CracóviaPolôniaVarsóvia

Andando por aí – Free Walking Tour na Polônia

Centro de Cracóvia

O Free Walking Tour é uma das maneiras mais incríveis e ao mesmo tempo econômica de se conhecer uma cidade nova. Pois é andando que você descobre lugares diferentes, cafés até então escondidos, entende o ritmo do local, se mistura com a população, observa os comportamentos, enfim você vive a cidade.

Em praticamente todas as cidades européias, há inúmeras empresas que promovem passeios gratuitos  sobre diferentes assuntos. Uns falam sobre a guerra que aconteceu no passado, outros são sobre arte de rua, já alguns são focados nas lendas, outros tantos te levam para conhecer pubs e restaurantes e muito mais! Isso te dá a possibilidade de conhecer os lugares com a visão de um guia local.

Além disso, os passeios são em pequenos grupos, com guias que falam diversas línguas. Basta você escolher, no site de cada empresa, o tipo de tour que deseja fazer e em qual idioma, verificar o horário, local de encontro e pronto!

Já sobre o tour ser gratuito, na verdade, você paga ao guia, uma contribuição, o valor que achar justo pelo passeio. Por outro lado, se não puder, tudo bem também, os guias te deixam bem a vontade quanto a isso. Então, se você está com o dinheiro contado para a sua viagem, é uma excelente maneira de conhecer os pontos principais de uma cidade, de forma extremamente barata ou até mesmo gratuita.

Na Polônia, fiz alguns passeios por Varsóvia e Cracóvia nessa modalidade de free walking tour. Gostei muito de todos eles.

Todos os guias eram locais, e mostraram alguns lugares que não estavam nos roteiros turísticos. Definitivamente todos tinham muito conhecimento e falavam com propriedade, trazendo sempre informações históricas.

Conheça um pouco mais sobre a minha experiência com os passeios que fiz na Polônia.

Free Walking Tour em Varsóvia

A empresa que opera essa modalidade de turismo em Varsóvia, é a Orange Umbrella. O site deles possui todas as opções e informações sobre os passeios, com dias e horários disponíveis. Existe a possibilidade de fazer com guias que falam diversas línguas (mas infelizmente, ainda não há em português).

O tour que eu escolhi foi o Varsóvia Judia, que aborda sobre a época sombria que o povo judeu polonês viveu durante a Segunda Guerra Mundial sob o comando nazista no país. Percorri o espaço onde, uma vez, existiu o Gueto Judaico, passando por edificações históricas, monumentos e outras passagens “escondidas“.

gueto judaico
A marca no chão aonde ficava o muro que delimitava o gueto.

A empresa ainda conta com passeios guiados focados na Segunda Guerra, outros que acontecem pela Cidade Velha, e, há ainda um tour sobre o bairro de Praga.

Free Walking Tour em Cracóvia

Cracóvia é uma cidade pequena, então com os passeios guiados a pé, você pode conhecer facilmente toda a região. A empresa com a qual eu fiz o free walking tour é a Walkative. Eles promovem muitas opções de tours, por exemplo: sobre a Segunda Guerra Mundial, o período Comunista, a Cidade Velha e um especificamente focado em mostrar sobre a arte de rua polonesa.

centro de Cracóvia
Praça central de Cracóvia (Jacek Dylag/Unsplash)

Escolhi dois tipos de passeios diferentes: um foi o Cracóvia Judia – tour em espanhol – e o outro o Cracóvia Macabra – em que o guia falava em inglês . Esse segundo tour acontece durante a noite e conta sobre as lendas urbanas e histórias sinistras que aconteceram em diversos pontos da cidade. Foi um dos meus favoritos, com certeza!

O Cracóvia Judia, conta a trajetória dos judeus na cidade polonesa, desde o princípio até a época do nazismo, quando a maioria deles foi enviada aos campos de concentração. Outros tantos, foram obrigados a se mudar para o gueto judaico.

Em um momento do passeio, passamos por fragmentos que ainda estão de pé do que foi o muro que separava o gueto do restante da cidade. Conhecemos também as sinagogas existentes até hoje e a região renovada do antigo bairro judeu. Onde, atualmente, se encontram diversos bares e restaurantes, que à noite, ficam repletos de jovens e turistas. Um dos melhores lugares para ir tomar uma bebida e ouvir música boa.

Fragmentos do Muro que separava o Gueto Judaico

Dica:

Todos os passeios saem pontualmente no horário descrito no site! Por esse motivo,  é bom se programar e chegar com alguns minutos de antecedência para garantir. Já os guias são facilmente avistados, pois seguram guarda-chuvas coloridos, ou estão vestindo algo que mostra o nome da empresa.

Se por algum motivo você se atrasar, ou avistar um grupo e quiser fazer parte, é só se juntar a eles. Do mesmo modo, os guias são tranquilos quanto a isso, você pode chegar ou sair a hora que quiser. Depende só de você.

Mais dicas sobre o que fazer em Varsóvia e Cracóvia, você encontra aqui!

Deixe um comentário: