DestinosUruguai

O que fazer no Uruguai

Fachada charmosa em Colonia del Sacramento

O Uruguai é um país encantador! Pequeno, de pessoas simpáticas, educadas e que adoram os brasileiros. Para quem mora no Rio Grande do Sul é facílimo de cruzar a fronteira e conhecer o país vizinho. Mas então, o que fazer no Uruguai?

Engana-se quem pensa que não tem muito o que visitar por lá. Muito pelo contrário, opções não faltam. O país é repleto de cidadezinhas charmosas, passando por praias, vinícolas e é dono de uma gastronomia deliciosa! Por isso criei esse post com ideias de roteiros para serem realizados no Uruguai. Confira abaixo!

Como chegar?

Por estar bem próximo do Brasil, você pode visitar o Uruguai por diversas maneiras. Se optar por realizar o trajeto via terrestre, são seis cidades brasileiras que fazem fronteira com o Uruguai. São elas: Santana do Livramento, Quaraí, Jaguarão, Barra do Quaraí, Chuí e Aceguá. Dessa forma, você pode ir de carro (seu ou alugado) ou ainda de ônibus. As empresas que fazem o trecho entre Porto Alegre – Montevidéu são a TTL (brasileira) e COT (uruguaia). Normalmente o destino final é Montevidéu, mas se você quiser, pode parar em outras cidades no meio do caminho, como Rocha ou Punta del Este.

Se decidir ir de carro, já pode começar a sua road trip pelo estado gaúcho mesmo e incluir cidades uruguaias também. Aproveite para fazer compras na fronteira! Jaguarão é famosa pelas lojas free shop.

Entretanto, é possível também chegar ao Uruguai de avião. Os principais aeroportos ficam em Montevidéu (capital) e na badalada Punta del Este. Há voos saindo de diversas cidades do Brasil.

Quando visitar?

Eu já tive a oportunidade de visitar o Uruguai em diferentes épocas do ano, confesso que adoro o país tanto no verão quanto no inverno. Não dá para negar que durante o verão, as atrações estão no seu ápice, com as praias lotadas, programações a mil e festas a todo vapor.

praias lotadas de banhistas
Alta temporada no verão (Frederico Giampieri/Unsplash)

Mas acredito que uma viagem durante o inverno, principalmente se o seu foco for a capital Montevidéu, é tão bem aproveitada quanto. Você pode fazer um roteiro gastronômico, por exemplo. Ótima combinação com o frio que faz por lá.

O que visitar?

Como em toda a viagem, o que você quer conhecer depende muito do seu estilo de viajante. Se você curte praias mais rústicas, sem tanta estrutura, escolha se hospedar em La Paloma, La Pedrera, Punta del Diablo ou Cabo Polônio. São pequenas praias que caíram no gosto dos turistas que curtem essa vibe. Essas cidades ficam mais próximas da fronteira com o Chuí, antes de Punta del Este. Por lá é mais comum o pessoal visitar em uma turma e alugar casas de veraneio.

Já se você prefere agito, festas, cassino, glamour e não se importa de pagar um alto preço por isso, opte por Punta del Este. O balneário, no estado de Maldonado, simplesmente se transforma no verão. Não à toa, é o momento mais aguardado do ano para a cidade, quando turistas brasileiros e argentinos lotam suas praias e restaurantes.

Porém, os preços de Punta são elevadíssimos, tanto dos restaurantes, quanto dos produtos no supermercado. Para você ter uma pequena ideia, um pacote de 1kg de café pode sair por R$ 35,00 reais. Detalhe, estou falando de uma marca de café importada do Brasil….

Agora, se você gosta de cidade, não deixe de visitar Montevidéu. É charmosa e possui diversas atrações. A capital está a 130km de Punta del Este, por isso, um bate e volta a qualquer uma das duas é super possível. De Montevidéu é viável ir até Colônia do Sacramento – distante 180km. Se você tem tempo disponível, basta pegar um ferry e Buenos Aires está a uma hora desde Colônia.

Fachada charmosa em Colonia del Sacramento
O charme de Colonia (Marcela Laskoski/Unsplash)

Atrações

Todas as cidades que eu mencionei, valem a sua visita. Além disso, abaixo você encontra algumas atrações dessas cidades para te ajudar a entender o que fazer e conhecer pelo Uruguai.

> Casapueblo

Casapueblo em Punta Ballena
Os detalhes da Casapueblo

Foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Villaró para ser, incialmente, sua casa de veraneio, mas com o tempo, o artista tornou a Casapueblo, sua residência fixa. Está localizada em Punta Ballena a 14km de Punta del Este. E atualmente, consiste em um museu, um café e um hotel. O pôr do sol em Casapueblo é uma das coisas mais bonitas que já vi na vida!

> Bodega Garzón

Bodega Garzón
Bodega Gazón (foto divulgação)

O Uruguai é repleto de vinícolas. E por sinal, produz vinhos muito bons! A 1h30 de carro de Punta del Este está a Bodega Garzón. – que pertence à família argentina Bulgheroni.

O projeto arquitetônico da vinícola é deslumbrante e o complexo conta também com um restaurante. Você ainda pode fazer visitas guiadas e combinar com uma degustação dos vinhos e até mesmo um pique nique no meio dos vinhedos. Esses passeios acontecem aos finais de semana e podem ser reservados pelo site oficial da Bodega Garzón.

> Mercado del Puerto, em Montevidéu

Localizado na Ciudad Vieja em Montevidéu, é um verdadeiro centro gastronômico com as delicias uruguaias. A sugestão é almoçar uma parrilla em algum dos restaurantes do mercado. Inclusive, eu falei mais sobre o Mercado del Puerto nesse post aqui.

> Forte Santa Teresa

A 20min de Punta del Diablo ou apenas 38km da fronteira com o Chuí está a Fortaleza Santa Teresa. O Parque Nacional de mesmo nome possui uma área de mais de 3.000 de hectares. É necessário pagar uma entrada para ingressar no local. Para quem aprecia, há locais próprios para camping e além disso, há praias, lagoas, restaurantes e estrutura para quem for acampar.

> Teatro Solís

Localizado no centro histórico de Montevidéu, o Teatro Solís foi inaugurado em 1856 com a apresentação de uma Ópera de Verdi. Seu prédio é um símbolo arquitetônico do Uruguai. É possível visitar o seu interior e conhecer um pouco mais sobre sua história, pois há passeios guiados que acontecem diariamente.

> José Ignacio

José Ignacio
O farol de José Ignacio

O que Punta del Este tem de agitada, José Ignacio tem de tranquilo. Antigamente uma vila de pescadores, hoje em dia, praias ótimas para passar o dia estão espalhadas por lá. A distância de Punta del Este é apenas 30 a 40 minutos de carro. Então o destino é ideal para um bate e volta. Mas, há também hotéis luxuosos por José Ignacio. Vale muito a visita, pois o clima do local é realmente único.

> Piriápolis

Não tão famosa quanto sua vizinha Punta del Este (38km), Piriápolis também merece a sua visita. Cidadezinha litorânea repleta de história, cultura, restaurantes e tradição.

> Punta del Diablo

Se você procura por tranquilidade e simplicidade, Punta del Diablo é para você. Apenas cuide para não confundir com Punta del Este, pois o único fator que as duas partilham em comum são os preços elevados. O estilo das duas é completamente diferente, tanto a estrutura das praias como quem as frequenta.

Punta del Diablo é visitada por aventureiros do mundo todo. Ainda mais na época do Carnaval, quando a cidadezinha fica apinhada de gente. Inclusive, é famosa por suas festas.

Ideias de roteiro

Se você não tem tanto tempo disponível para a viagem ao Uruguai, já te alerto: priorize o que você realmente quer conhecer e visitar. Do contrário, você só fica pulando de cidade em cidade sem conhecer nada, de fato.

mapas pré viagem
Montando um roteiro de viagem (Annie Spratt/Unsplash)

Vai para o Uruguai no verão? A sugestão é investir o seu tempo nas praias. Porém, lembre-se que a alta temporada é bem cara, ainda mais em Punta del Este.

  • 4 dias – é possível combinar Montevidéu e Punta del Este. Já que esse é o tempo mínimo para conhecer os pontos principais das duas cidades. Outra sugestão é ficar por Montevidéu e fazer um bate e volta até Colônia do Sacramento.
  • 7 dias – já dá para incluir mais cidades bate e volta no seu roteiro. Uma ideia é aproveitar para conhecer as praias em direção à fronteira com o RS – Punta del Diablo, La Paloma, La Pedrera e Cabo Polônio.
  • 10 dias ou mais – Você pode combinar esses três pontos de interesse em comum: Montevidéu, Colônia do Sacramento, Punta del Este juntamente com o compilado Punta del Diablo, La Paloma, La Pedrera e Cabo Polônio. Se for inverno, acredito que vale mais a pena dedicar-se pela região de Montevidéu, Colônia do Sacramento e até mesmo quem sabe, Buenos Aires, na Argentina.

E aí, gostou dessas sugestões de roteiros pelo Uruguai? O país está tão próximo do Brasil que devemos nos dedicar para conhecê-lo! Pois você vai se surpreender com as belezas uruguaias, que vão além de Punta del Este.

Por fim, que esse post tenha te ajudado de alguma forma a entender um pouco mais sobre o que o Uruguai tem a oferecer. Se você ainda tiver alguma dúvida, por favor, escreve aqui nos comentários! 😉

Para dicas e roteiros sobre outros destinos, acesse aqui!

Comments (2)

  1. Amo esse país!!!

Deixe um comentário: