Você cuida da sua saúde física e mental?
Cada vez mais o termo ‘wellness’ está sendo usado quando falamos sobre a prática de hábitos saudáveis. Dessa maneira, unindo o bem-estar ao ato de viajar, surge o termo ‘wellness travel’. Nesse post você descobrirá o que é o turismo de bem-estar, qual sua origem e ainda quais são os destinos procurados para a realização de uma wellness travel.
Origem
Na verdade o hábito de se sentir bem tem origem em três tipos de medicinas milenares:
- Ayurveda (ciência da vida) – medicina indiana que visa conceder o bem-estar físico e emocional.
- Medicina Tradicional Chinesa (MTC) – baseada no equilíbrio da energia vital, conhecida como ‘qi’.
- Medicina Grega – utiliza a medicina da prevenção, como a homeopatia, a hidroterapia, a quiropraxia e outras medicinas alternativas.
Wellness Travel
Wellness travel ou o turismo de bem-estar é quando reúne em uma mesma viagem, a vontade de conhecer um novo destino, com a busca por manter ou melhorar o bem-estar pessoal. Por fim, pode-se afirmar, que o gatilho para procura por essa forma de viajar é o fato de estarmos em constante estresse e ansiedade no nosso dia-a-dia, sofrendo com altas cobranças e demandas.
Sendo assim, o mercado do turismo focado no bem-estar cresceu, de 2015 a 2017, 6,5% ao ano, o que é mais que o dobro do turismo geral. E estima-se que em 2022 esse tipo de viagem representará 18% do mercado.
A wellness travel é baseada em alguns princípios, tais como a prática exercícios físicos, a alimentação equilibrada, a meditação e atenção plena e finalmente, a evolução pessoal.
Acima de tudo, as pessoas querem voltar de uma viagem se sentindo melhores de quando foram, não é mesmo? E esse sentimento também está ligado no conceito de Slow Travel. Aliás, tem um texto aqui no site sobre o assunto.
Leia também: Slow Travel, que termo é esse?
Como fazer uma Wellness Travel?
Para começar, não precisamos daqui em diante, fazer apenas viagens focadas nesse estilo. Mas a ideia, é que consigamos incluir um ou dois hábitos, enquanto viajamos, seja qual for o destino. Cada vez mais, o ato de viajar vai além de visitar apenas o cartão postal de uma cidade. Já que cada destino tem muito a oferecer, basta querermos vivenciá-los de outra forma.
Fazer uma trilha ou aprender a escalar, experimentar uma aula de yoga, visitar um spa, participar de uma Cerimônia Tradicional do Chá, meditar, refeições planejadas e equilibradas com ingredientes locais, ter vivências na natureza, são atividades que podem ser incluídas em qualquer viagem! E ainda, que também fazem parte dos roteiros de turismo de bem-estar.
O resumo disso tudo, na minha opinião, é, principalmente, a conexão consigo mesmo e com a natureza. A presença e a real consciência do que estamos fazendo também são sentimentos que buscamos nesse tipo de viagem.
Plataforma Yotus
Nesse sentido, chegou ao Brasil, recentemente, a plataforma Yotus – especializada em oferecer vivências exclusivas e focadas no bem-estar. Com o intuito, de colocar o Brasil na rota dos melhores destinos do mundo para o turismo de bem-estar.
Yotus já existe em mais de 40 países – sendo fortemente presente em países do Caribe e da América Latina. Além disso, essa ferramenta funciona como uma curadoria, selecionando diversas atividades nesse estilo. Sendo assim, a plataforma conta com pacotes diferenciados promovendo diferentes terapias naturais e holísticas, meditação e a prática de yoga
Destinos para uma Wellness Travel
Se você curtiu esse conceito e quer viajar focando no seu bem-estar físico e mental, veja abaixo, alguns destinos que são conhecidos por esse tipo de viagem:
Amazônia, Brasil
Cada vez mais procurada, o bacana é que as viagens para a Amazônia aliam o turismo de bem-estar com visitas a reservas de preservação da natureza e oferecem ainda, uma imersão nas tribos indígenas e retiros de yoga ou detox. Sendo, dessa forma, enriquecedor para seu corpo e sua mente.
Índia
Destino bastante popular quando o assunto é wellness travel por estar diretamente ligada à prática de yoga, meditação e Ayurveda (medicina indiana que preza pelo bem-estar). Na Índia, os retiros são comuns, assim como, viagens para a realização cursos e formações sobre Yoga e outras práticas terapêuticas.
Tailândia
Outro lugar que se destaca cada vez mais por esse tipo de turismo, afinal, é o local onde se difundiu a famosa Thai Massagem – que busca o equilíbrio corporal, onde o terapeuta usa seus pés, joelhos, polegares, palmas e cotovelos, além de pressão, compressão no corpo do paciente.
Já no campo da espiritualidade, outro elemento importante na busca do bem-estar mental, a prática do budismo é presente em 95% da população tailandesa. Além disso, na Tailândia você fica em contato direto com as belezas naturais o tempo todo. Se tornando assim, o combo perfeito!
Peru
País querido de muitas pessoas ao redor do mundo. Pois quem viaja ao Peru, integra facilmente paisagens indescritíveis, contato com a natureza, o misticismo, construções históricas instigantes, cultura riquíssima. Além de todos esses fatores, o país ainda é berço de uma culinária repleta de sabores únicos e locais.
Sedona, Arizona, EUA
Sedona possui campos magnéticos que favorecem a elevação da consciência sendo mais fácil o contato com o seu eu interior. Acreditando nessa informação/crença ou não, esse tipo de turismo por lá cresceu de uma forma muito intensa.
Por isso, por lá, você encontra facilmente lugares para realizar sessões de Reiki, energização dos chakras, reflexologia, entre outras terapias que visam o equilíbrio físico e mental Além disso, as trilhas e caminhadas na natureza, são o ponto alto de uma viagem à Sedona. Pois suas paisagens são estonteantes.
Enfim…
Se você curtiu o texto, então comenta e compartilha com quem tem que conhecer esse tipo de turismo! Mas, se ficou com alguma dúvida, por favor, comenta aqui para eu te ajudar.
Lembrando que para qualquer destino que você vá, é primordial ter um seguro viagem. Já que com ele, você tem apoio se houver qualquer tipo de problema. Por isso, acesse o link para cotar um seguro para sua viagem. Com o código OMAPADAVIAGEM5 você recebe 5% de desconto!
Deixe um comentário: