Pelo mundo

Livro: Accidentally Wes Anderson

Accidentally Wes Anderson

Você já ouviu falar no livro Accidentally Wes Anderson? Primeiramente a tradução significa algo como “acidentalmente Wes Anderson“. Tudo começou com uma conta colaborativa no Instagram. Em 2017 Wally Kouval, um entusiasta do cineasta americano Wes Anderson criou a conta @accidentallywesanderson. A conta reúne fotografias contendo o estilo e características da estética utilizada pelo diretor.

Mas qual é essa estética? Ela é composta por cores saturadas, fachadas coloridas, enquadramentos minimalistas e uma pegada vintage também. Resumindo, ela é única com atributos que aparecem em diferentes filmes do cineasta.

Por sinal, se você não sabe quem é Wes Anderson, ele é diretor, produtor e roteirista de diversos filmes. Entre os filmes, estão os icônicos: O Grande Hotel Budapeste, Moonrise Kingdom, Os Excêntricos Tenenbaums e Viagem a Darjeeling.

posters dos filmes de Wes Anderson
Alguns pôsteres dos filmes de Wes Anderson

O bacana é que a conta do instagram não é apenas a junção de diferentes imagens aleatórias. Na minha opinião, pode se dizer que é uma conta que mescla a fotografia e a estética com viagens! Isso se dá pois, cada foto adicionada vem com um texto contendo informações históricas e curiosidades sobre cada local. Sensacional!

O livro

Capa do livro Accidentally Wes Anderson
A icônica capa do livro

Finalmente, depois de três anos de existência da conta Accidentally Wes Anderson e de milhares de imagens reunidas, Wally Kouval decidiu transformá-la em um livro de fotografias. Importante ressaltar que o livro foi autorizado pelo próprio Wes Anderson!

Para isso, 200 fotografias foram selecionadas, passando por mais de 50 países ao redor do mundo. Em outras palavras, o livro celebra o simétrico, o atípico, o inesperado, o padronizado, as cores distintas e claro, o estilo único desse renomado cineasta.

Algumas fotografias que fazem parte do Accidentally Wes Anderson:

Fotografia de um farol na Austrália - Accidentally Wes Anderson
Farol em Port Fairy, Victoria, na Austrália (Edward James/divulgação)
Imagem do livro - Forte Amer em Jaipur, na Índia
Forte Amer, Jaipur, na Índia (@chrsschlkx/divulgação)
Metro em Londres
Londres, na Inglaterra (@tubeontap/divulgação)
Malmo, Suécia
Malmo, Suécia (Marcus Wallinder/divulgação)
garagem de barcos na Austrália
Garagem de barcos em Crawley, na Austrália (@_jameswong/divulgação)

Onde encontrar

Se você mora no Brasil, pode comprá-lo através do site da Amazon, no link abaixo. Lembrando que por esse link, quando você comprar, O Mapa da Viagem ganha uma pequena comissão da Amazon, no entanto, você não pagará nada a mais por isso.

Além do livro e da conta no Instagram, Accidentally Wes Anderson possui também um site que é um verdadeiro guia de viagens por lugares, às vezes, inusitados pelo mundo! Vale muito a pena acessar viajar através dos diversos destinos detalhados por lá.

Por isso, a minha sugestão é: acesse o site e vá em “places” e clique em “see the map“. Assim, você tem um apanhado geral dos lugares já publicados no @accidentallywesanderson e além disso, é presenteado com a história por trás daquela cidade, fachada, trem, ou museu.

Print da página Accidentally Wes Anderson
Print do site na seção “see the map”

É através do site que você consegue se encontrar melhor os diferentes destinos e tem uma visão geral de todas as locações que já participaram. Alguns locais do Brasil estão na lista! Confira abaixo.

Por fim, você pode contribuir com fotografias ainda não enviadas. Para isso basta clicar em “submit a photo”. Sendo assim, pode-se dizer que é um trabalho interminável de curadoria, pois o mundo está repleto de lugares incríveis que são “accidentally Wes Anderson”.

Curtiu esse post? Então me conta aqui nos comentários o que você achou. 🙂

Mas, se você busca por outros destinos, roteiros e dicas de viagem, acesse aqui.

Comments (2)

  1. Muito bom o artigo! Bela sacada de assunto. Eu não conhecia nada a respeito as as imagens me chamara a atenção e a história dele é bem interessante!

    • Obrigada!! é uma boa sacada de assunto mesmo e de quebra, um livro repleto de imagens lindas e diferentes!! 🙂

Deixe um comentário: