Pelo mundo

Destinos pelo mundo para os amantes de Rock’n’Roll

ROCK'N'ROLL

Se a música tem um papel importante na sua vida, se prepare para conhecer alguns destinos pelo mundo para os amantes de Rock’n’Roll. Qual a sua banda favorita? Aquela, cujas músicas te acompanharam durante diversos momentos? Aquela que você teve a oportunidade de ir a algum show ou então acompanhou o sucesso de perto. Enfim, mesmo que você não tenha tido a chance de ver a sua banda preferida tocar ao vivo, você pode visitar cidades onde ela surgiu, onde ficou famosa. Por isso descubra quais destinos são esses, principalmente se você curte rock.

1. Inglaterra

Como uma amante do rock britânico, eu não poderia iniciar essa lista de outra forma. A Inglaterra teve (e ainda tem) um importante papel no cenário mundial, não só da música no geral, mas acima de tudo, do Rock também. E sabemos que a cena musical de uma cidade dita muito além do que se ouve nas rádios, como movimentos comportamentais e até mesmo tendências na moda.

the beatles
The Beatles, em Liverpool (Ij Portwine/Unsplash)

A Inglaterra é berço de nomes icônicos, que surgiram desde as décadas mais antigas, até os tempos atuais. Para citar alguns exemplos temos: The Beatles, Rolling Stones, The Clash, Led Zeppelin, Oasis, The Who, David Bowie, entre tantos outros que poderia ficar, por horas aqui, listando. Nesse sentido, veja algumas cidades da Inglaterra que são importantíssimas no cenário do Rock’n’Roll.

Londres

A capital inglesa foi berço de inúmeras bandas e artistas do rock e por isso, é referência no assunto. The Clash, Queen, Led Zeppelin e David Bowie são alguns dos nomes que ficaram famosos nas ruas londrinas.

Quando visitar Londres você precisa incluir uma ida até a mundialmente conhecida Abbey Road. Atravessar a rua caminhando sobre a faixa de pedestres onde os Beatles posaram para o álbum homônimo em 1969 é de arrepiar. Mas atenção, para chegar até a Abbey Road, você deve descer na estação de metrô St John’s Wood (Linha Jubilee), pois fica mais próxima da atração.

Capa do álbum Abbey Road, The Beatles
Capa do álbum Abbey Road de 1969

O bairro de Brixton foi local de nascimento de David Bowie. Atualmente há um memorial em sua homenagem, onde fãs do artista deixam flores e outros objetos. O memorial se encontra logo ao lado da estação de metrô, na esquina das ruas Tunstall road e Brixton Road.

Além disso, o bairro possui locais diferentes para você conhecer. Assim, você pode ler mais sobre o que fazer em Brixton nesse post que escrevi.

Leia mais sobre Londres:

O que fazer em Londres: o básico do básico

Carnaby Street, muito mais que uma rua em Londres

Liverpool

Cidade natal dos Beatles, conhecidos também como o fab four. Surgidos na década de 1960, o quarteto de Liverpool foi um grande fenômeno e influenciou incontáveis bandas desde então. Os Beatles são referência quando o assunto é música e Rock’n’Roll.

Beatles Story Museum
Fachada do The Beatles Story (foto: divulgação)

Em Liverpool dedique-se de corpo e alma à história dos Beatles. E para isso, vale conhecer o fantástico museu chamado The Beatles Story, que conta em detalhes a trajetória da banda; o lendário Cavern Club, local de seus primeiros shows e por fim, não deixe de fazer um passeio no ônibus Magical Mystery Tour, que te leva a importantes lugares (mencionados em diversa músicas dos Beatles), como Penny Lane, Strawberry Fields e também às casas de cada um dos integrantes da banda.

Manchester

Outra relevante cidade pra o rock britânico, Manchester (no noroeste da Inglaterra) revelou para o mundo, nomes como The Smiths, na década de 1980, Joy Division, The Stone Roses e Oasis, em 1994 – banda fundada pelos irmãos Noel e Liam Gallagher, entre outros.

Lembro de um show que assisti na O2 Apollo Manchester quando morei na Inglaterra, era da banda Interpol e foi inesquecível! Ainda mais porque os ingleses não tem o costume de chegar cedo antes dos shows, então consegui ficar ‘na grade’ de uma forma muito tranquila. Que lembrança boa! 🙂

2. Estados Unidos

Rock! (Mick Haupt/Unsplash)

Do lado de cá do Atlântico, outro lugar de extrema importância para o rock mundial é os Estados Unidos. As cidades de Nova York, Seattle e Los Angeles são as que merecem uma atenção especial. Já que nomes como Kiss, Jimi Hendrix, Pearl Jam e Ramones surgiram nesses locais.

Nova York

A cidade que não dorme, também originou grandes estrelas: Kiss, Blondie, The Strokes e Ramones, são apenas alguns exemplos. Uma vez na cidade, vale conhecer o Hotel Chelsea – que serviu de moradia para Janis Joplin, Iggy Pop e Bob Dylan, apenas para citar alguns. O Strawberry Fields Memorial também vale a visita – fica no Central Park e é lá que você encontra o famoso mosaico com escrito ‘Imagine” (em referência à música de John). O memorial está próximo do Dakota Building, onde John Lennon morou por anos e foi assassinado, em 1980.

O mosaico imagine (Hannah Bartman/Unsplash)

Seattle

Berço do grunge, Seattle lançou bandas como Alice in Chains, Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Foo Fighters. Mas acima de todo o grunge, Seattle é local de nascimento do guitarrista Jimi Hendrix. Em Seattle a dica visitar o super Museu da Cultura Pop, que relata a história do rock desde os primórdios. Outra atração é o The Crocodile, um espaço histórico de show e eventos.

Leia mais:

5 Museus para quem gosta de música

Los Angeles

Nem só de belas praias e filmes de Hollywood vive Los Angeles, na Califórnia. Mas a cidade também foi (e ainda é) importante para a música). The Doors, Red Hot Chilli Peppers, Guns N’ Roses e Rage Against the Machine são apenas algumas das bandas que iniciaram suas carreiras em Los Angeles. Além disso, outras estrelas também se originaram na Califórnia. Esse é o caso do Metallica (que apesar de ter surgido em LA, consideram sua base em San Francisco) e Van Halen.

Confira algumas atrações para quem curte música. A Amoeba Music é um paraíso! Uma loja de discos de vinil, CDs e outros artigos, onde você encontra grandes nomes. É para visitar sem pressa e se deixar perder por entre os corredores da loja. O Grammy Museum relata a história de uma das maiores premiações do ramo musical. Além disso, conta com exposições temporárias e itinerantes.

É nas proximidades de Los Angeles – cerca de 2h de carro – que se realiza o festival de música Coachella. Por lá, além do rock, outros estilos variados também se apresentam nos palcos e você experimenta sensações únicas no meio do deserto. O festival acontece anualmente, normalmente em abril.

Outras Cidades pelo mundo

Hannover, Alemanha

Ok, quando pensamos na Alemanha, certamente o rock não é a primeira coisa que nos vem à cabeça. Entretanto, se você curte rock, certamente já ouviu falar na maior banda da Alemanha: Scorpions. A cidade de Hannover, onde a banda se originou, construiu monumentos em homenagem a eles, modificou nomes de praças e ruas e inclusive nomeou o time de hockey como Hannover Scorpions.

Brasília, Brasil

O Rio de Janeiro até pode ser a sede oficial do maior evento de rock do mundo, o Rock in Rio. Mas foi em Brasília que o cenário do rock nacional se iniciou. Nomes como Legião Urbana, Capital Inicial e Raimundos nasceram na capital federal.

O bacana é que mesmo o Brasil não tendo exportado um grande número de bandas de rock, se comparado aos EUA e à Inglaterra, nosso país está sempre nos roteiros das grandes turnês. Por isso, você pode facilmente combinar turismo com os shows. E as melhores cidades nesse sentido são Porto Alegre, Curitiba, São Paulo (a Galeria do Rock merece uma visita em uma estadia na capital paulista!) e Rio de Janeiro.

Gostou dos destinos pelo mundopara os amantes do Rock’n’Roll? O mais divertido é se você conseguir conciliar algum show de uma banda que você gosta, com a sua viagem por determinado destino. Então a viagem estará completa! Eu já viajei especificamente para ir a shows e garanto que é uma super experiência!

Se você tem outros destinos para incluir, por favor, comente aqui embaixo! Assim eu incluo no post. No entanto, se você ficou com alguma dúvida ou questão, me escreve também. Dessa forma posso te ajudar. 🙂

Deixe um comentário: