Viajar sem sair de casa

O que fazer para viajar sem sair de casa

lendo livro viagem

Com a pandemia mundial causada pelo coronavírus, muitas incertezas vieram à tona. Vimos nossos planos de viagem serem prorrogados. Precisamos nos reinventar em muitos aspectos, tanto no trabalho, como no lazer. Por isso, nada mais conveniente para esse momento do que algumas dicas do que fazer para viajar sem sair de casa.

São sugestões que podem ser seguidas até mesmo depois que tudo isso acabar. Então confira o que fazer para viajar sem sair de casa.

1. Ler um livro

Acredito que é uma das maneiras mais acessíveis de ir para outro lugar. Nem sempre podemos viajar. Seja por condições financeiras, ou porque não temos férias, ou ainda porque está acontecendo algo como a pandemia que estamos vivenciando.

Ler nos transporta não só para diferentes cidades e países, como também para outras épocas. A leitura é poderosa, nos faz viajar sem sair do lugar e o mais incrível, conhecemos determinado destino sob a visão e perspectiva de quem escreve.

Livro
Foto: Blaz Photo/Unsplash

Eu sou fã de livros. Confesso que leio menos que gostaria, mas adoro essa sensação de novidade (a mesma que sinto enquanto viajo) quando abro um novo livro. Já conheci inúmeros lugares através da leitura, como a Colômbia, com o Gabriel Garcia Marques, por exemplo.

O mais interessante, é que você conhece o local através da escrita do(a) autor(a) e quando você de fato visitar aquele lugar, a sua experiência pode ser completamente diferente! Isso é incrível.

2. Assistir a filmes e séries

Com o Netflix e outras plataformas do mesmo estilo, temos acesso a filmes, documentários e séries que nem imaginaríamos, não é mesmo? Temos a oportunidade de sair daquele lugar comum de assistir obras somente de Hollywood.

Há milhares de títulos espanhóis, argentinos, franceses, coreanos e de outros tantas nacionalidades no Netflix. Portanto, aproveite!! Aproveite para se aventurar por novos destinos, novas culturas, comportamentos, costumes, nunca nem pensados por você antes, através dessas produções.

3. Ouvir podcasts sobre viagens

Os podcasts estão cada vez mais populares entre as pessoas. Muitos escutam enquanto fazem outra atividade, como quando estão arrumando a casa ou dirigindo. Os podcasts podem ser de diferentes assuntos e a dica para viajar escutando podcasts é focar nos que possuem como assunto principal esse tema.

Ouvir pessoas contando sobre suas experiências em outros lugares, nos faz viajar junto com elas! Ou então, pode nos fazer querer viajar para aquele destino específico depois de ouvir o relato tão cheio de características e impressões pessoais.

Eu adoro o podcast Mochileiros sem pauta, apresentado pelo viajante Cainã Ito. Ele aborda temas profundos e outros mais leves sobre viagem, inspirando e relembrando diversos destinos! E em cada episódio convidados também compartilham das suas experiências, é muito bom.

4. Cozinhar comidas típicas

O mais bacana de fazer essa atividade, é que pode envolver mais pessoas! Já pensou em fazer uma noite mexicana, ou experimentar cozinhar especialidades da cozinha árabe? O Google está aí pra isso, é só pesquisar receitas típicas e se jogar.

preparação dos alimentos para cozinhar
Foto: Maarten Van den Heuvel/Unsplash

Eu, particularmente, amo cozinhar e adoro experimentar receitas diferentes e novos sabores. Entretanto, se você quiser ir mais afundo na noite temática, vale servir drinks famosos daquele lugar, colocar uma playlist com as músicas locais, de repente até mesmo assistir a um filme dessa mesma nacionalidade.

Enfim, são inúmeras as possibilidades para fazer com que você se sinta como se estivesse no local escolhido.

5. Tours virtuais

Eles ficaram famosos durante a pandemia, quando museus e galerias tiveram que fechar as suas portas. Dessa forma, o tour virtual foi a alternativa que muitos estabelecimentos adotaram para continuar levando arte e cultura para as pessoas.

Há a iniciativa do Google, o Google Arts & Culture que trabalha junto de instituições culturais e artistas do mundo todo e tem como objetivo preservar e levar arte e cultura online para as pessoas. Para que elas tenham acesso de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. Muito bacana.

imagens dos museus que fazem parte do Google Arts
Alguns dos museus que participam do Google Arts & Culture

Museus específicos também abriram suas portas e salas para passeios virtuais. Alguns exemplos são: o British Museum em Londres, a Galleria degli Uffizi em Florença, o Museo del Prado em Madrid, Museu do Louvre em Paris, o MET em Nova York e muitos outros. Portanto, você deve acessar o site de cada um deles para ver as possibilidades!

6. Experiência no Airbnb

Além de acomodação, a plataforma do Airbnb também oferece experiências. Elas são lideradas por moradores locais de cada região. E podem ser físicas ou online, que para a situação atual em que estamos vivendo, é a melhor opção.

A experiência online é interativa e pode ter foco em diferentes áreas. Você pode vivenciar desde uma meditação budista com um monge japonês, como também ter aulas sobre vinhos com um sommelier chileno, descobrir como fazer um prato típico mexicano, conhecer o centro de uma cidade com um guia local e ainda aprender mais sobre cultura e história da arte com uma pessoa da Rússia. Afinal, opções não faltam, basta escolher uma do seu interesse e se divertir! Acesse o site do Airbnb para conferir.

7. Planejar sua próxima viagem

Por fim, você pode facilmente viajar sem sair de casa enquanto planeja sua próxima viagem. Em algum momento essa pandemia vai terminar e nós nos sentiremos confortáveis para viajar novamente. Por isso, aproveite para ir pesquisando sobre locais de seu interesse.

Sou da opinião que uma viagem não começa só no momento que que se chega no destino. Mas sim, logo que começamos a organização do roteiro e o planejamento. Aliás, tenho diversos posts sobre como fazer um roteiro de viagem e dicas de outros assuntos relacionados ao planejamento. Por isso, clique aqui para ver mais.

Livro de Londres
Foto: Hannah Wernecke/Unsplash
Enfim…

Como falei no início do texto, essas sugestões podem ser facilmente colocadas em práticas mesmo depois da pandemia, enquanto você não estiver viajando. Mas quiser se sentir em outro lugar. Se você tem mais dicas do que fazer para viajar sem sair de casa, me conta aqui nos comentários, vamos trocar ideias!

Comments (4)

  1. Excelentes dicas! Tu ajuda a planejar viagens?

Deixe um comentário: