Qual a melhor forma de conhecer e se deslocar por uma cidade? A não ser que as distâncias sejam astronômicas, ou que você esteja com algum problema físico, a melhor maneira de conhecer um lugar novo, é sempre caminhando, na minha opinião, claro. Porém, durante as viagens, na maioria das vezes não se tem muito tempo para caminhar de uma atração a outra e para isso, o transporte público está a nossa disposição sempre!
Sendo assim, nesse post, você vai entender como utilizar o transporte público em Budapeste. Além disso, você também confere dicas e informações detalhadas sobre o meio mais utilizado por lá, o metrô.
Transporte público em Budapeste: como usar
Em Budapeste há diferentes formas de se chegar aos lugares, através do metrô (mas atenção! As linhas de metrô operam, na sua maioria, do lado de Peste), ônibus, e tram. Todos esses meios são fáceis de usar, se você quer rapidez, a melhor escolha sempre é se deslocar de metrô. Porém, se não estiver com tanta pressa, o ideal para se locomover e ao mesmo tempo admirar a cidade, é o ônibus ou o bonde.
Metrô
As linhas do metrô operam, na sua maioria, do lado de Peste! Vale prestar atenção nesse fato. Já seu funcionamento ocorre das 4:30 às 23:00h. Existem quatro linhas denominadas com números e cores (linha 1 – amarela, linha 2 – vermelha, linha 3, azul e linha 4 – verde). A Linha 1 do metrô é a segunda mais antiga da Europa! Perdendo apenas para a de Londres e é a que percorre a rota mais turística.
A empresa que opera os meios de transporte é a BKK – Budapesti Közlekedési Központ. Uma vez que eles possuem um aplicativo, com versão inglês, é bem simples de você conferir pelo celular todas as informações necessárias. Acesse Trip Planner no app para checar qual linha deve pegar para chegar até determinado ponto, quanto tempo leva e qual o horário de partida, por exemplo.
Dicas práticas sobre o transporte público
- O valor do bilhete simples (se chama single ticket) é de 350 HUF e é válido por 80 minutos.
- A passagem é a mesma para todos os meios e podem ser compradas nas estações de trem, metrô, nos aeroportos, em bancas de jornal, ou diretamente com o motorista, no caso do ônibus.
- Se você pretende utilizar com frequência o transporte público, muitas vezes vale mais a pena comprar um abono para o tempo em que estiver na cidade. Uma das vantagens é que você evita filas, usa o transporte o quanto quiser e não precisa ficar validando a passagem.
- Você deve validar seu ticket antes de entrar no metrô nas máquinas laranjas.
Há fiscais observando por toda a parte, então jamais deixe de validar o seu ticket, as multas são altas.
Espero que esse post te ajude quando precisar utilizar o transporte público para explorar o que Budapeste tem a oferecer.
Mais dicas do que fazer por lá, você confere aqui.
Deixe um comentário: