Pelo mundo

Conheça 10 feiras de Natal pelo mundo

Santa Claus Village Rovaniemi
Papai Noel na Lapônia (foto: Santa Claus Village)

A época mais charmosa do ano! O Natal é uma das datas mais aguardadas. Para muitas, é sinônimo de boas lembranças, de família reunida, amigos queridos, comidas gostosas e de muita festa! Ao redor do mundo, as feiras natalinas, além de serem pontos turísticos, também são ótimas para entendermos outras tradições dessa época querida. Sendo assim, eu separei 10 feiras de Natal pelo mundo para você conhecer.

Alguns países mantêm a tradição das feiras e mercados mais viva que aqui no Brasil. É o caso da Alemanha, França, Suíça, Áustria, Finlândia, entre vários outros. Sendo assim, nesses mercados natalinos, você encontra presentes, enfeites para decoração, sabores da época e outras guloseimas.

10 feiras de Natal pelo mundo

Christkindlesmarkt, Nuremberg

O Mercado de Nuremberg (foto: divulgação)

A Alemanha é o país mais tradicional no quesito ‘mercados de Natal’. E o Christkindlesmarkt de Nuremberg, é o mais famoso deles. Um dos mais antigos também, pois data do século 16.

O centro da pequena cidade no estilo medieval, que fica ao norte da região da Bavária se transforma nessa época do ano para receber a famosa feira. Entre lembrancinhas, apresentações e enfeites, você deve provar o famoso vinho quente – Glühwein – e o doce típico natalino Lebkuchen. Sem esquecer, é claro, de experimentar a tradicional salsicha Bratwurst e o pão de gengibre.

Nesse sentido, é um verdadeiro convite para nós, adultos, voltarmos aos nossos sentimentos de quando éramos crianças. Apesar do comércio ser o principal foco do local, os alemães o frequentam para encontrar amigos e familiares e passar um tempo juntos apreciando a linda decoração de Natal.

Christkindelsmärik, Estrasburgo

Outra feira super tradicional e antiga que acontece na Europa fica em Estrasburgo, capital da Alsácia, a nordeste da França. A feira acontece na cidade desde 1570 e chega a receber 2 milhões de visitantes a cada ano, tamanha a importância.

O mercado também é conhecido como Marché de l’Enfant Jésus – o Mercado do Menino Jesus e é composto por 300 chalés feitos de madeira, espalhados pelas principais praças da cidade. Para você se organizar e conseguir visitar os diferentes pontos do mercado, vale acessar o site oficial e conferir o mapa que mostra as bancas.

Produtos típicos, comidas natalinas e artesanato você encontra por lá. Além da árvore de Natal de aproximadamente 30m de altura, montada nas edições.

Tivoli Gardens Christmas Market, Copenhagen

Tivoli Gardens

Você já viu feira de Natal dentro de um parque de diversões? Que combinação perfeita! Pois em Copenhagen, capital da Dinamarca, o mercado natalino mais famoso acontece no Tivoli Gardens – um dos parque de diversões mais antigos do mundo, que fica na cidade.

A visita já vale pela decoração do local. Para isso, mais de 4 milhões de luzinhas são colocadas nos pinheiros ao redor do lago. E essa decoração é criada pelo designer da marca de jóias Tiffany! Por outro lado, os estandes também merecem uma dedicação especial. Pois eles oferecem comidas típicas dinamarquesas, como o æbleskiver – um donut gelado com geléia e o gløgg – vinho quente com uvas passas, cravo, canela e amêndoas.

Aproveite para conhecer a roda-gigante, que, na altura de seus 80m, oferece uma vista panorâmica espetacular da cidade. Mas se você prefere algo mais diferenciado, conheça a pista de patinação que acontece em cima do lago congelado.

Dresdner Striezelmarkt, Dresden

Puro charme na feira natalina de Dresden

Outro mercado na Alemanha, porque sim. O mercado de Natal de Dresden é o mais antigo do mundo! Pois data de 1434. Por toda a tradição que apresenta ano após ano, a Dresdner Striezelmartk é um sucesso.

São mais de 250 quisques, onde você encontra os mais lindos artesanatos. Além das guloseimas natalinas, é claro. Não deixe de provar o famoso bolo de frutas, chamado de Stollen.

Toronto Christmas Market, Toronto

Mercado de Natal em Toronto (foto: Tá por onde)

O Canadá é daqueles países que encantam tanto no verão quanto no inverno. Há atrações para todos os gostos e estações do ano. E é em Toronto que acontece uma das feiras de Natal mais famosas do país.

No bairro de Distillery District você se depara com a Toronto Christmas Market e por lá encontra tudo referente ao universo natalino. De enfeites à gastronomia. Além disso, os eventos são uma atração à parte, como é o caso do desfile de São Nicolau e apresentação de um coral.

Mercado de Natal em Cracóvia

Feira com a Basílica de Santa Maria ao fundo (foto: Diário de Navegador)

Cracóvia, na Polônia, tem um charme especial. A pequena cidade é rodeada de prédios históricos repletos de muita história. Principalmente sobre a Segunda Guerra Mundial.

O mercado de Natal de Cracóvia fica no centro histórico, na Praça Rynek Glówny. E é a feira natalina mais bonita da Polônia. São diversas barraquinhas que vendem comidas e bebidas típicas e os famosos vidros de corte polonês. Além dos variados enfeites de Natal. É puro encanto!

Leia também: Dicas e sugestões do que fazer em Cracóvia

Winterwonderland, Londres

Um dos meus favoritos, com certeza. O Winterwonderland é a mistura entre parque de diversões com feira de natal. Construído anualmente em pleno Hyde Park, em Londres, o evento é um espetáculo! E um must go para quem visita a cidade nessa época do ano.

Aliás, Londres no Natal deveria ser parada obrigatória. Desde novembro as ruas já recebem a decoração e iluminação no clima de festas. Há vários mercados espalhados pela cidade e a atmosfera se transforma.

Para se inspirar: Londres: Tudo o que você precisa saber

No Winterwonderland você encontra desde um parque de diversões com tobogã, roda gigante, voutros tantos brinquedos e por fim, um mercado natalino gastronômico no estilo alemão. Ou seja, a diversão e a experiência com novos sabores está garantida.

Mercado de Natal na Praça do Campo Pequeno, Lisboa

Mercado de Natal em Lisboa (foto: Dicas de Lisboa)

Cada vez mais a tradição dos mercados de Natal se populariza por Portugal. Inspirado totalmente nas feiras de países como Alemanha e França, os mercados natalinos estão se espalhando por cidades portuguesas.

Em Lisboa não é diferente. Aliás, a cidade é um ótimo destino para visitar nessa época do ano. O Mercado de Natal da Praça Campo Pequeno é um local que você encontra de tudo, de artesanato às comidas. São mais de 100 bancas, sendo um dos maiores mercados da cidade.

O bacana é que os produtos comercializados são 100% portugueses. Dessa forma, conhecemos mais ainda sobre a gastronomia e cultura lisboeta. Além de apoiar pequenos produtores e comerciantes.

Santa Claus Village, Rovaniemi

A cidade do Papai Noel não poderia ficar de fora. Rovaniemi, na região da Lapônia, na Finlândia é conhecida mundialmente como a terra do bom velhinho. Por isso, por lá, as festividades nessa época, estão a mil.

O início da temporada de Natal é um espetáculo, pois há um lindo show de abertura das festividades. Sempre com muito frio e neve, é claro! Além a Vila do Papai Noel, os turistas que visitam Rovaniemi nesse período, também buscam pelo fenômeno da Aurora Boreal.

Na Lapônia, você pode ter a experiência de passear de trenó puxado pelos cachorros da raça Husky ou então por rena, se aventurar com o snowmobile, e ainda, se hospedar em iglus de vidro para a tentativa de presenciar a Aurora Boreal no conforto e no quentinho. Com certeza será um Natal diferente e único. Uma experiência que vale cada centavo investido (mas atente-se, pois os preços são elevados por lá).

Natal Luz, Gramado

A Vila de Natal (foto: divulgação)

Aqui no Brasil, não temos esse costume das feiras natalinas. No entanto, na Serra Gaúcha, parece que a mágica acontece. É em Gramado que podemos vivenciar a verdadeira magia do Natal. Todo ano, a data mais aguardada pelos turistas é a época em que acontece o Natal Luz (final de outubro a janeiro).

A cidade fica lindamente decorada com luzinhas e enfeites. Há desfiles pelas ruas, eventos e diversas outras atrações. O acendimento das luzes de Natal encanta qualquer um. Mas é na Vila de Natal, a residência oficial do Papai Noel em Gramado, que acontece uma espécie de feirinha com produtos artesanais natalinos.

Além dessas atrações específicas, vale muito andar pela cidade e conferir todos os detalhes de perto. Parece que estamos em um livro de história infantil de tão caprichada a decoração.

Por fim, um super ponto positivo, é que mesmo no verão, Gramado ainda fica com uma temperatura amena, devido a sua altitude. Sendo assim, é um destino perfeito para vivenciar essa época do ano. Se você quiser mais informações acesse o site do Natal Luz.


Gostou de conhecer essas 10 feiras de Natal espalhadas pelo mundo? O que achou? Me conta aqui os comentários. 🙂 Mas se você ficou com alguma dúvida, então me manda aqui embaixo também para que eu possa te ajudar.

Descubra outras maravilhosidades pelo mundo:

5 livrarias para conhecer

5 museus ara quem gosta de música

Deixe um comentário: