Pelo mundo

5 Museus para quem gosta de música

Acervo do The Beatles Story
Exposição no The Beatles Story (foto: divulgação)

Música ajuda a contar a história de um lugar, isso é fato. E que música e viagem combinam perfeitamente, nós também já sabemos. Dessa forma, há milhares museus sobre estilos de música e sobre artistas específicos. No entanto, nesse post, você vai conhecer uma seleção de 5 museus espalhados pelo mundo para quem gosta de música.

Os Estados Unidos lideram a lista com a maior quantidade de museus dedicados à música, mas existem outros tantos espalhados pelo mundo também. Por isso, conheça os 5 museus para quem gosta de música abaixo:

Museu da Cultura Pop, Seattle, EUA

Seattle é o berço do rock grunge. A cidade lançou nomes importantes do meio como Jimi Hendrix, Kurt Cobain (Nirvana), Pearl Jam, Foo Fighters, Alice in Chains, entre muitos outros.

Fachada do museu (foto: divulgação)

O Museu da Cultura Pop é dedicado à música popular e contemporânea. Portanto, relata a história do rock desde os seus primórdios até os tempos atuais. O museu é interativo, envolvendo quem o visita. E, de tempos em tempos, traz exposições únicas. Todavia, no seu acervo permanente, estão peças de artistas consagrados como Jimi Hendrix e a Galeria de Guitarras, que é realmente espetacular.

A Galeria de Guitaras (foto: divulgação)

O prédio do museu é projeto de Frank O. Gehry, um arquiteto amante da música, que se inspirou nela para criá-lo. O Museu da Cultura Pop foi inaugurado nos anos 2000 pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen.

Endereço: 325 5th Ave N, Seattle, WA 98109, Estados Unidos

The Beatles Story, Liverpool, Inglaterra

Fachada do The Beatles Story (foto: divulgação)

A maior banda de todos os tempos, na minha opinião. Por isso, nada mais justo que um espaço inteiro dedicado a eles na cidade natal da banda, Liverpool. O museu fica no lendário patrimônio mundial da UNESCO, o Royal Albert Dock.

O The Beatles Story leva o visitante a uma envolvente viagem pela história de vida, cultura e música dos Fab Four. Possui o maior acervo de pertences dos Beatles. Conta com documentos, fotografias, peças de roupas, instrumentos musicais originais da banda, algumas letras de música escritas à mão, enfim.

Artefatos no The Beatles Story
Os instrumentos da banda (foto: divulgação)

Para a visitação, há guias multimídia com tradução para doze idiomas. Os guias estão repletos de informações, imagens, entrevistas em vídeos, narradas pela irmã de John Lennon, Julia Baird.

Acervo do The Beatles Story
Detalhes da exposição (foto: divulgação)

Além da visitação ao acervo, o local conta também com uma loja para muitas lembrancinhas e um café caso você queira fazer um lanche ou comer um docinho. Afinal, tenho certeza que você vai ficar bastante tempo apreciando tudo o que o museu tem a oferecer.

Endereço: Britannia Vaults Royal Albert Dock, Liverpool L3 4AD, Reino Unido

Museu Fryderyk Chopin, Varsóvia, Polônia

Museu Frédéric Chopin em Varsóvia, Polônia
A fachada do Museu de Chopin

Para amantes da música clássica, a o Museu Fryderyk Chopin, dedicado ao pianista e compositor polonês, Frédéric Chopin, é um local imperdível em Varsóvia, na Polônia. O museu abriu as portas em 2010, no mesmo ano do 200° aniversário de nascimento do compositor.

Mais de 7.000 objetos fazem parte da coleção que conta a história da vida e carreira de Chopin. Sendo a maioria desses objetos, doados pela irmã do artista e pelos alunos mais próximos.

Além disso, dentro do museu, você encontra partituras originais, artigos pessoais, ingressos para shows da época, diários, a última carta que Chopin escreveu para sua família de Paris e o último piano em que tocou.

O museu permite que você conheça o pianista em toda as épocas de sua vida através de painéis tridimensionais, fones e vídeos. Por fim, no último andar do prédio (são quatro no total), há um auditório, onde você pode escutar e conhecer a história por trás das composições de Chopin. Se tornando assim, um passeio imprescindível para quem visita a capital polonesa.

Endereço: Pałac Gnińskich, Okólnik 1, 00-368 Warszawa, Polônia

Rock’n’Roll Hall of Fame, Cleveland, EUA

O museu (foto: divulgação)

O Rock’n’Roll Hall of Fame é um museu dedicado a registrar a história de artistas e produtores mais conhecidos e influentes do Rock. São sete andares repletos de objetos e artefatos de lendas da música, como The Beatles, B. B. King, The Who, Johnny Cash e muito mais.

O prédio – que fica em Cleveland, Ohio – tem 150 mil metros quadrados e foi inaugurado em 1995. A sua coleção está em constante evolução, já que novos itens são adicionados todos os anos.

Endereço: 1100 E 9th St, Cleveland, OH 44114, Estados Unidos

Ragnarock – Museet for pop, rock og ungdomskultur, Roskilde, Dinamarca

O Museu de Rock da Dinamarca é um espaço relativamente recente dedicado à música pop e rock e à cultura jovem que foi aberto ao público em 2016 e fica na cidade de Roskilde, a 30km da capital dinamarquesa Copenhagen. Essa cidade é sede do terceiro maior festival de música da Europa, por isso, foi a selecionada para abrigar o museu.

Com um estilo irreverente e único, o prédio chama a atenção de quem passa pelas suas proximidades. Arquitetura diferenciada e ousada, juntamente com a cor dourada do exterior e, por fim, o aveludado vermelho do interior, transmite exatamente a atmosfera e a energia que o museu quer passar. Fazendo assim, jus ao espírito rock’n’roll.

É um projeto realizado por duas conhecidas empresas de arquitetura, a holandesa MVRDV e a dinamarquesa COBE. Anteriormente no local funcionava uma fábrica de cimento. Mas atualmente, a região foi transformada em um bairro criativo em constante evolução.

O museu estende-se por quatro andares e é um verdadeiro centro cultural com sala de exposições, auditório, biblioteca, estúdios de gravação, oficinas, cafés e um pátio. A história do rock é narrada desde os anos 1950 até os dias de hoje, focando principalmente, na história da cultura juvenil, contada pelas imagens e pela música rock e pop.

(foto: divulgação)

Enfim, o museu traz os comportamentos dos jovens perante a sociedade através dos hábitos de consumo e costumes relacionados à música, que sempre foi utilizada como forma de expressão. Por isso, é uma visita fundamental quando visitar a Dinamarca.

Endereço: Rabalderstræde 16, Musicon 4000 Roskilde, Dinamarca


Gostou do post? Então compartilha com quem também curte música! Mas se você ficou com alguma dúvida, entre em contato pelos comentários. Pois eu posso te ajudar. 🙂

Leia também: Conheça cinco livrarias pelo mundo

Deixe um comentário: