Pelo mundo

Livrarias pelo mundo

Interior da livraria El Ateneo

Ler é uma das atividades que fazem com que você possa viajar sem sair de casa. E, convenhamos, em tempos de pandemia, nada mais indicado, por enquanto, não é mesmo? Porém, quando tudo isso passar e pudermos voltar para a estrada, te convido a conhecer algumas livrarias pelo mundo.

Eu gosto muito desse tipo de passeio, por isso é importante não ter um roteiro todo cronometrado, pois a graça de uma viagem também está nesses momentos mais comuns, quando parece até mesmo, que somos locais e não turistas.

Normalmente, quem gosta de livros, adora visitar uma livraria também, não é mesmo? Bom, eu adoro ler e costumo sim comprar livros e revistas quando viajo. Por esse motivo, separei algumas livrarias pelo mundo para você já colocar na sua lista na próxima viagem.

Cinco Livrarias pelo mundo

Confesso que é uma tarefa difícil fazer essa lista das livrarias pelo mundo. Por esse motivo, levei em consideração algumas que eu já conheço e outras que também estão na minha lista e que quero muito visitar! Então, confira abaixo as livrarias pelo mundo.

Livraria Lello no Porto

O interior da Livraria Lello (Peter Justinger/Unsplash)

A Livraria Lello teve origem em 1881 e foi idealizada por dois irmãos José e Antônio Lello que abriram, na cidade do Porto, um local para a edição e o comércio de livros. No entanto, foi em 1906 que a Lello se mudou para o prédio em que ocupa atualmente.

Sua arquitetura exterior, no estilo neogótico e seu interior com detalhes em art déco, vitrais e a escadaria que virou ícone do local, chamam a atenção das pessoas, que, muitas vezes fazem filas para entrar e conhecer a livraria.

A fama é tanta que a Livraria Lello é considerada ponto turístico da cidade. Inclusive, é um dos locais mais visitados pelos turistas. A fama ainda se dá, por ter sido inspiração da escritora J.K. Rowling enquanto escrevia a série Harry Potter.

Atualmente, além do foco nos livros, a Livraria Lello oferece aos visitantes um espaço dedicado a intervenção cultural. Nele, artistas, escritores e amantes da cultura podem produzir eventos culturais e artísticos. O espaço, inclusive, conta com uma programação regular, chamada de Vozes Vivas – onde debates sobre diferentes assuntos são a essência dos eventos.

Devido ao coronavírus, e, com o intuito de promover o distanciamento social e evitar ao máximo a aglomeração de pessoas, é preciso adquirir uma entrada para a visitação. Basta acessar o site e comprar seu ingresso.

Endereço: R. das Carmelitas 144, 4050-161 Porto, Portugal

Livraria Shakespeare and Company em Paris

Fachada da livraria Shakespeare and Company
A famosa fachada da livraria (foto: divulgação)

A livraria mais charmosa de Paris, com certeza. Primeiramente, vale ressaltar que Shakespeare and Company original foi fundada em 1919 pela americana Sylvia Beach. No entanto, ela fechou as portas na década de 1940 e nunca mais abriu. Mas antes disso, o local era frequentado por escritores como Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald e Gertrude Stein. Os livros, considerados de alta qualidade, refletiam o gosto pessoal de Sylvia Beach.

Posteriormente à Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1951, o ex-militar George Whitman reabriu a livraria com outro nome e em outro endereço – na Rue de la Bûcherie.

Assim como a loja de Sylvia, a livraria de George, que se chamava Le Mistral, também era ponto de encontro da cena artística e boêmia de Paris e fora frequentada por escritores da Geração Beat, como William S. Burroughs.

Já em 1964 após a morte de Sylvia, George mudou o nome de sua livraria para Shakespeare and Company em homenagem à livreira que tanto admirava e ao quatrocentésimo aniversário de nascimento de William Shakespeare. A loja existe até hoje – administrada pela filha de George – e é um importante ponto turístico, visitada por milhares de pessoas do mundo todo.

Shakespeare and Company funciona não somente como livraria independente, mas também, como sebo e biblioteca de leitura. Já seu acervo, ainda é focado em obras da literatura inglesa. Encontros literários, concertos e ateliês de leitura também acontecem no seu interior. Há poucos anos, abriu um café ao lado da sede.

Infelizmente, devido a pandemia do Coronavírus, que afetou o mundo em 2020, a livraria teve uma queda de 80% em suas vendas e por esse motivo, correu sérios riscos de fechar, não tendo como arcar com as despesas. Com o intuito de se reerguer, criou um programa de membros – o chamado Friends of Shakespeare and Company, com assinaturas anuais partindo de 45 euros. Se você se interessar, vale acessar o site para mais informações.

Endereço: 37 Rue de la Bûcherie, 75005 Paris, França

 Livraria das Marés em Paraty

A Livraria das Marés em Paraty
Puro charme na Livraria das Marés (foto: divulgação)

A Livraria das Marés está localizada no centro histórico de Paraty, no Rio de Janeiro. Se você procura por um lugar aconchegante e ao mesmo tempo charmoso para tomar um café em Paraty, a Livraria das Marés é a escolha certa.

Seu acervo é super completo – a loja tem capacidade para mais de 4 mil livros – com obras internacionais e nacionais. Ao fundo do estabelecimento, você encontra um agradável café. Combinação perfeita: livros + café! Ainda no local, há um espaço multiuso para eventos.

A Livraria das Marés ocupa um antigo casarão histórico de Paraty – foi projetada pela arquiteta Bel Lobo – e pertence ao mesmo grupo da Pousada Literária, que fica ao lado.

Endereço: R. Ten. Francisco Antonio, 52 – Centro Histórico, Paraty – RJ, 23970-000

Livraria Daunt Books em Londres

Interior da Livraria Daunt Books, em Londres
O interior da Daunt Books (foto: divulgação)

A Daunt Books é a livraria mais bonita de Londres. E o melhor, é feita para viajantes! Isso porque é especializada em livros de viagens. Na verdade, quando assunto é livrarias charmosas, Londres é um prato cheio.

Localizada em um prédio no estilo eduardiano, a Daunt Books em questão é a localizada na Marylebone High Street, mas apesar dessa, outras quatro filiais da livraria estão espalhadas por Londres. A estação de metrô mais próxima da loja de Marylebone é Baker Street.

Leia também: Londres de graça! Os passeios gratuitos na capital inglesa

Além dos livros sobre viagens, a livraria também possui títulos da literatura inglesa e internacional. Nomes como Jane Austen, Charles Dickens e Shakespeare fazem parte da seleção. O interessante é que as seções estão segmentadas por países. Então, na seção da Inglaterra, por exemplo, você encontra desde romances, a livros de história, guias e mapas sobre o país.

O interior da Daunt Books é puro charme, são três andares repletos de livros! Entretanto, chama a atenção além dos livros, sua escadaria com os corrimões de madeira, o teto com belos lustres e a grande janela de vitral.

Endereço: 84 Marylebone High St, Marylebone, Londres W1U 4QW, Reino Unido

Livraria El Ateneo em Buenos Aires

A livraria El Ateno (Jeison Higuita/Unsplash)

Muitos afirmam que é a livraria mais bonita da América Latina, aliás, já ganhou título de segunda livraria mais bela do mundo pelo jornal britânico The Guardian. E entende-se o porquê. A El Ateneo Splendid foi fixada em aonde antes funcionava o Teatro Grand Splendid.

O prédio manteve as características do teatro, com palco, camarotes e tudo mais. Os detalhes do interior são impressionantes. A sugestão é que você a visite sem compromisso marcado para depois, pois duvido que essa visita seja rápida. Quando estiver lá dentro, observe o teto da El Ateneo. Pois é um espetáculo à parte!

São mais de 120 mil livros pelas prateleiras da livraria. E você pode passar o dia todo lendo por lá, se quiser. O espaço infantil também é apinhado de obras bacanas. Fica a dica.

Endereço: Av. Santa Fe 1860, C1123 CABA, Argentina

Para quem curte livros e viagens, indico a leitura do post sobre o livro maravilhoso “Accidentally Wes Anderson“.

Agora, se você quer outras dicas e roteiros de viagens, clique aqui!

Deixe um comentário: