Eu sempre carrego um livro comigo quando viajo. Seja pra ler no avião, enquanto eu aguardo no aeroporto, ou para ler no destino, na praia ou no parque. Mas o que é melhor levar para uma viagem: livro físico ou Kindle?
Livros ocupam espaço e pesam na mala. E eu, que amo ler mais de um ao mesmo tempo, sempre fico na dúvida de qual levar para a minha viagem. Acabo optando por um livro leve tanto de peso quanto de conteúdo.
Por outro lado, se você tem um Kindle (eu ganhei um esse ano e adoro!), sua vida facilita em todos os sentidos. Veja abaixo as vantagens do livro físico e do Kindle para decidir o que é melhor levar para a sua viagem.
Kindle
Fui ter o meu primeiro Kindle somente esse ano (2020). Ganhei de uma amiga que tinha usado bem pouco e sabendo dessa minha paixão por livros, me deu para experimentar essa nova maneira de ler um livro.
Como eu sempre defendi a leitura do livro físico, nunca tinha pensado em investir em um Kindle. No entanto, mais que ler, eu adoro viajar! E escolher o livro para viajar comigo quase sempre foi um dilema. Como mencionei anteriormente, opto por livros que sejam leves em todos os sentidos.
Mas o Kindle foi uma feliz surpresa para esse quesito! Eu ainda não abri mão totalmente dos livros físicos, porém para viagens, o Kindle é realmente a melhor invenção já realizada!
Vantagens do Kindle
- Praticidade e leveza – Kindle é sinônimo de praticidade. Poder ir para qualquer canto e ter todos os seus livros com você, é realmente uma grande vantagem. Além disso, o aparelho do Kindle pesa menos que um livro, então você nem sente que está carregando mais um gadget.
- Bateria – Kindle é um aparelho eletrônico e por isso, tem bateria. Mas eu afirmo que não é uma preocupação que você precisa ter na viagem. A bateria de um Kindle dura até sei semanas, lendo uma média de 30 minutos por dia e com o wi-fi desligado.
- Preços dos e-books – os livros digitais custam menos que os físicos.
- Iluminação – as últimas versões do Kindle vêm com iluminação embutida, ou seja, você pode ler no escurinho sem precisar de luz externa para isso.
- Tamanho da letra e dicionário – você pode ajustar o tamanho da letra e modificar a fonte. Além disso, para quem lê em outro idioma, existe a funcionalidade do ‘dicionário’. Basta clicar em cima da palavra que aparece o significado da mesma.
- À prova d’água – as versões mais recentes também são à prova d’água. Para quem costuma ler na piscina ou na praia, é uma super vantagem.
Livro físico
Eu não abro mão de ler livros físicos. Pois adoro a sensação que ler um livro ‘de verdade’ te proporciona. Pode parecer poético demais, mas o toque da página, o cheiro de um livro novo, poder riscar e marcar com lápis/caneta, são sensações únicas. Apesar de achar muito mais prático e leve carregar um kindle – enquanto viajo, em algumas ocasiões o livro físico ainda é a minha primeira escolha.
Vantagens de um livro físico
- Ler com tranquilidade – em algumas cidades pode ser perigoso ler em locais como praças e praias. Por isso, se você está com um livro normal, não ficará preocupado com isso e conseguirá ler com calma e tranquilidade.
- Marcador de página – quem aqui também ama marcador de página? Ainda mais de atrações icônicas de uma cidade.
- Recordação de viagem – para quem adora visitar livrarias enquanto viaja, um livro do destino, de repente, no idioma local, é sempre uma ótima recordação.
Resumindo…
Um não substitui o outro por completo. Cada um tem as suas vantagens e desvantagens. Mas, eu acredito que, por ser mais leve e ter a possibilidade de agrupar todos os seus livros em um só lugar, vale investir em um Kindle.
O aparelho é vendido pela Amazon e há mais de um modelo disponível. Confira abaixo:
> Kindle 10a geração – iluminação embutida
> Kindle Paperwhite – à prova d’água
> Kindle Oasis – iluminação se ajusta automaticamente conforme a luz do ambiente.
Apenas uma observação: se você optar por comprar qualquer um dos modelos de Kindle acima através dos links, eu ganho uma comissão da Amazon, mas você NÃO paga nada a mais por isso. 🙂
Se você ainda ficou com dúvidas entre escolher o livro físico ou kindle para suas viagens, me escreva um comentário, posso te ajudar. Não esquece de compartilhar esse texto com quem ainda se questiona sobre essa escolha.
Deixe um comentário: