InglaterraLondres

O que fazer em East London?

East London

Londres é gigante, não só em tamanho, mas também, na variedade de atrações. Em 2019 (era pré pandemia), Londres foi eleita, de acordo com as avaliações no TripAdvisor, como o principal destino do mundo. Não faltam regiões para conhecer por lá, além, é claro, dos tradicionais pontos turísticos da cidade. No entanto, o post é sobre East London, a região leste da cidade inglesa. É a região cool, descolada, que transborda diversidade cultural. Berço do estilo hipster londrino e também local escolhido por diferentes etnias para morar. Mas então, o que fazer em East London?

East London  

Apenas para você se situar, East London abrange os bairros de Shoreditch, Hoxton, Whitechapel, Spitafields, Hackney, Angel e Islington. A região recebeu inúmeros projetos de revitalização, a tornando conhecida por esses motivos e e tornou, hoje, a área mais vibrante da cidade.

Toda a região possui uma atmosfera boêmia e é uma das principais referências quando o assunto é arte. East London é plural, é multiétnica. É a mistura de influências e costumes, já que por lá estão judeus, indianos, bengaleses, muçulmanos, muitos artistas e outras pessoas com um estilo de vida mais autêntico. Enfim, são elas que fazem o bairro ser um dos mais diversificados e criativos da cidade.

Gentrificação

Primeiramente, o que é gentrificação? Proveniente do inglês o termo “gentrification“, significa, de forma resumida, uma valorização imobiliária em uma região de uma cidade. O foco em questão, é a área de East End em Londres, sobre a qual é o post. Mas o processo de gentrificação já aconteceu em cidades como São Paulo, Nova York, Madri e Cracóvia, por exemplo.

Basicamente é quando empreendedores, artistas, empresários, pessoas com uma vivência mais criativa, saem dos grandes centros, que possuem os aluguéis mais altos e investem nos bairros até então esquecidos e desvalorizados. Essas regiões normalmente são antigas zonas industriais ou ainda, onde habitavam imigrantes. O que acontece é que surge uma revitalização e novos empreendimentos nesses locais, os colocando no radar da população e até mesmo dos turistas.

Esses bairros costumam ter um ar boêmio, alternativo, artístico e moderno. Dessa forma, surgem tendências em todos os segmentos. Galerias de arte, lojas de designers independentes, restaurantes diferenciados e por fim, uma mistura muito interessante de estilos, culturas e comportamentos.

East London é uma região que passou por um processo de gentrificação na virada do milênio, quando parte da população cool saiu de West End, devido aos elevados custos de vida. Então, começaram a ocupar armazéns e locais onde antes funcionavam fábricas de tecido, principalmente em Shoreditch.

Brick Lane

Brick Lane está no coração de East London. Nessa rua estão os diversos brechós (famosos na região), além de acontecer também, feiras aos finais de semana.  Se você quiser ter uma experiência diferenciada, não deixe de conhecer alguma das milhares de Curry Houses que existem em Brick Lane. São restaurantes indianos que receberam esse apelido devido ao tempero marcante da culinária – o curry.  

Veja o que mais conhecer em Brick Lane:

  • Brick Lane Bookshop é uma livraria independente, localizada na rua homônima. A livraria possui títulos ingleses e internacionais e ainda, promove eventos e workshops.
  • Se o seu coração bate mais forte por música, a Rough Trade East é o lugar certo. Você encontra por lá CDs, vinis e livros sobre o assunto. Fica próxima da Brick Lane.  
  • Brick Lane Beigel Bake – a mais antiga e famosa loja de beigel de Londres. Funciona todos os dias e está sempre com filas. Inclusive, o local produz mais de sete mil beigels por noite!
  • Como já mencionei, uma visita para incluir no seu roteiro, é a visita ao Brick Lane Market, um mercado de rua que está a todo vapor aos domingos. Móveis e roupas de segunda mão, artigos exclusivos e uma infinidade de coisas te esperam por lá. O bacana é que você nunca sabe o que poderá encontrar!
  • Como chegar: Estação de metrô – Aldgate East ou Liverpool Street. Estação de metrô overground – Shoreditch High Street

Lojas Vintage

Beyond Retro

Interior da Beyond Retro (imagem/divulgação)

A Beyond Retro é uma das lojas mais tradicionais quando se fala em brechó ou estabelecimentos que vendem roupas e artigos vintage. São mais de 20 mil itens exclusivos, entre vestidos dos anos 1950 aos clássicos jeans Levi’s, para você pesquisa em uma visita à flagship da loja que fica em East London.

O bacana é que a curadoria dos itens que entram na Beyond Retro é realizado de uma forma minuciosa pelos profissionais da equipe de compras. Essa busca é baseada em uma mistura das tendências com a moda de rua, mas principalmente, a equipe observa o seu próprio estilo e o modo como os clientes se vestem. Por isso, se você curte moda, peças vintage e um passeio diferente, super vale uma visita até a Beyond Retro.

  • Endereço: Cheshire Street, 110-112 Cheshire St, Londres, E2 6EJ
  • Horário: De segunda a sábado, da 11h às 19h e aos domingos, das 11h30 às 18h
  • Como chegar: Estação de metrô Bethnal Green

Brick Lane Vintage Market

A Brick Lane Vintage Market é mais uma loja de roupas vintage que você precisa conhecer em East London. Com peças que variam da década de 1920 até a década de 1990, você encontra não só casacos, ternos masculinos e vestidos de noiva vintage, como também discos de vinil e outros acessórios distintos.

  • Endereço: F Block, 85 Brick Lane, Londres E1 6QL
  • Horário: De quinta a sábado, das 11h às 18h e domingo, das 10h às 18h
  • Como chegar: Estação de metrô – Aldgate East ou Estação de metrô overground – Shoreditch High Street

Columbia Road Flower Market

Columbia Road Flower Market é um mercado de flores e artigos de jardinagem e de decoração que acontece todo domingo na rua Columbia Road. Em funcionamento há mais de 150 anos, a dica é ir logo cedo para não pegar o local muito movimentado. No entanto, próximo da hora de encerramento, as flores são vendidas com desconto!

Columbia Road Flower Market em East London
Columbia Road Flower Market (foto: My Darling Londres)

Além das bancas de flores e utensílios, ao longo da rua, você também encontra diversas lojinhas vintage, cafés e galerias de arte. Sendo assim, aproveite a manhã de domingo para experimentar algum café por lá ou até mesmo fazer um brunch, como os londrinos!

  • Endereço: Columbia Road, Londres, E2 7RG
  • Horário: Domingo, das 8h às 15h
  • Como chegar: Estação de metrô – Liverpool Street e estação de metrô overground – Hoxton

Boxpark

Boxpark é um espaço criado com a ideia de unir entretenimento, cultura e alimentação em um só local. Existem três unidades em Londres e o primeiro deles, que foi inaugurado em 2011, fica em Shoreditch.  Por lá, a dica é experimentar uma das variadas opções das comidas de rua, ou street food – que vai de hambúrgueres até mesmo à culinária tradicional caribenha, você encontra de tudo! Para tornar a sua visita ao Boxpark ainda mais diferenciada, cada unidade possui um programa de atividades e entretenimento liderado pela comunidade. Por fim, vale acessar o site oficial para ver o que está acontecendo no local.

  • Endereço: 2-10 Bethnal Green Rd, Hackney, Londres, E1 6GY
  • Horário: De segunda a quinta, das 11h às 23h; sexta e sábado, das 11h às 23h45; domingo, das 11h às 22h30 
  • Como chegar: Estação de metrô overground – Shoreditch High Street

Old Spitalfields Market

Old Spitalfields Market fica bem próximo da Brick Lane, então é possível fazer esses dois passeios juntos. O Old Spitalfields é um mercado com produtores locais e marcas independentes que vende roupas, acessórios, artigos de decoração, objetos de segunda mão, CDs, vinis, produtos cosméticos e muito mais. Além disso, a parte gastronômica do mercado também é ótima, pois possui diferentes opções variando do doce ao salgado e trazendo diferentes sabores e temperos de cozinhas ao redor do mundo. Por lá você encontra, entre tantas opções, comida indiana, tailandesa, italiana, jamaicana e do Sri Lanka, por exemplo.

  • Endereço: Old Spitalfields Market, 16 Horner Square, Londres, E1 6EW
  • Horário: Abertura do local – de segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 18h e domingo das 10h às 17h. Mas, para verificar o horário de funcionamento da área gastronômica e das lojas, acesse o site oficial.
  • Como chegar: Estação de metrô Liverpool Street

Whitechapel Gallery

Whitechapel Gallery East London
A fachada da Whitechapel Gallery (divulgação/Instagram)

Para quem é fã de arte contemporânea, já adianto que conhecer a Whitechapel Gallery é indispensável. A galeria foi fundada em 1901 e fica no coração de East London. É considerada um marco para a arte contemporânea mundial e uma importante instituição cultural de Londres.  Nesse sentido, a Whitechapel Gallery é lembrada por revelar talentos como Jackson Pollock, Frida Kahlo, Mark Rothko e outros tantos. E ainda foi aonde “Guernica” de Pablo Picasso foi exibida em sua primeira visita ao Reino Unido.  

Na primeira quinta-feira do mês, acontece o evento “First Thursdays”, ministrado pela Whitechapel. Mais de 150 galerias da região se unem e promovem eventos, palestras e mostras, tudo gratuitamente.  Por fim, é importante ressaltar que a entrada da Whitechapel Gallery é gratuita! Porém, em tempos de pandemia é necessário reservar sua visita pelo site.  

  • Endereço: Whitechapel Gallery, 77-82 Whitechapel High St, Londres, E1 7QX
  • Horário: De terça a domingo, das 11h às 18h. Durante o evento First Thursdays, que acontece na primeira quinta-feira do mês, a galeria fecha somente às 21h.
  • Como chegar: Estação de metrô Aldgate East 

Cervejarias

Em East London, como já deu para perceber, há muita opção de lugares gastronômicos para você experimentar as mais variadas comidas. Mas não só de comida se vive, não é mesmo? Por isso você também vai encontrar pela região, diversas cervejarias! Se você gosta da bebida, será um prato cheio (ou copo no caso!) visitar algumas delas.

Veja algumas cervejarias em East London:

  • Crate Brewery – Localizada em Hackney, às margens do Rio Lea, além da produção de cervejas, no local há pizzas deliciosas. O combo perfeito! A estação de metrô mais próxima é da Linha Overground, Hackney Wick.
  • Boxcar Brewery – Se você procura por cervejas geladas, de barril ou lata, com um sabor fresco e fora do comum, Boxcar é o lugar ideal. A cervejaria funciona de quarta a domingo e fica próxima da estação de metrô Bethnal Green.

Sugestão de roteiro em East London

Domingo é ideal para conhecer a região! Há mercados e eventos que só acontecem nesse dia, apesar dos restaurantes e lojas abrirem diariamente. Já adianto que o dia será de caminhadas pelo bairro, então coloque um calçado confortável!

Veja abaixo minha ideia de roteiro para um dia de domingo em East End:

Roteiro por East End

 • a manhã começa pelo mercado de flores em Columbia Road. Nas ruazinhas adjacentes, você encontra cafeterias, lojas de decoração, jardinagem e artigos vintage. Conhecer a Mason & Painter vai encher seus olhos de beleza!

• o almoço pode ser no The Light Bar – icônico restaurante que é símbolo de East End. Distante cerca de 20 minutos caminhando.

• para a sobremesa, o Box Park (a menos de 10 minutos) é uma boa escolha. O local mistura gastronomia, lazer e entretenimento. Muito bacana!

• pela tarde a pedida é passear pela pela Brick Lane. Em uma curta caminhada você chega até a o coração de East End. Se curte música, a loja Rough Trade East é parada obrigatória, para bons livros, chegue até a Brick Lane Bookshop e por fim, vale conhecer alguma lojinha vintage. Sem falar que a rua estará tomada de pessoas vendendo artigos, roupas e outros objetos de segunda mão, assim como artistas de rua fazendo suas performances. É bem animado!

• quando bater a fome novamente, experimente um bagel na famosa The Beigel Bake Brick Lane Bakery. O local fica aberto 24hrs e vende os melhores bagels da cidade.

• ao final do dia, você pode ir caminhando até a Whitechapel Gallery (fecha às 18h), galeria de arte contemporânea. E por fim, que tal tomar um pint 🍺 em algum dos pubs da região?

Espero que você tenha gostado desse roteiro pelo leste da cidade mais cool do mundo! Se você tem outros lugares para incluir em uma visita a East London, então escreve nos comentários para eu acrescentar no post!

Deixe um comentário: