DestinosInglaterraLondres

O que fazer em Brixton, em Londres

Pop Brixton

Brixton é um bairro, localizado ao sul de Londres. Fica um pouco mais afastado do burburinho e dos tradicionais pontos turísticos da cidade, como o Palácio de Buckingham, o Big Ben e a London Eye. Mas então, o que fazer em Brixton, afinal?

Primeiramente, uma breve história sobre o bairro. A região, era aonde a classe trabalhadora e mais pobre de Londres morava. Entretanto, ganhou notoriedade quando, em 1981, um motim causado pela população que ali morava, estourou. Os motivos da insatisfação eram a desigualdade social, o desemprego e a crescente violência dos policiais conta os imigrantes que moravam em Brixton.

Sendo assim, o conflito entre a população e os policiais tomou maiores proporções. Uma vez que os protestos do dia 10 de abril de 1986, o ápice da crise, duraram até a manhã do dia seguinte, com inúmeros feridos e muitos presos.

David Bowie

Além dessas tristes memórias, o bairro é lembrado, por ter sido berço do incrível artista David Bowie. Ele nasceu e cresceu em Brixton. Foi um importante nome na cena musical britânica e mundial. Conhecido por se reinventar e inovar. Principalmente pelo seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980.

Em 2013 foi criado um mural em sua homenagem. E hoje, após a morte do artista, o local virou um memorial para os fãs que ali deixam objetos e flores. Você o encontra assim que sair da estação de metrô de Brixton, fica na esquina das ruas Tunstall road e Brixton road.

imagem do Bowie Memorial
O David Bowie Memorial (David Preston/Unsplash)

O que fazer em Brixton?

Atualmente, o bairro é conhecido por ser multicultural, animado, reduto de diferentes nacionalidades, cores e sabores. A maior comunidade caribenha do Reino Unido reside na região e isso interfere claramente em tudo! Desde a arte, como a forma de expressão, até ao que é comercializado nos mercados.

Aliás, os mercados e feiras são numerosos no bairro e merecem a sua atenção. Além deles, há uma grande quantidade de restaurantes, bares e pubs. A vida noturna é agitada e o cenário musical forte, ainda mais pela tradicional casa de shows O2 Brixton Academy estar localizada por lá.

Abaixo, você encontra os principais pontos interessantes para conhecer no seu passeio pelo bairro de Brixton. Vale selecionar um turno do seu dia para curtir a área com calma.

Não deixe de conhecer:

Brixton Village Market
Imagem Lost in Brixton
Um dos locais para experimentar na Brixton Village (divulgação/Instagram)

É um local de comércio variado. Uma mistura de mercado público com variadas opções de restaurantes para sentar e experimentar algo de outro local do mundo! Você encontra desde queijos artesanais, frutas, especiarias de diferentes países, até produtos da medicina chinesa e brechós, por exemplo. Os cafés e restaurantes do local, servem todos os tipos de sabores.

Imagem interna do Brixton Village
Detalhes do Brixton Village (divulgação/Instagram)
Pop Brixton

Pop Brixton é um projeto temporário – que inicialmente tinha data de término em 2020 – criado em uma área abandonada de Brixton. O local conta com empreendedores locais e independentes que pertencem a variados ramos de atuação. Não deixe de experimentar algum dos restaurantes que ficam em containers de construção. Eles servem gastronomia internacional, como comida indiana, oriental, espanhola, italiana e muito mais. Vale a pena!

O2 Brixton Academy

Como mencionei anteriormente, a O2 Brixton Academy é um local consagrado da música. Por lá já se apresentaram grandes nomes do meio, como The Clash, White Stripes, Bob Dylan, New Order e por aí vai. Foi ainda, palco do último show da banda inglesa The Smiths, em 1986.

O2 Brixton Academy
A fachada da O2 Brixton Academy (divulgação/Instagram)
Electric Avenue

Electric Avenue é a avenida mais famosa do bairro. É animada, colorida e movimentada. A Electric Avenue é o o principal acesso para o mercado de rua de Brixton. E foi a primeira rua comercial a receber iluminação de energia elétrica em Londres.

Black Cultural Archives

O Black Cultural Archives é um museu dedicado a preservação e celebração da história dos povos africanos e caribenhos na Grã Bretanha. É gratuito!

Cervejarias

Não poderia deixar de fora de um roteiro por Brixton, a visita à alguma das milhares de cervejarias que se consolidaram por lá. A região é repleta delas. Você pode fazer uma degustação, conhecer o interior e a parte da produção, algumas até disponibilizam workshops. Mas se preferir, você pode apenas ir para tomar algumas cervejas e comer algo, como se fosse um pub ou um bar mesmo. Algumas delas são: Brixton Brewery e London Beer Lab.

Como chegar em Brixton?

Londres é muito bem servida de transporte público. Tanto utilizando o metrô como o ônibus, você facilmente chega até Brixton. Apenas atente-se, pois o bairro fica na Zona 2.

Caso você preferira chegar através do metrô, pegue a Victoria Line e a estação de Brixton será a última parada. Já se decidir utilizar o ônibus – que é ótimo para ir conhecendo ainda mais a cidade – desça na parada de mesmo nome do bairro. As linhas de ônibus são: 35, 109, 118, 250, 355, P4, N109 e N50.

Uma dica, sempre que precisar saber como se chega até determinado ponto, o site do transporte público londrino – TFL – permite que você pesquise as melhores rotas e maneiras para isso.

Enfim…

Agora que você já descobriu o que o bairro de Brixton tem a oferecer, espero que considere acrescentar no seu roteiro na próxima visita à capital inglesa. 🙂 Na minha opinião, vale a pena sair do centro ao redor dos pontos turísticos tradicionais para conhecer mais sobre Londres, sobre seus bairros, tão únicos, e um pouco mais sobre quem ajuda a contar a história da cidade.

Outros posts sobre o que fazer em Londres, você encontra aqui.

Deixe um comentário: