DestinosInglaterraLondres

Londres de graça! Os passeios gratuitos da capital inglesa.

Millenium Bridge, em Londres

Londres de graça! Isso mesmo, nesse post você vai conhecer os passeios gratuitos disponíveis na cidade. A capital inglesa tem muita coisa para fazer e conhecer. São museus (centenas deles), parques, palácios, lojas, ruas famosas, bairros charmosos, pubs (infinitos), mercados gastronômicos, feiras ao ar livre, entre outros tantos.

Apesar de ser um local relativamente caro para se visitar, opções não faltam quando o assunto é “passeio gratuito”. Isso mesmo, daqueles que você não precisa desembolsar uma libra se quer para realizá-lo.

Por isso, nesse post você encontra diferentes tipos de programas – todos gratuitos – para poder experimentar quando estiver na cidade. É o que eu chamo de Londres de graça! Aproveite.

Museus

Primeiramente, vale mencionar que os museus em Londres já são, em sua grande maioria, de graça ao público. Na verdade, você só paga se quiser conhecer alguma exposição temporária. O que é ótimo, pois a cidade tem uma gama enorme de museus, sendo que vários deles estão no topo da lista dos melhores do mundo. Inclusive, eu escrevi um post sobre os meus museus favoritos na cidade. Você pode conferir clicando aqui.

Mas ainda há outra sugestão para quem curte arte e não quer entrar em algum museu ou galeria. É a arte de rua, a famosa street art. Sendo o grafite, o estilo mais famoso dessa modalidade. Portanto, para encher os olhos deles, vá até Shoreditch, em East London. Uma verdadeira galeria de street art a céu aberto. Obras do ilustre artista Banksy estão espalhadas por lá.

Imagem de prédio grafitado em Shoreditch, East London
Nem os prédios de East London “escapam” daos artistas (John Dancy/Unsplash)

Aproveitando, em East London, toda primeira quinta-feira do mês, acontece um super evento chamado “First Thursdays Walking Tour” ministrado pela renomada Whitechapel Gallery. Nesse acontecimento, 150 galerias localizadas na região, se reunem e realizam eventos gratuitos em conjunto. São palestras, exibições, visitas guiadas e privadas. Para saber mais sobre o evento, acesse o site.

Passeios a pé

Por mais que Londres seja muito bem servida no quesito transporte público, andar a pé pela cidade, ou por bairros específicos, é maravilhoso e não custa nada. Muitas das atrações tradicionais você conhece dessa maneira, como: o Big Ben, a ponte Tower Bridge, as margens do rio Tâmisa, passear por Notting Hill, Covent Garden, Camden Town, East London e os tantos mercados gastronômicos. Sem falar nos famosos parques, como o Hyde Park e o Kensington Gardens, andar pelas margens de Little Venice, tirar foto na Abbey Road, conhecer a Trafalgar Square e muito mais.

Millenium Bridge
A Millenium Bridge (Yulia Chinato/Unsplash)
Algumas ideias de roteiros para essas caminhadas são:
  • Atravessar a avenida The Mall de um lado à outro – ela te leva do Palácio de Buckingham até Trafalgar Square. São cerca de 1,5km de percurso.
  • Camden Town – andar pelas margens do Regent’s Canal, que forma a chamada Little Venice até o Regent’s Park.
  • Covent Garden – perambular pela ruas em torno da Piazza e do Covent Garden Market. Não deixe de ir até o beco escondido Neal’s Yard.
  • Notting Hill – ir até a Portobello Road e se deixar perder pelo Portobello Market que é incrível.
  • Às margens do rio Tâmisa – caminhar da London Eye (a roda gigante) até a Tower Bridge.
  • Atravessar a Millenium Bridge até o museu de arte moderna, Tate Modern.
  • Dar uma super volta pelo Borough Market, um mercado cheio de delícias ao sul do rio Tâmisa.
  • Hampstead – se perder, não só pelo parque, chamado de Hampstead Heath, mas também pelo bairro! É repleto de atrações.
  • East London – percorrer a Brick Lane e conhecer suas proximidades. Restaurantes indianos, brechós e mercados fazem parte da região.
  • Picadilly Circus – conhecer o famoso letreiro luminoso e aproveitar também para percorrer, a pé, a avenida Regent Street até Oxford Circus.
  • Carnaby Street – circular pela charmosa e acolhedora região. De lojas à bares e restaurantes, opções não faltam para conhecer.
Regent's Canal em Londres
Regent’s Canal (Dan S./Unsplash)

Falei sobre diversos desses pontos em outras postagens. Aliás, indico a leitura deles para informações mais especificadas. Você encontra essas atrações mencionadas em diferentes posts aqui.

Free Walking Tour

Se tem algo que eu sempre procuro quando viajo, são os passeios guiados a e gratuitos. Pois eu acredito ser uma das melhores formas de se conhecer uma nova cidade. Já que os guias, locais, ou não, quase sempre te apresentam lugares mais escondidos ou que não estão nos highlights daquela cidade. Além disso, eles normalmente dão o seu toque à mais na explicação de algum ponto turístico, muitas vezes expondo até mesmo suas opiniões. Eu, particularmente gosto. Acho que toda a experiência fica mais pessoal.

Na verdade, nesse tipo de tour, é comum que você dê uma contribuição – de qualquer valor – ao guia ao final do passeio. Mas isso é totalmente opcional. Se você realmente não tiver condições de retribuir com algum valor, tudo bem. O que torna bem livre a opção de cada um. Eu mesma já fiz vários desses passeios e vi gente dar um valor altíssimo, enquanto outros não contribuíam com nada. Então fica ao seu critério.

Wonders of London

Uma das muitas empresas que presta esse serviço é a Wonders of London. Eles oferecem todo tipo de tour que você pode imaginar! Alguns deles são: Royal Westminster tour, Harry Potter tour, Jack The Ripper tour (sobre o famoso assassino Jack estripador), Street Art & Graffiti tour, além dos famosos tours pelos pubs londrinos e ainda há diversos tour pelos parques. Bem como pelo tradicional Hyde Park e Kensington Gardens, Greenwich tour, Richmond Park tour, entre outros.

Albert Memorial e Royal Albert Hall ao fundo, no Kensington Gardens, em Londres
As belezas de Kensington Gardens (divulgação/Royal Parks)

Em sua maioria, a caminhada dura em média de 2h à 2h30. A não ser o tour pelos pubs, que dura um pouco mais, de 3h à 3h30. Todos eles são gratuitos, você paga quanto puder e se puder. No site oficial da empresa tem um calendário com os horários e dias de cada passeio. Na descrição de cada tour, você descobre o meeting point, ou seja, o local de encontro com o guia, que é o ponto de partida. Ainda há a descrição completa do itinerário com um mapa mostrando o roteiro. Além dessa variedade de passeios gratuitos, a Wonders of London também promove tours pagos. No site você consegue verificar quais são eles. Ah! a língua falada pelos guias é inglês.

Fato importantíssimo de ressaltar é que a empresa opera com o selo “We’re good to go”. Um certificado oficial do Reino Unido, sinalizando que eles estão aptos e preparados para lidar seguindo as diretrizes decretadas pelo governo devido a pandemia do coronavírus. Priorizando a limpeza constante e o distanciamento social.

Sandemans

Outra empresa conhecida que disponibiliza o free walking tour é a Sandemans. Eles possuem passeios por diferentes cidades do Reino Unido, da Europa e dos Estados Unidos também.

O free walking tour que acontece em Londres, faz um apanhado geral passando pelos principais pontos da cidade. Como o Palácio de Buckingham, a Abadia de Westminster, o Parlamento, o Big Ben, a Trafalgar Square entre outros. Para esse tour, o ponto de encontro, é em Covent Garden – em frente a loja da Apple. Pelo site, você consegue confirmar o horário e o dia que acontece cada passeio.

Há a disponibilidade do tour ser na língua inglesa ou espanhola. Além disso, é possível agendar com antecedência – através do site – ou então, você pode simplesmente aparecer no ponto de encontro e na hora marcada. A duração é de 3h.

A Sandemans também oferece tours pagos, inclusive, além de passeios por Londres, há a possibilidade de um day tour, ou seja um programa que dura o dia todo, por Oxford.

Enfim…

Esses são os programas que eu sugiro par você vivenciar uma Londres de graça. Se você conhecer outra empresa que faça esse tipo de tour, escreve aqui nos comentários! Vou adorar saber e incluir no post.

Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre os programas gratuitos em Londres. E que você realmente desfrute da cidade a pé! Não esqueça de levar um tênis confortável para a sua viagem. Pois você, com certeza, vai precisar 🙂

Mais dicas e roteiros sobre Londres, acesse aqui.

Deixe um comentário: