Pelo mundo

Sugestões de destinos para road trips

estrada-islandia

Pegar o carro e dirigir por uma estrada desconhecida é uma sensação única! Arrisco em dizer que fazer isso traz um dos maiores sentimentos de liberdade que eu já tive. Uma road trip te dá a oportunidade de conhecer diversas cidades no meio de um caminho. Por que, convenhamos, a graça de tudo não está somente em chegar ao destino final. Por esses motivos, criei esse post com sugestões de destinos para road trips pelo mundo. Aproveite!

Sugestões de destinos espetaculares para road trips

Califórnia

Uma road trip pela Califórnia já caiu no desejo comum. Mas faz sentido uma vez que dirigir pelas suas estradas é sensacional. Tive o prazer de fazer a viagem de San Francisco para Los Angeles pela Highway 1 e Big Sur com a minha irmã. Passamos por Monterey, Carmel, San Luis Obispo, Santa Barbara e Santa Monica. Fora, claro, as duas cidades que eram os pontos de partida e chegada – San Francisco e Los Angeles.

Ponte Bixby Creek na California
Ponte Bixby Creek na Highway 1 (Cristofer Jeschke/Unsplash)

É realmente um dos destinos mais tradicionais para realizar uma road trip, mas nem por isso, menos especial. Há muitas opções de roteiros pela Califórnia.

  • Você pode realizar o trajeto tradicional, assim como eu, e fazer o trecho San Francisco até Los Angeles.
  • Ou então pode focar em San Francisco e na região das vinícolas de Napa Valley.
  • Ainda é possível fazer o trecho San Francisco, parar em Los Angeles, mas finalizar em San Diego, ao sul do estado.
  • E também se dedicar em conhecer Lake Tahoe e Yosemite – o parque nacional com as sequoias gigantes – que deve ser maravilhoso!

Ainda há a alternativa de estender a sua road trip californiana e conhecer os parques nacionais que ficam na fronteira do estado com Nevada – como o Death Valley, por exemplo. Entretanto, eu indico essa “extensão” da sua viagem somente se estiver com tempo sobrando. Sou contra correrias apenas para você falar que conheceu.

Patagonia chilena e argentina

A Patagonia é uma região ao sul da América do Sul, que abrange os países Chile e Argentina. São mil e uma possibilidades de roteiro nessa região! Tudo depende de quanto tempo você tem e qual é o seu interesse, pois é difícil conhecer toda a Patagonia em uma só viagem.

É uma das regiões mais espetaculares da América, na minha opinião. A Patagonia merece uma viagem dedicada somente à ela. Paisagens maravilhosas, e temperaturas imprevisíveis, com ventos fortíssimos.

Estrada em EL Chaltén na Argentina
Estrada em El Chaltén (Holly Ana/Unsplash)

A dica aqui é, se você não tem tanto tempo disponível e nem experiência nas estradas, opte por voar direto para El Chaltén na Argentina e de lá começar sua road trip rumo ao sul. Passando por El Calafate, conhecendo o Perito Moreno, o Parque Nacional de Torres del Paine.

Caso queira e tenha tempo de sobra, é possível incluir o Ushuaia nessa viagem. O fim do mundo ou a Terra do fogo, como é conhecido, está localizado ao extremo sul do continente americano. Apenas para se ter uma ideia da distância, Ushuaia está a mais de 870km de El Calafate.

Islândia

Descobrir a Islândia de carro é a melhor maneira. O país das belezas naturais de tirar o fôlego, é repleto de boas surpresas. Quem visita de setembro a março, tem chances de presenciar o incrível fenômeno da Aurora Boreal no céu. Entretanto, é necessário redobrar a atenção nas estadas que certamente estarão cobertas de gelo. Por isso, carros com tração 4×4 e pneus específicos para esse clima, são essenciais.

Já durante o verão, você não tem chances de assistir à dança da Aurora Boreal, mas tem a garantia de estradas abertas e sem gelo. Durante essa época do ano os dias ficam iluminados praticamente 24h. Outra experiência surpreendente.

A rodovia principal que liga as principais cidades da ilha – Hringvegur IS 1 ou Ring Road – tem pouco mais de 1.330km, ou seja, facilmente percorrida de carro. A Islândia possui atrações de norte a sul e de leste a oeste.

Um dos programas mais procurados é a visita ao Círculo Dourado – que é formado pelos seguintes pontos: Parque Nacional Þingvellir, Cachoeira Gullfoss e os Geysers de Haukadalur. Todos esses pontos estão distantes apenas 1 hora de carro da capital islandesa Reykjavik.

Estrada na Islândia
Estrada na Islândia (Josh Reid/Unsplash)

Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha (no Rio Grande do Sul) já é bem conhecida por cidades como Gramado – que recebe 6,5 milhões de turistas por ano. Mas ideia de road trip é pela região das vinícolas que também ficam na serra.

O enoturismo é bem disseminado. As várias vinícolas da região organizam passeios e degustações. Por isso, o ideal é que você escolha uma cidade base para fixar hospedagem e, a partir dela, ir conhecendo aos poucos o que há nas proximidades. Lembrando sempre que não é legal misturar álcool e direção.

Vinícola em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul
Vinícola em Bento Gonçalves (fonte:go.hurb.com)

As cidades mais importantes que compõem esse trecho são: Bento Gonçalves, Garibaldi (a capital nacional do espumante), Carlos Barbosa e Flores da Cunha. Para que você conheça sem correrias, dedique ao menos cinco dias de passeio.

Algarve, Portugal

Portugal vai muito além de Lisboa. O país, por ser pequeno e possuir distâncias curtas, é perfeito para uma road trip. No entanto, você deve decidir qual o seu propósito para que conheça, de fato, as cidades e não apenas passe por elas. Para isso, leve em consideração quanto tempo disponível você terá.

O país é composto por cidades lindas, povo simpático e querido, comida deliciosa e preços mais baixos se comparado aos outros destinos da Europa. Em Portugal você encontra litoral, serra, região com vinícolas, campos, cidades e muito mais.

São belezas e paisagens de tirar o fôlego. E melhor, temos a facilidade com a língua. Então para quem fica um tanto receoso de fazer uma road trip em outros país, pois se sente inseguro quanto à comunicação, sugiro começar por Portugal. Com certeza a experiência será positiva e você vai criando segurança para explorar outros destinos.

As cidades do Algarve

Bom, em Portugal, a ideia é realizar a road trip na região do Algarve, que fica ao sul do país e é composta por praias e parques espetaculares. O Algarve foi dominado por árabes e você ainda encontra os resquícios muçulmanos em algumas construções.

Estrada no Algarve em Portugal
Já pensou em dirigir por essa estrada? (Geran de Klerk/Unsplash)

Você pode chegar por Lisboa, alugar um automóvel e descer direto para Faro, capital do Algarve (são 2h30 de viagem). Ou então chegar direto no aeroporto internacional de Faro.

A partir daí, as cidades que merecem pernoite são: Albufeira, Portimão e Lagos. E as praias a serem visitadas na região: Praia da Falésia, Praia da Rocha, Praia da Dona Ana (que já foi considerada a praia mais bonita do mundo!), Praia do Camilo, Ponta da Piedade, Praia da Luz, Praia do Pinhão, Praia dos Estudantes, Praia do Carvoeiro e a fantástica Gruta de Benagil, na praia de mesmo nome.

Ponta da Piedade, Portugal
A Ponta da Piedade (fonte: Algarvetips.com)

Não deixe ainda, de conhecer Sagres e o Cabo de São Vicente. A Ponta de Sagres está localizada ao extremo sudoeste de Portugal Continental. As cidades do Algarve, além das praias incríveis, também possuem um centrinho histórico que merece a visita!

Alemanha

A Alemanha possui estradas maravilhosas, em excelente estado, que você pode dirigir a 130km/h se quiser. Mas, na minha opinião, o charme mesmo está em pegar as estradas secundárias, que passam por cidadezinhas e vilarejos. E a Alemanha também está repleta delas.

A região a sudeste do país, que contempla a Floresta Negra (Schwarzwald), é encantadora. A Floresta Negra é cenário dos contos de fadas dos Irmãos Grimm, como Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho. Também é conhecida como a terra dos relógios Cuco.

Road Trip pela Floresta Negra Alemanha
A Floresta Negra (Max Bottinger/Unsplash)

Por lá você encontra, além da floresta, obviamente, vales, montanhas e cidades históricas. É o caso de Freudenstadt, destruída durante a Segunda Guerra Mundial, Forbach – a cidade das casinhas de boneca, simplesmente mágico e Freiburg, uma cidadezinha universitária, onde tive o prazer de realizar um intercâmbio quando tinha 14 anos de idade.

Para conhecer a região, dedique de três a quatro dias. É possível ainda, combiná-la com outros lugares na própria Alemanha, ou então cruzar a fronteira para visitar Basel, na Suíça ou Colmar, na França, que estão bem próximas.

Uruguai

Uruguai é o destino perfeito para uma road trip, durante o verão, fácil e tranquila. Suas estradas são boas e as distâncias curtas. Um roteiro bacana é cruzar a fronteira pelo Rio Grande do Sul – de Porto Alegre até Punta del Este, por exemplo, são 740km. Dentro do país, você percorre poucos quilômetros entre um ponto de interesse e outro.

Uruguai
O lindo Uruguai (Patricia Cassol Pereira/Unsplash)

As principais cidades para você visitar no Uruguai são: Montevidéu (capital do país), Punta del Este (balneário charmoso que fica apinhado de turistas argentinos e brasileiros no verão) e Colonia del Sacramento. Se a sua escolha for atravessar a fronteira pelo RS, aproveite para conhecer também as praias Punta del Diablo, Cabo Polonio, La Pedrera e La Paloma.

Ah! Para transitar entre os países do MERCOSUL, você precisa ter junto com os documentos do carro, a carta verde. Qualquer seguradora faz, é bem simples.

Enfim…

Espero que você tenha gostado dessas sugestões. São inspirações para a sua próxima viagem no estilo road trip. Vale ressaltar que nenhum desses países exige a carteira internacional de habilitação, mas você deve ter a habilitação brasileira válida, com você.

Não deixe de conferir as 12 dicas para uma road trip incrível.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, me escreva através dos comentários.

Deixe um comentário: