é possível conhecer feiras e mercados locais, onde o custo com a alimentação costuma ser mais em conta. Os food trucks também são uma ótima opção para conhecer a culinária regional e não pagar um valor absurdo para tal.
14. Aproveite os passeios e atrações gratuitas
Existem empresas que promovem o chamado Free Walking Tour por diferentes cidades pelo mundo. Esses passeios nada mais são que caminhadas por locais específicos de uma cidade, em que ao final do tour, você somente paga algo ao guia, se quiser e/ou puder. Na minha opinião, acredito que seja válido contribuir com algum montante.
Outras atrações gratuitas podem ser museus e galerias de arte. E Londres é um exemplo de cidade onde a grande maioria dos seus museus possui entrada grátis! O que eu adoro. Mesmo quando pago, o museu pode oferecer um dia no mês em que não cobra ingressos. Por isso pesquise sempre antes de visitar e organizar o seu roteiro de viagem.
Fora esses dois exemplos há monumentos e parques espalhados pelas cidades, onde você não paga nada para entrar ou visitar. Invista neles!
15. Acompanhe sites com promoções de passagens aéreas
Se você deseja viajar mais e sem pagar absurdos por uma passagem aérea, acompanhe com frequência sites e aplicativos de passagens. Dessa forma, quando uma promoção surgir, você já poderá garantir a sua passagem. Indico o Melhores Destinos e o Google Flight para isso.
16. Pratique o Slow Travel
Ficar mais tempo em uma mesma cidade é muito mais vantajoso para você. Você gasta menos com deslocamentos e afins e conhece com mais profundidade sobre um novo local. Nesse quesito, menos é sempre mais. De nada adianta aquela loucura de conhecer 10 países em 15 dias pela Europa, pois isso não faz sentido algum. Vale muito mais explorar muito bem uma única cidade, incluindo todos os seus cantinhos e atrações do que apenas passar por um destino para dizer que conhece.
17. Estipule um orçamento para sua viagem e se mantenha dentro dele
Se você não pretende falir após uma viagem, estipule um orçamento e se mantenha dentro dele. Tenha um valor reservado aos imprevistos que podem surgir (para isso, um cartão de crédito habilitado é o mais indicado) e calcule quanto você gastará por dia na sua viagem. Se possível, pague com antecedência a sua hospedagem, passagens e até mesmo os passeios mais caros. Dessa forma, para a viagem leve o necessário para o gasto diário, com alimentação, transporte e alguma lembrancinha, caso queira comprar.
18. Para começar, escolha destinos mais baratos. A Ásia é uma boa opção
Todos sonham em conhecer a Europa e os Estados Unidos. Mas esses não são os únicos destinos para você conhecer no mundo! São sim, lugares dos sonhos, mas costumam ter preços elevados. Por outro lado, os países da Ásia, por exemplo – em específico do Sudeste Asiático – são igualmente interessantes para o turismo e seus preços (com hospedagem, alimentação, transporte e atrativos) são infinitamente inferiores, se comparados a outros locais.
19. Viaje leve
Viajar leve faz com que você evite gastos extras com despachos e transportes. Uma vez que com uma pequena mala ou até mesmo mochila, você pode facilmente pegar um metrô ou ônibus, já se optar por viajar com uma bagagem enorme, terá que partir para um táxi ou uber e aí, gastará mais. Fora os transtornos que uma mala pode trazer, como ter que subir e descer escadas de estações de metrô carregando a dita cuja, por exemplo. Acredite, eu já fiz isso e me arrependo! Hehe
20. Evite gastos desnecessários durante a viagem
Eu adoro lembrança de viagem, os chamados souvenirs. Mas cada vez mais tenho comprado menos, pois acabava destinando um alto valor para isso e muitos deles, ficavam esquecidos em gavetas ou prateleiras. Portanto eu sugiro que você compre algo apenas se você realmente amou e se vai te fazer lembrar da cidade de uma forma especial. Por fim, só você sabe no quê quer e pode gastar o seu dinheiro em uma viagem. Mas tenha consciência e não gaste sem necessidade.
Lembre-se de que o dinheiro que sobra na volta de uma viagem, pode ser guardado e então utilizado para a próxima! Fique esperto.
21. Lembre-se: viajar é uma experiência que não se resume ao consumo
Viajar te faz conhecer outras culturas, costumes, ver paisagens novas, conversar com pessoas diferentes, se aprofundar em histórias antigas, experimentar novos sabores e muito mais. O que uma viagem não pode se resumir, na minha opinião, é em consumo. Não acho que você deva viajar para comprar e nada mais.
22. Continue me acompanhando por aqui!
O ano recém começou e O Mapa da Viagem é o melhor lugar para você se inspirar no momento de organizar a sua viagem. Além do site, acompanhe também o perfil do Instagram. Por lá rolam dicas e inspirações de viagem t-o-d-o-s o-s d-i-a-s! Além disso, posso te ajudar no que for preciso, basta escrever aqui nos comentários ou me mandar um email: omapadaviagem@gmail.com 🙂
Espero que você tenha gostado das 22 dicas para viajar mais em 2022. Me conta qual que você já vai colocar em prática hoje mesmo!
Muito boa as dicas! Gostei do editorial deste artigo.
Que bom, Bernardo, obrigada! 🙂