CracóviaDicas de ViagemPolôniaVarsóvia

Como usar transporte público na Polônia

Transporte público em Varsóvia, na Polônia

O transporte público na Polônia é eficiente e muito bem organizado. Mapas com rotas e horários estão espalhados por todas as paradas de ônibus e bondes. E sua pontualidade é de invejar qualquer um! Mas então, como usar o transporte público por lá?

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade nova, na minha opinião, é caminhando. Ir de um ponto à outro, a pé, te dá a oportunidade de conhecer lugares escondidos, de se sentir como um local e de viver a cidade em todos os sentidos.

Porém, muitas vezes não temos todo o tempo que gostaríamos para desbravar o local escolhido, ou então as atrações são um pouco afastadas entre si. Por esses motivos, eu indico o uso do transporte público, sempre! Ainda mais em cidades grandes e desenvolvidas, que possuem um sistema rápido e eficiente. Além do mais, normalmente é o meio mais barato, se comparado ao uber ou táxi, por exemplo.

Transporte Público

Na Polônia existem diversas opções de transporte público: há o metrô, o tram (bonde), o ônibus e ainda podemos contar com a linha ferroviária urbana. É bem fácil de “se achar” por lá, pois em toda a parada há uma tabela com a rota percorrida, a direção que está indo, o horário e outras informações necessárias para ajudar o turista.

O bilhete pode ser comprado nas máquinas automáticas que ficam nas estações, ou então dentro dos próprios transportes. Por não existir catracas, o ticket deve ser validado assim que você começar a utilizar o meio de transporte. Se você esquecer de validar e um fiscal te abordar, uma multa será cobrada. Melhor não esperar para ver.

O mesmo bilhete é válido para todos os tipos de transporte. Eles são comprados com tempo de duração e você pode usá-los quantas vezes precisar, desde que obedeça o tempo limite.

Máquina para comprar bilhetes do transporte público
Máquina para comprar o ticket dentro do transporte público – atenção! Somente moedas são aceitas.

Transporte em Varsóvia

Varsóvia é uma cidade grande e por isso, alguns pontos turísticos ficam afastados entre si. Sendo assim, o metrô e o bonde são as melhores maneiras de se chegar a todos os lugares. A empresa que administra o transporte público é a ZTM e as zonas de atuação são dividias em zona 1 e 2, mas todos os pontos turísticos fazem parte da zona 1.

O metrô é composto por duas linhas – M1 e M2 – e teve sua inauguração apenas no ano de 1995. Funciona diariamente, das 05:00 às 00:10 e das 05:00 às 03:00 nas sextas e sábados. Diferente do tram ou do ônibus, os tickets são validados assim que se entra na estação, antes de chegar à plataforma.

metrô em Varsóvia
Metrô em Varsóvia

O bonde (ou tram) também é bastante utilizado. E na minha opinião, para turistas, é a melhor opção. Por não ser subterrâneo, é possível apreciar a paisagem e conhecer mais a cidade enquanto você se desloca de um ponto a outro.

Leia também: O que fazer em Varsóvia

Por fim, é possível comprar o bilhete não somente nas paradas, mas também no seu interior – lembrando que a máquina aceita somente moedas. O tram normalmente tem a numeração de dois dígitos, enquanto a do ônibus é formada por três dígitos.

Tram (bonde) em Varsóvia
Tram em Varsóvia

Tarifas para todos os transportes:

Bilhete válido por 20 minutos - normal 3,40 PLN / reduzido 1,70 PLN
Bilhete válido por 75 minutos - normal 4,40 PLN / reduzido 2,20 PLN
Bilhete válido por 90 minutos - normal 7 PLN / reduzido 3,50 PLN

Transporte em Cracóvia

Cracóvia é uma cidade relativamente pequena e o seu centro, pode ser percorrido todo a pé. Não existem linhas de metrô, por outro lado, isso não faz falta alguma. A cidade é muito bem atendida pelos bondes elétricos e ônibus, que são operados pela empresa MPK.

A rede de bondes de Cracóvia é bem antiga, do ano 1882 e é composta por mais de 20 linhas que percorrem cerca de 90km. Assim como nos transportes em Varsóvia, você pode comprar as passagens antes de entrar no bonde ou ônibus – há máquinas automáticas em algumas paradas – ou então no seu interior. Tendo que ser validada logo após o embarque. Vale a pena destacar que o ticket só pode ser perfurado uma única vez até expirar o tempo de uso indicado.

Bonde na Cracóvia, Polônia
Bonde em Cracóvia

O horário de funcionamento do bonde é das 04:30 às 23:00. Por sua vez, o ônibus também funciona diariamente, das 05:00 às 23:00. A rede de ônibus é extensa (possui cerca de 132 linhas) e é o transporte que liga a cidade à outros pontos de grande interesse para os turistas como: o Campo de Concentração de Auschwitz e as Minas de Sal Wieliczka.

Cracóvia também é divida em zonas 1 e 2 e as passagens são tarifadas de acordo com essas zonas. Você pode usar o mesmo bilhete em qualquer transporte, desde que esteja dentro do tempo determinado.

Tarifas para todos os transportes:

Bilhete válido por 20 minutos - normal 2,80 PLN / reduzido 1,40 PLN
Bilhete válido por 40 minutos - normal 3,80 PLN / reduzido 1,90 PLN
Bilhete válido por 60 minutos - normal 5 PLN / reduzido 2,50 PLN
Bilhete válido para uma viagem (sem tempo limite) - normal 3,80 PLN / reduzido 1,90 PLN

Enfim…

Outras informações sobre rotas, preços, descontos e tabela de horários, você pode conferir no site das empresas que operam o transporte público tanto de Varsóvia, a ZTM, como de Cracóvia, a MPK.

Mais dicas do que fazer em Varsóvia e Cracóvia, você encontra aqui!

Onde se hospedar em Cracóvia?

Onde se hospedar em Varsóvia?

Deixe um comentário: