Pelo mundo

5 Mercados para conhecer pelo mundo

mercados ásia

Já escrevi inúmeras vezes que, sempre que possível, visito os mercados públicos centrais nas cidades em que visito. Acredito que, além de bons preços e ingredientes típicos, é lá onde temos a oportunidade de ter contato com os locais, observar o cotidiano, ver como acontece a rotina da cidade. Então nesse post você encontra os 5 mercados para conhecer pelo mundo.

mercados ásia
Os coloridos dos mercados (Roberto Carlos Roman/Unsplash)

Confesso que foi uma tarefa difícil escolher somente cinco mercados para colocar nesse post. Pois, muitas vezes, as grandes cidades possuem mais de um mercado. E por adorar desse tipo de passeio, já visitei milhares de mercados por onde andei. Mas vamos lá.

Importante ressaltar que não existe ordem de preferência. Tenho sim os meus favoritos, mas não os coloquei em ordem.

Os 5 mercados para conhecer pelo mundo

1. Borough Market – Londres

O Borough Market é o mercado que mais gostei de ter conhecido na capital inglesa. Londres é a cidade dos mercados, em cada bairro há um diferente. Aliás, um passeio muito bacana de se fazer, é visitar os inúmeros mercados espalhados por lá.

No Borough Market você encontra bancas de frutas, legumes, carnes, frutos do mar, queijos, embutidos, pães, doces e muito mais. Além das bancas, lá dentro há também restaurantes onde você pode ter uma refeição tipicamente britânica ou então de outras partes do mundo. Pois a culinária internacional também está presente por lá!

O mercado existe a mais de mil anos e está localizado em Southwark. Por fim, a dica é visitá-lo a partir de quarta-feira, apesar de estar aberto de segunda-feira à sábado.

Borough Market – 8 Southwark St, Londres SE1 1TL – Reino Unido

2. Mercado del Puerto – Montevidéu

O Mercado del Puerto na querida capital uruguaia é um verdadeiro centro gastronômico. Portanto, se você quer experimentar a tradicional parrillada – que são diferentes tipos de carnes assadas em uma grelha pelas brasas da lenha, que queima separadamente – opções não faltam por lá.

Além da parrilla, você também encontra outros produtos típicos uruguaios, como queijos e doces. No entanto, na parte externa do mercado, acontecem feiras com produtos artesanais que são um acontecimento à parte. Ótimo para garantir uma lembrancinha de Montevidéu.

Mercado del Puerto – Perez Castellano, Esquina Com Rambla 25 de Agosto de 1825, Montevidéu – Uruguai

3. Mercado Municipal de São Paulo

Conhecido carinhosamente como Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. O local existe no centro histórico paulista desde 1933. Exibe uma arquitetura de embelezar os olhos com colunas e vitrais.

Mercado Municipal de São Paulo
O Mercadão (José Cordeiro/SPTuris)

Dentro do mercadão há comerciantes de diferentes locais, exibindo variados produtos e especiarias. Além disso, é um ótimo local para fazer um lanche. Não deixe de experimentar o tradicional sanduíche de mortadela do Bar do Mané.

Mercado Municipal de São Paulo – R. Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP – Brasil

4. Mercado central de Budapeste

O Mercado Central de BudapesteNagy  Vásárcsarnok – é um local que sem dúvida, merece uma visita! Sendo assim, comece apreciando o exterior do prédio, que é muito bonito com uma arquitetura única. O mercado foi construído no final do século 19, mas devido às guerras que enfrentou, passou por uma revitalização completa na década de 1990.

Mercado Central de Budapeste
Mercado Central de Budapeste (Cheynu Jiang/Unsplash)

Lá dentro estão, não só produtos de hortifruti, como também carnes, peixes e especiarias tradicionais da Hungria, como a páprica. Além das bancas vendendo esses alimentos, o segundo andar é dedicado ao artesanato, sendo um bom local para as lembrancinhas de Budapeste, pois possui ótimos preços!

Ainda no segundo andar do mercado, você se depara com diferentes opções de restaurantes que servem a culinária típica húngara, como o Goulash.

Goulash no Mercado Central em Budapeste
Goulash no Mercado Central

Mercado Central de Budapeste – Vámház krt. 1-3, 1093, Budapeste – Hungria

5. Mercado Público de Porto Alegre

Por fim, o número 5. E eu não poderia deixar de fora a minha cidade, né! O Mercado Público de Porto Alegre, localizado no centro histórico da capital gaúcha, é um tradicional passeio para um sábado. Foi inaugurado em 1869 e conta com mais de 100 bancas comercializando os mais variados alimentos.

A fachada do Mercado Público (Ronei Brognoli)

Uma das bancas mais conhecidas é a Banca 43. Afinal, a Banca 43 um verdadeiro empório gourmet, com produtos simplesmente maravilhosos, que vão de fiambreria, passando grãos e frutas secas, até mesmo vinhos e espumantes. Uma vez que a banca ficou tão popular entre os gaúchos, além de atender no Mercado Público, ela se fixou também em outro bairro da cidade. Ah! ela ainda possui um e-commerce com entregas para todo o Brasil. Acesse e confira.

Entretanto, se bater a fome durante a sua visita ao mercado, pare no Gambrinus – que fica no segundo andar. A pedida é experimentar um bolinho de bacalhau com um chope bem gelado. Definitivamente, combinação perfeita!

Mercado Público de Porto Alegre – Av. Borges de Medeiros – Centro Histórico, Porto Alegre – RS – Brasil

Enfim, essas foram as minhas escolhas. Mas, muitos mercados ficaram de fora, eu sei. Por isso, se você quiser continuar essa lista, me escreva aqui nos comentários!

Para outros posts sobre diferentes destinos, basta clicar aqui.

Deixe um comentário: